Determinação simultânea de micotoxinas em milho e ração no Brasil por cromatografia líquida de alta eficiência e espectrometria de massas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, M. de L. M. de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: SULYOK, M., COSTA, S. S., KRSKA, R., SCHUHMACHER, R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658612
Resumo: Embora 300 a 400 metabólitos fúngicos sejam reconhecidos como micotoxinas, e a coocorrência delas seja frequentemente relatada, a grande maioria dos métodos analíticos descritos abrange somente uma pequena fração desses metabólitos. Entretanto, com o recente desenvolvimento dos métodos multi-micotoxinas baseados em cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas tornou-se possível a análise simultânea dessas toxinas (SULYOK et al., 2007). O milho é o principal produto freqüentemente exposto ao risco de contaminação por estas micotoxinas. Estudos sobre a incidência de micotoxinas no Brasil, nos últimos 10 anos, revelam que a contaminação por aflatoxinas em milho é pequena e ocasional. Entretanto, é alta a contaminação por fumonisinas em milho e produtos a base de milho. Contaminações com outras micotoxinas, tais como zearalenona, ocratoxina A, ácido ciclopiazônico, esterigmatocistina, moniliformina, desoxinivalenol e toxina T-2 não são relevantes no milho brasileiro (RODRÍGUEZ-AMAYA; SABINO, 2002; SALAY; MERCADANTE, 2002; MILANEZ et al., 2006). Este trabalho tem como objetivo a avaliação da contaminação por micotoxinas em milho e na cadeia de produção de ração para frango.
id EMBR_752f9cb6b2450c5aebf2b761c15e0425
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/658612
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Determinação simultânea de micotoxinas em milho e ração no Brasil por cromatografia líquida de alta eficiência e espectrometria de massas.Espectrometria de massaCromatografia líquida de alta eficiênciaMicotoxinaMilhoRaçãoEmbora 300 a 400 metabólitos fúngicos sejam reconhecidos como micotoxinas, e a coocorrência delas seja frequentemente relatada, a grande maioria dos métodos analíticos descritos abrange somente uma pequena fração desses metabólitos. Entretanto, com o recente desenvolvimento dos métodos multi-micotoxinas baseados em cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas tornou-se possível a análise simultânea dessas toxinas (SULYOK et al., 2007). O milho é o principal produto freqüentemente exposto ao risco de contaminação por estas micotoxinas. Estudos sobre a incidência de micotoxinas no Brasil, nos últimos 10 anos, revelam que a contaminação por aflatoxinas em milho é pequena e ocasional. Entretanto, é alta a contaminação por fumonisinas em milho e produtos a base de milho. Contaminações com outras micotoxinas, tais como zearalenona, ocratoxina A, ácido ciclopiazônico, esterigmatocistina, moniliformina, desoxinivalenol e toxina T-2 não são relevantes no milho brasileiro (RODRÍGUEZ-AMAYA; SABINO, 2002; SALAY; MERCADANTE, 2002; MILANEZ et al., 2006). Este trabalho tem como objetivo a avaliação da contaminação por micotoxinas em milho e na cadeia de produção de ração para frango.MARIA DE LOURDES MENDES DE SOUZA, CTAA; MICHAEL SULYOK, IFA-Tulln; SÔNIA SOARES COSTA, UFRJ; RUDOLF KRSKA, IFA-Tulln; RAINER SCHUHMACHER, IFA-Tulln.SOUZA, M. de L. M. deSULYOK, M.COSTA, S. S.KRSKA, R.SCHUHMACHER, R.2012-09-11T01:03:01Z2012-09-11T01:03:01Z2010-02-2420082012-09-11T01:03:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Ciências da Vida, Seropédica, v. 28, p. 86-88, ago. 2008. Suplemento.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:00:56Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/658612Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:00:56falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:00:56Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação simultânea de micotoxinas em milho e ração no Brasil por cromatografia líquida de alta eficiência e espectrometria de massas.
title Determinação simultânea de micotoxinas em milho e ração no Brasil por cromatografia líquida de alta eficiência e espectrometria de massas.
spellingShingle Determinação simultânea de micotoxinas em milho e ração no Brasil por cromatografia líquida de alta eficiência e espectrometria de massas.
SOUZA, M. de L. M. de
Espectrometria de massa
Cromatografia líquida de alta eficiência
Micotoxina
Milho
Ração
title_short Determinação simultânea de micotoxinas em milho e ração no Brasil por cromatografia líquida de alta eficiência e espectrometria de massas.
title_full Determinação simultânea de micotoxinas em milho e ração no Brasil por cromatografia líquida de alta eficiência e espectrometria de massas.
title_fullStr Determinação simultânea de micotoxinas em milho e ração no Brasil por cromatografia líquida de alta eficiência e espectrometria de massas.
title_full_unstemmed Determinação simultânea de micotoxinas em milho e ração no Brasil por cromatografia líquida de alta eficiência e espectrometria de massas.
title_sort Determinação simultânea de micotoxinas em milho e ração no Brasil por cromatografia líquida de alta eficiência e espectrometria de massas.
author SOUZA, M. de L. M. de
author_facet SOUZA, M. de L. M. de
SULYOK, M.
COSTA, S. S.
KRSKA, R.
SCHUHMACHER, R.
author_role author
author2 SULYOK, M.
COSTA, S. S.
KRSKA, R.
SCHUHMACHER, R.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA DE LOURDES MENDES DE SOUZA, CTAA; MICHAEL SULYOK, IFA-Tulln; SÔNIA SOARES COSTA, UFRJ; RUDOLF KRSKA, IFA-Tulln; RAINER SCHUHMACHER, IFA-Tulln.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, M. de L. M. de
SULYOK, M.
COSTA, S. S.
KRSKA, R.
SCHUHMACHER, R.
dc.subject.por.fl_str_mv Espectrometria de massa
Cromatografia líquida de alta eficiência
Micotoxina
Milho
Ração
topic Espectrometria de massa
Cromatografia líquida de alta eficiência
Micotoxina
Milho
Ração
description Embora 300 a 400 metabólitos fúngicos sejam reconhecidos como micotoxinas, e a coocorrência delas seja frequentemente relatada, a grande maioria dos métodos analíticos descritos abrange somente uma pequena fração desses metabólitos. Entretanto, com o recente desenvolvimento dos métodos multi-micotoxinas baseados em cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas tornou-se possível a análise simultânea dessas toxinas (SULYOK et al., 2007). O milho é o principal produto freqüentemente exposto ao risco de contaminação por estas micotoxinas. Estudos sobre a incidência de micotoxinas no Brasil, nos últimos 10 anos, revelam que a contaminação por aflatoxinas em milho é pequena e ocasional. Entretanto, é alta a contaminação por fumonisinas em milho e produtos a base de milho. Contaminações com outras micotoxinas, tais como zearalenona, ocratoxina A, ácido ciclopiazônico, esterigmatocistina, moniliformina, desoxinivalenol e toxina T-2 não são relevantes no milho brasileiro (RODRÍGUEZ-AMAYA; SABINO, 2002; SALAY; MERCADANTE, 2002; MILANEZ et al., 2006). Este trabalho tem como objetivo a avaliação da contaminação por micotoxinas em milho e na cadeia de produção de ração para frango.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2010-02-24
2012-09-11T01:03:01Z
2012-09-11T01:03:01Z
2012-09-11T01:03:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Ciências da Vida, Seropédica, v. 28, p. 86-88, ago. 2008. Suplemento.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658612
identifier_str_mv Revista de Ciências da Vida, Seropédica, v. 28, p. 86-88, ago. 2008. Suplemento.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503368296628225