Biodiversidade e reforma agrária: uma experiência agroecológica na região canavieira de Ribeirão Preto, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS FILHO, L. O.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SZMRECSANYI, T., PELLEGRINI, J. B. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070993
Resumo: A região de Ribeirão Preto, norte do estado de São Paulo, Brasil, se caracteriza pelo predomínio da monocultura da cana de açúcar, com grande potencial de impacto ambiental negativo sobre o Aquífero Guarani. Visando conciliar a demanda social por terra e a preservação ambiental, em 2004 foi implantado na região um assentamento de reforma agrária - o assentamento agroecológico Sepé Tiraju, apoiado na matriz tecnológica da agroecologia. Desde o ano de 2005 a EMBRAPA e o INCRA, em colaboração com o MST, organizações locais dos trabalhadores assentados e outras organizações da sociedade civil, vêm desenvolvendo um projeto de pesquisa e capacitação participativa em Sistemas Agroflorestais agroecológicos (SAFs). Com vistas a uma primeira avaliação deste processo, em 2007 foi realizado um levantamento em nível de lotes. Ainda que o assentamento esteja em seu início e existam enormes desafios para sua consolidação, é inegável que trata-se de experiência inovadora na construção de um novo modelo de assentamento, e que o uso de Sistemas Agroflorestais pode se constituir em uma alternativa de estímulo econômico à recuperação florestal e incorporação do componente arbóreo nos sistemas produtivos dos agricultores assentados, que desta forma assumem o papel de importantes protagonistas na transição para a um desenvolvimento econômico sustentável, pois ao mesmo tempo que produzem alimentos, resgatam e conservam a biodiversidade.
id EMBR_782d73a9627627ba8bd2242294cd6c81
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1070993
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Biodiversidade e reforma agrária: uma experiência agroecológica na região canavieira de Ribeirão Preto, Brasil.AgroecologiaReforma agráriaBiodiversidadeAssentamentoLand reformBiodiversityAgroecologyA região de Ribeirão Preto, norte do estado de São Paulo, Brasil, se caracteriza pelo predomínio da monocultura da cana de açúcar, com grande potencial de impacto ambiental negativo sobre o Aquífero Guarani. Visando conciliar a demanda social por terra e a preservação ambiental, em 2004 foi implantado na região um assentamento de reforma agrária - o assentamento agroecológico Sepé Tiraju, apoiado na matriz tecnológica da agroecologia. Desde o ano de 2005 a EMBRAPA e o INCRA, em colaboração com o MST, organizações locais dos trabalhadores assentados e outras organizações da sociedade civil, vêm desenvolvendo um projeto de pesquisa e capacitação participativa em Sistemas Agroflorestais agroecológicos (SAFs). Com vistas a uma primeira avaliação deste processo, em 2007 foi realizado um levantamento em nível de lotes. Ainda que o assentamento esteja em seu início e existam enormes desafios para sua consolidação, é inegável que trata-se de experiência inovadora na construção de um novo modelo de assentamento, e que o uso de Sistemas Agroflorestais pode se constituir em uma alternativa de estímulo econômico à recuperação florestal e incorporação do componente arbóreo nos sistemas produtivos dos agricultores assentados, que desta forma assumem o papel de importantes protagonistas na transição para a um desenvolvimento econômico sustentável, pois ao mesmo tempo que produzem alimentos, resgatam e conservam a biodiversidade.LUIZ OCTAVIO RAMOS FILHO, CNPMA; TAMAS SZMRECSANYI, UNICAMP; JOAO BATISTA ROSSETTO PELLEGRINI, UFSM.RAMOS FILHO, L. O.SZMRECSANYI, T.PELLEGRINI, J. B. R.2017-06-16T11:11:11Z2017-06-16T11:11:11Z2017-06-1620102017-06-16T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRetratos de Assentamentos, v. 13, n. 1, p. 207-238, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070993porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:32:18Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1070993Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:32:18falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:32:18Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Biodiversidade e reforma agrária: uma experiência agroecológica na região canavieira de Ribeirão Preto, Brasil.
title Biodiversidade e reforma agrária: uma experiência agroecológica na região canavieira de Ribeirão Preto, Brasil.
spellingShingle Biodiversidade e reforma agrária: uma experiência agroecológica na região canavieira de Ribeirão Preto, Brasil.
RAMOS FILHO, L. O.
Agroecologia
Reforma agrária
Biodiversidade
Assentamento
Land reform
Biodiversity
Agroecology
title_short Biodiversidade e reforma agrária: uma experiência agroecológica na região canavieira de Ribeirão Preto, Brasil.
title_full Biodiversidade e reforma agrária: uma experiência agroecológica na região canavieira de Ribeirão Preto, Brasil.
title_fullStr Biodiversidade e reforma agrária: uma experiência agroecológica na região canavieira de Ribeirão Preto, Brasil.
title_full_unstemmed Biodiversidade e reforma agrária: uma experiência agroecológica na região canavieira de Ribeirão Preto, Brasil.
title_sort Biodiversidade e reforma agrária: uma experiência agroecológica na região canavieira de Ribeirão Preto, Brasil.
author RAMOS FILHO, L. O.
author_facet RAMOS FILHO, L. O.
SZMRECSANYI, T.
PELLEGRINI, J. B. R.
author_role author
author2 SZMRECSANYI, T.
PELLEGRINI, J. B. R.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIZ OCTAVIO RAMOS FILHO, CNPMA; TAMAS SZMRECSANYI, UNICAMP; JOAO BATISTA ROSSETTO PELLEGRINI, UFSM.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS FILHO, L. O.
SZMRECSANYI, T.
PELLEGRINI, J. B. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Reforma agrária
Biodiversidade
Assentamento
Land reform
Biodiversity
Agroecology
topic Agroecologia
Reforma agrária
Biodiversidade
Assentamento
Land reform
Biodiversity
Agroecology
description A região de Ribeirão Preto, norte do estado de São Paulo, Brasil, se caracteriza pelo predomínio da monocultura da cana de açúcar, com grande potencial de impacto ambiental negativo sobre o Aquífero Guarani. Visando conciliar a demanda social por terra e a preservação ambiental, em 2004 foi implantado na região um assentamento de reforma agrária - o assentamento agroecológico Sepé Tiraju, apoiado na matriz tecnológica da agroecologia. Desde o ano de 2005 a EMBRAPA e o INCRA, em colaboração com o MST, organizações locais dos trabalhadores assentados e outras organizações da sociedade civil, vêm desenvolvendo um projeto de pesquisa e capacitação participativa em Sistemas Agroflorestais agroecológicos (SAFs). Com vistas a uma primeira avaliação deste processo, em 2007 foi realizado um levantamento em nível de lotes. Ainda que o assentamento esteja em seu início e existam enormes desafios para sua consolidação, é inegável que trata-se de experiência inovadora na construção de um novo modelo de assentamento, e que o uso de Sistemas Agroflorestais pode se constituir em uma alternativa de estímulo econômico à recuperação florestal e incorporação do componente arbóreo nos sistemas produtivos dos agricultores assentados, que desta forma assumem o papel de importantes protagonistas na transição para a um desenvolvimento econômico sustentável, pois ao mesmo tempo que produzem alimentos, resgatam e conservam a biodiversidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2017-06-16T11:11:11Z
2017-06-16T11:11:11Z
2017-06-16
2017-06-16T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Retratos de Assentamentos, v. 13, n. 1, p. 207-238, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070993
identifier_str_mv Retratos de Assentamentos, v. 13, n. 1, p. 207-238, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503438172684288