Tamanhos de recipientes e substratos na produção de mudas de pimenta longa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIQUELONI, D. P.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: NEGREIROS, J. R. da S., AZEVEDO, J. M. A. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977999
Resumo: Devido à importância comercial do safrol e sarisan, a Piper hispidinervum e a P. affinis hispidinervum, respectivas produtoras destes compostos majoritários de óleos essenciais, têm passado por programas de melhoramento genético, buscando características como alto rendimento e teor do composto majoritário. Além destas características, a produção de mudas de qualidade afeta diretamente seu desempenho no campo e por consequência a produção do óleo essencial. Desta forma, objetivou-se analisar a produção de mudas destas duas espécies de acordo com diferentes recipientes e substratos. O delineamento dos experimentos para cada espécie foi em blocos casualizados com três repetições e 18 plantas por parcela, sendo os tratamentos dispostos em esquema fatorial 3 x 3, com três diferentes substratos (substrato comercial; terra de subsolo + esterco bovino + areia; terra de subsolo + esterco bovino + casca de arroz carbonizada) e tamanhos de tubetes (110; 170 e 290 cm3) para cada espécie. Houve diferenças significativas principalmente quanto o tipo de recipiente, indicando o tubete médio (170 cm3) para P. hispidinervum e o tubete grande (290 cm3) para P. affinis hispidinervum. O tipo de substrato com melhor desempenho quanto ao desenvolvimento morfológico da muda é o composto de terra de subsolo, esterco bovino e casca de arroz carbonizada ou areia em detrimento ao substrato comercial.
id EMBR_79bbbe11a55197a0fe0caf0f2ebc721e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/977999
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Tamanhos de recipientes e substratos na produção de mudas de pimenta longa.Piper affinis hispidinervumSarisanSafrolAceites essencialesEssential oilProducción de plántulasSubstratos enzimáticosTubosPimenta longaPiper hispidinervumÓleo essencialMudaProduçãoQualidadeTubeteRecipiente de plantaSubstrato de culturaPiper longumSafroleSeedling productionTubesEnzyme substratesDevido à importância comercial do safrol e sarisan, a Piper hispidinervum e a P. affinis hispidinervum, respectivas produtoras destes compostos majoritários de óleos essenciais, têm passado por programas de melhoramento genético, buscando características como alto rendimento e teor do composto majoritário. Além destas características, a produção de mudas de qualidade afeta diretamente seu desempenho no campo e por consequência a produção do óleo essencial. Desta forma, objetivou-se analisar a produção de mudas destas duas espécies de acordo com diferentes recipientes e substratos. O delineamento dos experimentos para cada espécie foi em blocos casualizados com três repetições e 18 plantas por parcela, sendo os tratamentos dispostos em esquema fatorial 3 x 3, com três diferentes substratos (substrato comercial; terra de subsolo + esterco bovino + areia; terra de subsolo + esterco bovino + casca de arroz carbonizada) e tamanhos de tubetes (110; 170 e 290 cm3) para cada espécie. Houve diferenças significativas principalmente quanto o tipo de recipiente, indicando o tubete médio (170 cm3) para P. hispidinervum e o tubete grande (290 cm3) para P. affinis hispidinervum. O tipo de substrato com melhor desempenho quanto ao desenvolvimento morfológico da muda é o composto de terra de subsolo, esterco bovino e casca de arroz carbonizada ou areia em detrimento ao substrato comercial.Daniela Popim Miquelon, Bolsista CNPq; JACSON RONDINELLI DA S NEGREIROS, CPAF-AC; José Marlo Araújo de Azevedo, UFAC.MIQUELONI, D. P.NEGREIROS, J. R. da S.AZEVEDO, J. M. A. de2014-01-30T11:11:11Z2014-01-30T11:11:11Z2014-01-3020132017-06-26T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAmazônia: Ciência & Desenvolvimento, Belém, v. 8, n. 16, jan./jun. 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:58:33Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/977999Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:58:33falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:58:33Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Tamanhos de recipientes e substratos na produção de mudas de pimenta longa.
title Tamanhos de recipientes e substratos na produção de mudas de pimenta longa.
spellingShingle Tamanhos de recipientes e substratos na produção de mudas de pimenta longa.
MIQUELONI, D. P.
Piper affinis hispidinervum
Sarisan
Safrol
Aceites essenciales
Essential oil
Producción de plántulas
Substratos enzimáticos
Tubos
Pimenta longa
Piper hispidinervum
Óleo essencial
Muda
Produção
Qualidade
Tubete
Recipiente de planta
Substrato de cultura
Piper longum
Safrole
Seedling production
Tubes
Enzyme substrates
title_short Tamanhos de recipientes e substratos na produção de mudas de pimenta longa.
title_full Tamanhos de recipientes e substratos na produção de mudas de pimenta longa.
title_fullStr Tamanhos de recipientes e substratos na produção de mudas de pimenta longa.
title_full_unstemmed Tamanhos de recipientes e substratos na produção de mudas de pimenta longa.
title_sort Tamanhos de recipientes e substratos na produção de mudas de pimenta longa.
author MIQUELONI, D. P.
author_facet MIQUELONI, D. P.
NEGREIROS, J. R. da S.
AZEVEDO, J. M. A. de
author_role author
author2 NEGREIROS, J. R. da S.
AZEVEDO, J. M. A. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daniela Popim Miquelon, Bolsista CNPq; JACSON RONDINELLI DA S NEGREIROS, CPAF-AC; José Marlo Araújo de Azevedo, UFAC.
dc.contributor.author.fl_str_mv MIQUELONI, D. P.
NEGREIROS, J. R. da S.
AZEVEDO, J. M. A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Piper affinis hispidinervum
Sarisan
Safrol
Aceites essenciales
Essential oil
Producción de plántulas
Substratos enzimáticos
Tubos
Pimenta longa
Piper hispidinervum
Óleo essencial
Muda
Produção
Qualidade
Tubete
Recipiente de planta
Substrato de cultura
Piper longum
Safrole
Seedling production
Tubes
Enzyme substrates
topic Piper affinis hispidinervum
Sarisan
Safrol
Aceites essenciales
Essential oil
Producción de plántulas
Substratos enzimáticos
Tubos
Pimenta longa
Piper hispidinervum
Óleo essencial
Muda
Produção
Qualidade
Tubete
Recipiente de planta
Substrato de cultura
Piper longum
Safrole
Seedling production
Tubes
Enzyme substrates
description Devido à importância comercial do safrol e sarisan, a Piper hispidinervum e a P. affinis hispidinervum, respectivas produtoras destes compostos majoritários de óleos essenciais, têm passado por programas de melhoramento genético, buscando características como alto rendimento e teor do composto majoritário. Além destas características, a produção de mudas de qualidade afeta diretamente seu desempenho no campo e por consequência a produção do óleo essencial. Desta forma, objetivou-se analisar a produção de mudas destas duas espécies de acordo com diferentes recipientes e substratos. O delineamento dos experimentos para cada espécie foi em blocos casualizados com três repetições e 18 plantas por parcela, sendo os tratamentos dispostos em esquema fatorial 3 x 3, com três diferentes substratos (substrato comercial; terra de subsolo + esterco bovino + areia; terra de subsolo + esterco bovino + casca de arroz carbonizada) e tamanhos de tubetes (110; 170 e 290 cm3) para cada espécie. Houve diferenças significativas principalmente quanto o tipo de recipiente, indicando o tubete médio (170 cm3) para P. hispidinervum e o tubete grande (290 cm3) para P. affinis hispidinervum. O tipo de substrato com melhor desempenho quanto ao desenvolvimento morfológico da muda é o composto de terra de subsolo, esterco bovino e casca de arroz carbonizada ou areia em detrimento ao substrato comercial.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-01-30T11:11:11Z
2014-01-30T11:11:11Z
2014-01-30
2017-06-26T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Amazônia: Ciência & Desenvolvimento, Belém, v. 8, n. 16, jan./jun. 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977999
identifier_str_mv Amazônia: Ciência & Desenvolvimento, Belém, v. 8, n. 16, jan./jun. 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503386010222592