Respostas fisiológicas de gramíneas promissoras para revegetação ciliar de reservatórios hidrelétricos, submetidas à deficiência hídrica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, S. da
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: SOARES, A. M., OLIVEIRA, L. E. M. de, MAGALHAES, P. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485558
Resumo: As áreas marginais de reservatórios hidrelétricas apresentam características particulares com a ocorrência de períodos de deficiência hidrica e inundações que podem limitar a cobertura vegetal com sustentabilidade. Visando a compreender as estratégias fisiológicas de gramíneas promissoras para revegetação de áreas marginais a reservatório hidrelétricos, a presente trabalho teve como objetivo avaliar características fisiológicas de três gramíneas: Echinochloa pyramidalis (canarana), Setaria anceps (setária), Paspalum paniculatum (paspalo) em resposta à deficiência hídrica. Foram realizadas avaliações de potencial hídrico foliar; eficiência fotoquímica do fotossistema II; teor de aminoácidos, amido, proteínas,açúcares solúveis totais (AST), açúcares redutores (AR), em plantas cultivadas em condições de casa-de-vegetação, submetidas a diferentes condições de oferta de água (com rega e sem rega). O potencial hídrico foliar mostrou-se sensível à baixa disponibilidade de água, atingindo valores próximos de ?3,0 MPa ao final do período experimental. Foram observadas diferenças significativas, em relação a essa característica, entre os tratamentos, ao 5 0 dia após a suspensão da rega para canarana e setária e ao 7 0 dia para o paspalo. A eficiência fotoquímica do fotossistema II não apresentou diferenças significativas entre os tratamentos, mantendo valores característicos de plantas não-estressadas. Em geral, as espécies apresentaram um aumento nos teores de AR e AST em condições de deficiência hídrica, indicando, assim, que essas espécies apresentam uma maior capacidade de suportar os danos causados por esse déficit.
id EMBR_7d04577d4ab158dc64eec296c037ef18
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/485558
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Respostas fisiológicas de gramíneas promissoras para revegetação ciliar de reservatórios hidrelétricos, submetidas à deficiência hídrica.GramíneaRevegetaçãoAs áreas marginais de reservatórios hidrelétricas apresentam características particulares com a ocorrência de períodos de deficiência hidrica e inundações que podem limitar a cobertura vegetal com sustentabilidade. Visando a compreender as estratégias fisiológicas de gramíneas promissoras para revegetação de áreas marginais a reservatório hidrelétricos, a presente trabalho teve como objetivo avaliar características fisiológicas de três gramíneas: Echinochloa pyramidalis (canarana), Setaria anceps (setária), Paspalum paniculatum (paspalo) em resposta à deficiência hídrica. Foram realizadas avaliações de potencial hídrico foliar; eficiência fotoquímica do fotossistema II; teor de aminoácidos, amido, proteínas,açúcares solúveis totais (AST), açúcares redutores (AR), em plantas cultivadas em condições de casa-de-vegetação, submetidas a diferentes condições de oferta de água (com rega e sem rega). O potencial hídrico foliar mostrou-se sensível à baixa disponibilidade de água, atingindo valores próximos de ?3,0 MPa ao final do período experimental. Foram observadas diferenças significativas, em relação a essa característica, entre os tratamentos, ao 5 0 dia após a suspensão da rega para canarana e setária e ao 7 0 dia para o paspalo. A eficiência fotoquímica do fotossistema II não apresentou diferenças significativas entre os tratamentos, mantendo valores característicos de plantas não-estressadas. Em geral, as espécies apresentaram um aumento nos teores de AR e AST em condições de deficiência hídrica, indicando, assim, que essas espécies apresentam uma maior capacidade de suportar os danos causados por esse déficit.PAULO CESAR MAGALHAES, CNPMS.SILVA, S. daSOARES, A. M.OLIVEIRA, L. E. M. deMAGALHAES, P. C.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2002-09-0220012018-06-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência e Agrotecnologia, Lavras, v. 25, n. 1, p. 124-133, jan./fev. 2001.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:40:58Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/485558Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:40:58falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:40:58Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Respostas fisiológicas de gramíneas promissoras para revegetação ciliar de reservatórios hidrelétricos, submetidas à deficiência hídrica.
title Respostas fisiológicas de gramíneas promissoras para revegetação ciliar de reservatórios hidrelétricos, submetidas à deficiência hídrica.
spellingShingle Respostas fisiológicas de gramíneas promissoras para revegetação ciliar de reservatórios hidrelétricos, submetidas à deficiência hídrica.
SILVA, S. da
Gramínea
Revegetação
title_short Respostas fisiológicas de gramíneas promissoras para revegetação ciliar de reservatórios hidrelétricos, submetidas à deficiência hídrica.
title_full Respostas fisiológicas de gramíneas promissoras para revegetação ciliar de reservatórios hidrelétricos, submetidas à deficiência hídrica.
title_fullStr Respostas fisiológicas de gramíneas promissoras para revegetação ciliar de reservatórios hidrelétricos, submetidas à deficiência hídrica.
title_full_unstemmed Respostas fisiológicas de gramíneas promissoras para revegetação ciliar de reservatórios hidrelétricos, submetidas à deficiência hídrica.
title_sort Respostas fisiológicas de gramíneas promissoras para revegetação ciliar de reservatórios hidrelétricos, submetidas à deficiência hídrica.
author SILVA, S. da
author_facet SILVA, S. da
SOARES, A. M.
OLIVEIRA, L. E. M. de
MAGALHAES, P. C.
author_role author
author2 SOARES, A. M.
OLIVEIRA, L. E. M. de
MAGALHAES, P. C.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PAULO CESAR MAGALHAES, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, S. da
SOARES, A. M.
OLIVEIRA, L. E. M. de
MAGALHAES, P. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Gramínea
Revegetação
topic Gramínea
Revegetação
description As áreas marginais de reservatórios hidrelétricas apresentam características particulares com a ocorrência de períodos de deficiência hidrica e inundações que podem limitar a cobertura vegetal com sustentabilidade. Visando a compreender as estratégias fisiológicas de gramíneas promissoras para revegetação de áreas marginais a reservatório hidrelétricos, a presente trabalho teve como objetivo avaliar características fisiológicas de três gramíneas: Echinochloa pyramidalis (canarana), Setaria anceps (setária), Paspalum paniculatum (paspalo) em resposta à deficiência hídrica. Foram realizadas avaliações de potencial hídrico foliar; eficiência fotoquímica do fotossistema II; teor de aminoácidos, amido, proteínas,açúcares solúveis totais (AST), açúcares redutores (AR), em plantas cultivadas em condições de casa-de-vegetação, submetidas a diferentes condições de oferta de água (com rega e sem rega). O potencial hídrico foliar mostrou-se sensível à baixa disponibilidade de água, atingindo valores próximos de ?3,0 MPa ao final do período experimental. Foram observadas diferenças significativas, em relação a essa característica, entre os tratamentos, ao 5 0 dia após a suspensão da rega para canarana e setária e ao 7 0 dia para o paspalo. A eficiência fotoquímica do fotossistema II não apresentou diferenças significativas entre os tratamentos, mantendo valores característicos de plantas não-estressadas. Em geral, as espécies apresentaram um aumento nos teores de AR e AST em condições de deficiência hídrica, indicando, assim, que essas espécies apresentam uma maior capacidade de suportar os danos causados por esse déficit.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2002-09-02
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-06-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 25, n. 1, p. 124-133, jan./fev. 2001.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485558
identifier_str_mv Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 25, n. 1, p. 124-133, jan./fev. 2001.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503369834889216