Doenças em araucárias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AUER, C. G.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SANTOS, A. F. dos
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137622
Resumo: A araucária ou pinheiro-do-paraná, Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze, foi uma das principais fontes de madeira serrada na região Sul do Brasil e Nordeste da Argentina (Deschamps; Wright, 1997), sendo uma das bases de desenvolvimento econômico da região, nos séculos XVIII e XIX, mas, no momento, a espécie encontra-se em risco de extinção. No passado, a araucária foi uma importante fonte de renda de muitas empresas madeireiras dessa região, com a comercialização e exportação da madeira serrada para uso em mobiliário e para construções rural e urbana. Em função da redução na oferta de matéria-prima, iniciou-se um processo de substituição da araucária pelos pinheiros da América do Norte e Europa, como forma de manter ativo o parque industrial baseado na araucária, nos meados do século XX. Há poucos relatos fitossanitários dessa espécie no Brasil, sendo que os primeiros surgiram por ocasião do início de sua silvicultura. A descrição e medidas de controle das principais doenças de Araucaria angustifolia são fornecidas neste capítulo.
id EMBR_7d2ab36078698a90cc71a8e03b9740be
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1137622
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Doenças em araucárias.Araucária AngustifóliaPinheiro do ParanáDoença de PlantaFungoA araucária ou pinheiro-do-paraná, Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze, foi uma das principais fontes de madeira serrada na região Sul do Brasil e Nordeste da Argentina (Deschamps; Wright, 1997), sendo uma das bases de desenvolvimento econômico da região, nos séculos XVIII e XIX, mas, no momento, a espécie encontra-se em risco de extinção. No passado, a araucária foi uma importante fonte de renda de muitas empresas madeireiras dessa região, com a comercialização e exportação da madeira serrada para uso em mobiliário e para construções rural e urbana. Em função da redução na oferta de matéria-prima, iniciou-se um processo de substituição da araucária pelos pinheiros da América do Norte e Europa, como forma de manter ativo o parque industrial baseado na araucária, nos meados do século XX. Há poucos relatos fitossanitários dessa espécie no Brasil, sendo que os primeiros surgiram por ocasião do início de sua silvicultura. A descrição e medidas de controle das principais doenças de Araucaria angustifolia são fornecidas neste capítulo.CELSO GARCIA AUER, CNPF; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF.AUER, C. G.SANTOS, A. F. dos2021-12-17T02:01:22Z2021-12-17T02:01:22Z2021-12-132021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: SOUSA, V. A. de; FRITZSONS, E.; PINTO JUNIOR, J. E.; AGUIAR, A. V. de (ed.). Araucária: pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Brasília, DF: Embrapa, 2021. cap. 8, p. 149-160.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-12-17T02:01:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1137622Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-12-17T02:01:29falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-12-17T02:01:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Doenças em araucárias.
title Doenças em araucárias.
spellingShingle Doenças em araucárias.
AUER, C. G.
Araucária Angustifólia
Pinheiro do Paraná
Doença de Planta
Fungo
title_short Doenças em araucárias.
title_full Doenças em araucárias.
title_fullStr Doenças em araucárias.
title_full_unstemmed Doenças em araucárias.
title_sort Doenças em araucárias.
author AUER, C. G.
author_facet AUER, C. G.
SANTOS, A. F. dos
author_role author
author2 SANTOS, A. F. dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CELSO GARCIA AUER, CNPF; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv AUER, C. G.
SANTOS, A. F. dos
dc.subject.por.fl_str_mv Araucária Angustifólia
Pinheiro do Paraná
Doença de Planta
Fungo
topic Araucária Angustifólia
Pinheiro do Paraná
Doença de Planta
Fungo
description A araucária ou pinheiro-do-paraná, Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze, foi uma das principais fontes de madeira serrada na região Sul do Brasil e Nordeste da Argentina (Deschamps; Wright, 1997), sendo uma das bases de desenvolvimento econômico da região, nos séculos XVIII e XIX, mas, no momento, a espécie encontra-se em risco de extinção. No passado, a araucária foi uma importante fonte de renda de muitas empresas madeireiras dessa região, com a comercialização e exportação da madeira serrada para uso em mobiliário e para construções rural e urbana. Em função da redução na oferta de matéria-prima, iniciou-se um processo de substituição da araucária pelos pinheiros da América do Norte e Europa, como forma de manter ativo o parque industrial baseado na araucária, nos meados do século XX. Há poucos relatos fitossanitários dessa espécie no Brasil, sendo que os primeiros surgiram por ocasião do início de sua silvicultura. A descrição e medidas de controle das principais doenças de Araucaria angustifolia são fornecidas neste capítulo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17T02:01:22Z
2021-12-17T02:01:22Z
2021-12-13
2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SOUSA, V. A. de; FRITZSONS, E.; PINTO JUNIOR, J. E.; AGUIAR, A. V. de (ed.). Araucária: pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Brasília, DF: Embrapa, 2021. cap. 8, p. 149-160.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137622
identifier_str_mv In: SOUSA, V. A. de; FRITZSONS, E.; PINTO JUNIOR, J. E.; AGUIAR, A. V. de (ed.). Araucária: pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Brasília, DF: Embrapa, 2021. cap. 8, p. 149-160.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503514698809344