Controle genético da resistência aos enfezamentos do milho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, R. G.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: GALVAO, J. C. C., MIRANDA, G. V., OLIVEIRA, E. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487190
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar o controle genético da resistência aos enfezamentos do milho (Zea mays L.). foram realizados dois experimentos em março de 2001 nos municípios de Coimbra e Sete Lagoas, em Minas Gerais. Cada experimento foi constituído por 25 tratamentos, dos quais cinco foram representados pelos híbridos e os demais pelas combinações híbridas e suas recíprocas. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com três repetições. a parcela experimental foi aproveitada integralmente, constituindo de duas linhas com 5 m de comprimento e espaçamento de 0,9 m, com 25 plantas por linha, representando uma população de aproximadamente 55.000 plantas por hectare. Na época do enchimento dos grãos realizaram-se as avaliações de incidência e severidade dos enfezamentos. Utilizou-se, ainda, o índice de doença. Nos dois locais, foram avaliadas as produções de grãos de milho em cada parcela. Em virtude de o método baseado na incidência dos sintomas apresentar alta herdabilidade, foi possível confirmar sua eficiência. Os alelos com efeitos predominantemente aditivos controlam a resistência do milho aos enfezamentos; os genitores diferiram quanto à freqüência de alelos aditivos e não-aditivos para resistência aos enfezamentos.
id EMBR_7f43a9982f5bbdb599c292a207ce1981
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/487190
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Controle genético da resistência aos enfezamentos do milho.GenitoresCapacidade combinatóriaHibridoMilhoZea MaysO objetivo deste trabalho foi identificar o controle genético da resistência aos enfezamentos do milho (Zea mays L.). foram realizados dois experimentos em março de 2001 nos municípios de Coimbra e Sete Lagoas, em Minas Gerais. Cada experimento foi constituído por 25 tratamentos, dos quais cinco foram representados pelos híbridos e os demais pelas combinações híbridas e suas recíprocas. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com três repetições. a parcela experimental foi aproveitada integralmente, constituindo de duas linhas com 5 m de comprimento e espaçamento de 0,9 m, com 25 plantas por linha, representando uma população de aproximadamente 55.000 plantas por hectare. Na época do enchimento dos grãos realizaram-se as avaliações de incidência e severidade dos enfezamentos. Utilizou-se, ainda, o índice de doença. Nos dois locais, foram avaliadas as produções de grãos de milho em cada parcela. Em virtude de o método baseado na incidência dos sintomas apresentar alta herdabilidade, foi possível confirmar sua eficiência. Os alelos com efeitos predominantemente aditivos controlam a resistência do milho aos enfezamentos; os genitores diferiram quanto à freqüência de alelos aditivos e não-aditivos para resistência aos enfezamentos.ELIZABETH DE OLIVEIRA SABATO, CNPMS.SILVA, R. G.GALVAO, J. C. C.MIRANDA, G. V.OLIVEIRA, E. de2017-06-09T23:52:16Z2017-06-09T23:52:16Z2003-09-3020032018-07-19T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 38, n. 8, p. 921-928, ago. 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:32:02Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/487190Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:32:02falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:32:02Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle genético da resistência aos enfezamentos do milho.
title Controle genético da resistência aos enfezamentos do milho.
spellingShingle Controle genético da resistência aos enfezamentos do milho.
SILVA, R. G.
Genitores
Capacidade combinatória
Hibrido
Milho
Zea Mays
title_short Controle genético da resistência aos enfezamentos do milho.
title_full Controle genético da resistência aos enfezamentos do milho.
title_fullStr Controle genético da resistência aos enfezamentos do milho.
title_full_unstemmed Controle genético da resistência aos enfezamentos do milho.
title_sort Controle genético da resistência aos enfezamentos do milho.
author SILVA, R. G.
author_facet SILVA, R. G.
GALVAO, J. C. C.
MIRANDA, G. V.
OLIVEIRA, E. de
author_role author
author2 GALVAO, J. C. C.
MIRANDA, G. V.
OLIVEIRA, E. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELIZABETH DE OLIVEIRA SABATO, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, R. G.
GALVAO, J. C. C.
MIRANDA, G. V.
OLIVEIRA, E. de
dc.subject.por.fl_str_mv Genitores
Capacidade combinatória
Hibrido
Milho
Zea Mays
topic Genitores
Capacidade combinatória
Hibrido
Milho
Zea Mays
description O objetivo deste trabalho foi identificar o controle genético da resistência aos enfezamentos do milho (Zea mays L.). foram realizados dois experimentos em março de 2001 nos municípios de Coimbra e Sete Lagoas, em Minas Gerais. Cada experimento foi constituído por 25 tratamentos, dos quais cinco foram representados pelos híbridos e os demais pelas combinações híbridas e suas recíprocas. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com três repetições. a parcela experimental foi aproveitada integralmente, constituindo de duas linhas com 5 m de comprimento e espaçamento de 0,9 m, com 25 plantas por linha, representando uma população de aproximadamente 55.000 plantas por hectare. Na época do enchimento dos grãos realizaram-se as avaliações de incidência e severidade dos enfezamentos. Utilizou-se, ainda, o índice de doença. Nos dois locais, foram avaliadas as produções de grãos de milho em cada parcela. Em virtude de o método baseado na incidência dos sintomas apresentar alta herdabilidade, foi possível confirmar sua eficiência. Os alelos com efeitos predominantemente aditivos controlam a resistência do milho aos enfezamentos; os genitores diferiram quanto à freqüência de alelos aditivos e não-aditivos para resistência aos enfezamentos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-09-30
2003
2017-06-09T23:52:16Z
2017-06-09T23:52:16Z
2018-07-19T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 38, n. 8, p. 921-928, ago. 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487190
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 38, n. 8, p. 921-928, ago. 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503437705019392