Zoneamento de riscos climaticos para o arroz de sequeiro nos estados de Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Bahia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, S. C. da
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: ASSAD, E. D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/210523
Resumo: Utilizando-se um modelo de simulação de balanço hídrico (BH) associado com técnicas de geoprocessamento foi possível identificar as melhores datas de semeadura para o arroz de sequeiro nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Bahia. As variáveis consideradas foram: precipitação pluvial com série histórica mínima de 15 anos de dados diários, tipos de solo (alta, média e baixa capacidade de retenção de água) e coeficientes de cultura, evapotranspiração potencial e duração de ciclo. Foi adotado como critério de corte para o índice de satisfação da necessidade de água para a cultura (ISNA), definido como a relação entre a evapotranspiração real e a evapotranspiração máxima (ETr/ETm), o valor 0,65. Para todos os casos onde a simulação de BH apresentou resultados de ISNA, com frequência mínima de 80%, superior ao valor do critério adotado, a data foi considerada adequada para a semeadura. Nestas condições, as melhores datas de semeadura de arroz de sequeiro na região Centro-Oeste do Brasil estão compreendidas entre 1º de outubro e 31 de dezembro. Aumentando-se a capacidade de retenção de água no solo e considerando-se um menor ciclo para a cultura, o risco climático será menor.
id EMBR_8457157761268ec8b7e950f9037a7f58
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/210523
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Zoneamento de riscos climaticos para o arroz de sequeiro nos estados de Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Bahia.GoiásMato GrossoBahiaTocantinsMinas GeraisMato Grosso do SulArrozBalanço HídricoCerradoOryza SativaSemeaduraÉpoca de SemeaduraZoneamento AgrícolaUtilizando-se um modelo de simulação de balanço hídrico (BH) associado com técnicas de geoprocessamento foi possível identificar as melhores datas de semeadura para o arroz de sequeiro nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Bahia. As variáveis consideradas foram: precipitação pluvial com série histórica mínima de 15 anos de dados diários, tipos de solo (alta, média e baixa capacidade de retenção de água) e coeficientes de cultura, evapotranspiração potencial e duração de ciclo. Foi adotado como critério de corte para o índice de satisfação da necessidade de água para a cultura (ISNA), definido como a relação entre a evapotranspiração real e a evapotranspiração máxima (ETr/ETm), o valor 0,65. Para todos os casos onde a simulação de BH apresentou resultados de ISNA, com frequência mínima de 80%, superior ao valor do critério adotado, a data foi considerada adequada para a semeadura. Nestas condições, as melhores datas de semeadura de arroz de sequeiro na região Centro-Oeste do Brasil estão compreendidas entre 1º de outubro e 31 de dezembro. Aumentando-se a capacidade de retenção de água no solo e considerando-se um menor ciclo para a cultura, o risco climático será menor.Número especial.SILVANDO CARLOS DA SILVA, CNPAF; EDUARDO DELGADO ASSAD, CNPTIA.SILVA, S. C. daASSAD, E. D.2022-11-28T14:01:20Z2022-11-28T14:01:20Z2003-03-102001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Agrometeorologia, v. 9, n. 3, p. 536-543, 2001.0104-1347http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/210523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-11-28T14:01:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/210523Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-11-28T14:01:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-11-28T14:01:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Zoneamento de riscos climaticos para o arroz de sequeiro nos estados de Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Bahia.
title Zoneamento de riscos climaticos para o arroz de sequeiro nos estados de Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Bahia.
spellingShingle Zoneamento de riscos climaticos para o arroz de sequeiro nos estados de Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Bahia.
SILVA, S. C. da
Goiás
Mato Grosso
Bahia
Tocantins
Minas Gerais
Mato Grosso do Sul
Arroz
Balanço Hídrico
Cerrado
Oryza Sativa
Semeadura
Época de Semeadura
Zoneamento Agrícola
title_short Zoneamento de riscos climaticos para o arroz de sequeiro nos estados de Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Bahia.
title_full Zoneamento de riscos climaticos para o arroz de sequeiro nos estados de Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Bahia.
title_fullStr Zoneamento de riscos climaticos para o arroz de sequeiro nos estados de Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Bahia.
title_full_unstemmed Zoneamento de riscos climaticos para o arroz de sequeiro nos estados de Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Bahia.
title_sort Zoneamento de riscos climaticos para o arroz de sequeiro nos estados de Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Bahia.
author SILVA, S. C. da
author_facet SILVA, S. C. da
ASSAD, E. D.
author_role author
author2 ASSAD, E. D.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVANDO CARLOS DA SILVA, CNPAF; EDUARDO DELGADO ASSAD, CNPTIA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, S. C. da
ASSAD, E. D.
dc.subject.por.fl_str_mv Goiás
Mato Grosso
Bahia
Tocantins
Minas Gerais
Mato Grosso do Sul
Arroz
Balanço Hídrico
Cerrado
Oryza Sativa
Semeadura
Época de Semeadura
Zoneamento Agrícola
topic Goiás
Mato Grosso
Bahia
Tocantins
Minas Gerais
Mato Grosso do Sul
Arroz
Balanço Hídrico
Cerrado
Oryza Sativa
Semeadura
Época de Semeadura
Zoneamento Agrícola
description Utilizando-se um modelo de simulação de balanço hídrico (BH) associado com técnicas de geoprocessamento foi possível identificar as melhores datas de semeadura para o arroz de sequeiro nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Bahia. As variáveis consideradas foram: precipitação pluvial com série histórica mínima de 15 anos de dados diários, tipos de solo (alta, média e baixa capacidade de retenção de água) e coeficientes de cultura, evapotranspiração potencial e duração de ciclo. Foi adotado como critério de corte para o índice de satisfação da necessidade de água para a cultura (ISNA), definido como a relação entre a evapotranspiração real e a evapotranspiração máxima (ETr/ETm), o valor 0,65. Para todos os casos onde a simulação de BH apresentou resultados de ISNA, com frequência mínima de 80%, superior ao valor do critério adotado, a data foi considerada adequada para a semeadura. Nestas condições, as melhores datas de semeadura de arroz de sequeiro na região Centro-Oeste do Brasil estão compreendidas entre 1º de outubro e 31 de dezembro. Aumentando-se a capacidade de retenção de água no solo e considerando-se um menor ciclo para a cultura, o risco climático será menor.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2003-03-10
2022-11-28T14:01:20Z
2022-11-28T14:01:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Agrometeorologia, v. 9, n. 3, p. 536-543, 2001.
0104-1347
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/210523
identifier_str_mv Revista Brasileira de Agrometeorologia, v. 9, n. 3, p. 536-543, 2001.
0104-1347
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/210523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503534953103360