Herbicidas no alto Rio Poxim, Sergipe e os riscos de contaminação dos recursos hídricos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITTO, F. B.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: VASCO, A. N. do, PEREIRA, A. P. S., MÉLLO JÚNIOR, A. V., NOGUEIRA, L. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940196
Resumo: A crescente atividade agrícola em áreas de mananciais tem causado preocupações quanto à contaminação por herbicidas em áreas agrícolas. O problema se torna mais importante quando a contaminação pode afetar a água para uso humano, como ocorre com a água do Rio Poxim, que abastece a cidade de Aracaju, capital do Estado de Sergipe. O objetivo do estudo foi avaliar o risco de contaminação de águas superficiais e subterrâneas por herbicidas no alto da Sub-bacia do Rio Poxim e detectar a presença dos princípios ativos Diuron e Ametrina, à montante das plantações de cana-de-açúcar. A análise de risco foi realizada mediante critérios da Environmental Protection Agency (EPA), índice de GUS e método de GOSS. Observou-se que vários princípios ativos sofrem risco de lixiviação, demonstrando a importância do monitoramento do rio para controle tanto da qualidade da água como da frequência e volume de herbicidas aplicado na região. A partir do resultado, foi realizado um monitoramento bimensal de julho de 2009 a julho de 2010, em dois pontos de amostragem. As amostras de água foram analisadas em laboratório, onde se, constatou a presença de Diuron e Ametrina. A qualidade da água na Sub-bacia do Rio Poxim está sendo influenciada pelo uso de herbicidas na região. Ocorreu um aumento nas concentrações dos herbicidas na água superficial, durante o período chuvoso, provocado possivelmente pelo escoamento superficial.
id EMBR_8464d6b2f5f4e60b69d1de3d27d227a2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/940196
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Herbicidas no alto Rio Poxim, Sergipe e os riscos de contaminação dos recursos hídricos.HerbicidasMananciaisÍndice de GUSMétodo de GOSSAmetrinaContaminaçãoLixiviaçãodiuronA crescente atividade agrícola em áreas de mananciais tem causado preocupações quanto à contaminação por herbicidas em áreas agrícolas. O problema se torna mais importante quando a contaminação pode afetar a água para uso humano, como ocorre com a água do Rio Poxim, que abastece a cidade de Aracaju, capital do Estado de Sergipe. O objetivo do estudo foi avaliar o risco de contaminação de águas superficiais e subterrâneas por herbicidas no alto da Sub-bacia do Rio Poxim e detectar a presença dos princípios ativos Diuron e Ametrina, à montante das plantações de cana-de-açúcar. A análise de risco foi realizada mediante critérios da Environmental Protection Agency (EPA), índice de GUS e método de GOSS. Observou-se que vários princípios ativos sofrem risco de lixiviação, demonstrando a importância do monitoramento do rio para controle tanto da qualidade da água como da frequência e volume de herbicidas aplicado na região. A partir do resultado, foi realizado um monitoramento bimensal de julho de 2009 a julho de 2010, em dois pontos de amostragem. As amostras de água foram analisadas em laboratório, onde se, constatou a presença de Diuron e Ametrina. A qualidade da água na Sub-bacia do Rio Poxim está sendo influenciada pelo uso de herbicidas na região. Ocorreu um aumento nas concentrações dos herbicidas na água superficial, durante o período chuvoso, provocado possivelmente pelo escoamento superficial.FÁBIO BRANDÃO BRITTO, UFS; ANDERSON NASCIMENTO DO VASCO, UFS; ANA PAULA SOUSA PEREIRA, UFS; ARISVALDO VIEIRA MÉLLO JÚNIOR, USP; LUIS CARLOS NOGUEIRA, CPACP.BRITTO, F. B.VASCO, A. N. doPEREIRA, A. P. S.MÉLLO JÚNIOR, A. V.NOGUEIRA, L. C.2018-02-27T00:39:46Z2018-02-27T00:39:46Z2012-11-2120122018-02-27T00:39:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article8p.Revista Ciência Agronômica, v.43, n. 2, p.390-398, abr./jun. 2012.1806-6690http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940196porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-02-27T00:39:52Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/940196Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-02-27T00:39:52falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-02-27T00:39:52Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Herbicidas no alto Rio Poxim, Sergipe e os riscos de contaminação dos recursos hídricos.
title Herbicidas no alto Rio Poxim, Sergipe e os riscos de contaminação dos recursos hídricos.
spellingShingle Herbicidas no alto Rio Poxim, Sergipe e os riscos de contaminação dos recursos hídricos.
BRITTO, F. B.
Herbicidas
Mananciais
Índice de GUS
Método de GOSS
Ametrina
Contaminação
Lixiviação
diuron
title_short Herbicidas no alto Rio Poxim, Sergipe e os riscos de contaminação dos recursos hídricos.
title_full Herbicidas no alto Rio Poxim, Sergipe e os riscos de contaminação dos recursos hídricos.
title_fullStr Herbicidas no alto Rio Poxim, Sergipe e os riscos de contaminação dos recursos hídricos.
title_full_unstemmed Herbicidas no alto Rio Poxim, Sergipe e os riscos de contaminação dos recursos hídricos.
title_sort Herbicidas no alto Rio Poxim, Sergipe e os riscos de contaminação dos recursos hídricos.
author BRITTO, F. B.
author_facet BRITTO, F. B.
VASCO, A. N. do
PEREIRA, A. P. S.
MÉLLO JÚNIOR, A. V.
NOGUEIRA, L. C.
author_role author
author2 VASCO, A. N. do
PEREIRA, A. P. S.
MÉLLO JÚNIOR, A. V.
NOGUEIRA, L. C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FÁBIO BRANDÃO BRITTO, UFS; ANDERSON NASCIMENTO DO VASCO, UFS; ANA PAULA SOUSA PEREIRA, UFS; ARISVALDO VIEIRA MÉLLO JÚNIOR, USP; LUIS CARLOS NOGUEIRA, CPACP.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITTO, F. B.
VASCO, A. N. do
PEREIRA, A. P. S.
MÉLLO JÚNIOR, A. V.
NOGUEIRA, L. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Herbicidas
Mananciais
Índice de GUS
Método de GOSS
Ametrina
Contaminação
Lixiviação
diuron
topic Herbicidas
Mananciais
Índice de GUS
Método de GOSS
Ametrina
Contaminação
Lixiviação
diuron
description A crescente atividade agrícola em áreas de mananciais tem causado preocupações quanto à contaminação por herbicidas em áreas agrícolas. O problema se torna mais importante quando a contaminação pode afetar a água para uso humano, como ocorre com a água do Rio Poxim, que abastece a cidade de Aracaju, capital do Estado de Sergipe. O objetivo do estudo foi avaliar o risco de contaminação de águas superficiais e subterrâneas por herbicidas no alto da Sub-bacia do Rio Poxim e detectar a presença dos princípios ativos Diuron e Ametrina, à montante das plantações de cana-de-açúcar. A análise de risco foi realizada mediante critérios da Environmental Protection Agency (EPA), índice de GUS e método de GOSS. Observou-se que vários princípios ativos sofrem risco de lixiviação, demonstrando a importância do monitoramento do rio para controle tanto da qualidade da água como da frequência e volume de herbicidas aplicado na região. A partir do resultado, foi realizado um monitoramento bimensal de julho de 2009 a julho de 2010, em dois pontos de amostragem. As amostras de água foram analisadas em laboratório, onde se, constatou a presença de Diuron e Ametrina. A qualidade da água na Sub-bacia do Rio Poxim está sendo influenciada pelo uso de herbicidas na região. Ocorreu um aumento nas concentrações dos herbicidas na água superficial, durante o período chuvoso, provocado possivelmente pelo escoamento superficial.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-21
2012
2018-02-27T00:39:46Z
2018-02-27T00:39:46Z
2018-02-27T00:39:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica, v.43, n. 2, p.390-398, abr./jun. 2012.
1806-6690
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940196
identifier_str_mv Revista Ciência Agronômica, v.43, n. 2, p.390-398, abr./jun. 2012.
1806-6690
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503450320437248