Arranjos e populações do feijoeiro na consorciação com o milho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, W. P.
Data de Publicação: 1985
Outros Autores: RAMALHO, M. A. P., CRUZ, J. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471662
Resumo: Foram conduzidos dois experimentos durante o ano agricola de 1982/83, em Sete Lagoas e Lavras, MG, visando avaliar novas alternativas de arranjos para a consorciacao de milho e feijoeiro. Os tratamentos avaliados envolveram tres espacamentos da cultura do milho (0,5m; 1m e 1,5m), para uma populacao constante de 40mil plantas/ha, combinados com duas populacoes de feijoeiro (100 e 200mil plantas/ha) e tres sistemas de semeadura da leguminosa (dentro das linhas, entre as linhas, e entre e dentro das linhas de milho). Constatou-se que o incremento no espacamento entre as linhas do milho nao contribuiu para a melhoria na eficiencia da consorciacao. Nao houve efeito significativo entre os sistemas de semeadura do feijao, mostrando, em mais esta oportunidade, que a semeadura das duas culturas na mesma linha e mais vantajosa, em virtude das facilidades de manejo que ela propicia. A utilizacao de maior populacao de plantas de feijao contribuiu para a maior produtividade, nao afetando, contudo, o desempenho da graminea. O efeito de competicao do milho reduziu a produtividade do feijao em 39% e o numero de vagens foi o componente primario da producao de graos mais afetado, em razao, principalmente, da reducao no numero de flores no consorcio, embora o vingamento floral tambem fosse afetado.
id EMBR_86ff4b95d1a1ae64582206c994917713
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/471662
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Arranjos e populações do feijoeiro na consorciação com o milho.ConsorciacaoSete LagoasLavrasMinas GeraisFeijãoLeguminosaMilhoPhaseolus VulgarisZea MaysbeanscornintercroppinglegumespopulationForam conduzidos dois experimentos durante o ano agricola de 1982/83, em Sete Lagoas e Lavras, MG, visando avaliar novas alternativas de arranjos para a consorciacao de milho e feijoeiro. Os tratamentos avaliados envolveram tres espacamentos da cultura do milho (0,5m; 1m e 1,5m), para uma populacao constante de 40mil plantas/ha, combinados com duas populacoes de feijoeiro (100 e 200mil plantas/ha) e tres sistemas de semeadura da leguminosa (dentro das linhas, entre as linhas, e entre e dentro das linhas de milho). Constatou-se que o incremento no espacamento entre as linhas do milho nao contribuiu para a melhoria na eficiencia da consorciacao. Nao houve efeito significativo entre os sistemas de semeadura do feijao, mostrando, em mais esta oportunidade, que a semeadura das duas culturas na mesma linha e mais vantajosa, em virtude das facilidades de manejo que ela propicia. A utilizacao de maior populacao de plantas de feijao contribuiu para a maior produtividade, nao afetando, contudo, o desempenho da graminea. O efeito de competicao do milho reduziu a produtividade do feijao em 39% e o numero de vagens foi o componente primario da producao de graos mais afetado, em razao, principalmente, da reducao no numero de flores no consorcio, embora o vingamento floral tambem fosse afetado.JOSE CARLOS CRUZ, CNPMS.REIS, W. P.RAMALHO, M. A. P.CRUZ, J. C.2021-12-13T02:07:45Z2021-12-13T02:07:45Z1996-03-211985info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 20, n. 5, p. 575-584, 1985.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471662porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-12-13T02:07:54Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/471662Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-12-13T02:07:54falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-12-13T02:07:54Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Arranjos e populações do feijoeiro na consorciação com o milho.
title Arranjos e populações do feijoeiro na consorciação com o milho.
spellingShingle Arranjos e populações do feijoeiro na consorciação com o milho.
REIS, W. P.
Consorciacao
Sete Lagoas
Lavras
Minas Gerais
Feijão
Leguminosa
Milho
Phaseolus Vulgaris
Zea Mays
beans
corn
intercropping
legumes
population
title_short Arranjos e populações do feijoeiro na consorciação com o milho.
title_full Arranjos e populações do feijoeiro na consorciação com o milho.
title_fullStr Arranjos e populações do feijoeiro na consorciação com o milho.
title_full_unstemmed Arranjos e populações do feijoeiro na consorciação com o milho.
title_sort Arranjos e populações do feijoeiro na consorciação com o milho.
author REIS, W. P.
author_facet REIS, W. P.
RAMALHO, M. A. P.
CRUZ, J. C.
author_role author
author2 RAMALHO, M. A. P.
CRUZ, J. C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSE CARLOS CRUZ, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS, W. P.
RAMALHO, M. A. P.
CRUZ, J. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Consorciacao
Sete Lagoas
Lavras
Minas Gerais
Feijão
Leguminosa
Milho
Phaseolus Vulgaris
Zea Mays
beans
corn
intercropping
legumes
population
topic Consorciacao
Sete Lagoas
Lavras
Minas Gerais
Feijão
Leguminosa
Milho
Phaseolus Vulgaris
Zea Mays
beans
corn
intercropping
legumes
population
description Foram conduzidos dois experimentos durante o ano agricola de 1982/83, em Sete Lagoas e Lavras, MG, visando avaliar novas alternativas de arranjos para a consorciacao de milho e feijoeiro. Os tratamentos avaliados envolveram tres espacamentos da cultura do milho (0,5m; 1m e 1,5m), para uma populacao constante de 40mil plantas/ha, combinados com duas populacoes de feijoeiro (100 e 200mil plantas/ha) e tres sistemas de semeadura da leguminosa (dentro das linhas, entre as linhas, e entre e dentro das linhas de milho). Constatou-se que o incremento no espacamento entre as linhas do milho nao contribuiu para a melhoria na eficiencia da consorciacao. Nao houve efeito significativo entre os sistemas de semeadura do feijao, mostrando, em mais esta oportunidade, que a semeadura das duas culturas na mesma linha e mais vantajosa, em virtude das facilidades de manejo que ela propicia. A utilizacao de maior populacao de plantas de feijao contribuiu para a maior produtividade, nao afetando, contudo, o desempenho da graminea. O efeito de competicao do milho reduziu a produtividade do feijao em 39% e o numero de vagens foi o componente primario da producao de graos mais afetado, em razao, principalmente, da reducao no numero de flores no consorcio, embora o vingamento floral tambem fosse afetado.
publishDate 1985
dc.date.none.fl_str_mv 1985
1996-03-21
2021-12-13T02:07:45Z
2021-12-13T02:07:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 20, n. 5, p. 575-584, 1985.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471662
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 20, n. 5, p. 575-584, 1985.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503514069663744