Propagação vegetativa do Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha (Mart.) Macbr.) por estaquia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HERNÁNDEZ, W.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: XAVIER, A., PAIVA, H. N. de, WENDLING, I.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/943588
Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia para a propagação vegetativa do pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha) por meio da técnica de estaquia, avaliando-se a sobrevivência e capacidade produtiva das cepas em coletas sucessivas de estacas em jardim clonal e a sobrevivência, enraizamento, altura, vigor e biomassa radicular e foliar das estacas, em função da aplicação de diferentes dosagens (0, 2.000 e 6.000 mg L-1) do regulador de crescimento ácido indolbutírico (AIB), do tipo de substrato (vermiculita e composto orgânico Mecplant®) e da posição das estacas (apical, intermediária e basal). Os melhores resultados foram evidenciados com as estacas apicais, utilizando o composto orgânico como substrato; no entanto, nas intermediárias e basais, a aplicação de AIB, na concentração de 6.000 mg L-1, foi a que mostrou valores médios mais elevados nas características avaliadas, em casa de vegetação, casa de sombra e pleno sol. A sobrevivência das cepas foi de 100%, tendo a produção de brotações com tendência crescente nas sucessivas coletas. Conclui-se que a propagação vegetativa do pau-jacaré, pela técnica de estaquia com propágulos oriundos de mudas produzidas por sementes, foi tecnicamente viável, principalmente quando se utilizaram estacas apicais ou intermediárias e basais, aplicando 6.000 mg L-1 de AIB e composto orgânico como substrato.
id EMBR_8841b92a960044c54613eeed2f26239a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/943588
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Propagação vegetativa do Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha (Mart.) Macbr.) por estaquia.Pau-jacaréPiptadenia gonoacanthaEstaquiaClonagemEnraizamentoPropagação VegetativaO objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia para a propagação vegetativa do pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha) por meio da técnica de estaquia, avaliando-se a sobrevivência e capacidade produtiva das cepas em coletas sucessivas de estacas em jardim clonal e a sobrevivência, enraizamento, altura, vigor e biomassa radicular e foliar das estacas, em função da aplicação de diferentes dosagens (0, 2.000 e 6.000 mg L-1) do regulador de crescimento ácido indolbutírico (AIB), do tipo de substrato (vermiculita e composto orgânico Mecplant®) e da posição das estacas (apical, intermediária e basal). Os melhores resultados foram evidenciados com as estacas apicais, utilizando o composto orgânico como substrato; no entanto, nas intermediárias e basais, a aplicação de AIB, na concentração de 6.000 mg L-1, foi a que mostrou valores médios mais elevados nas características avaliadas, em casa de vegetação, casa de sombra e pleno sol. A sobrevivência das cepas foi de 100%, tendo a produção de brotações com tendência crescente nas sucessivas coletas. Conclui-se que a propagação vegetativa do pau-jacaré, pela técnica de estaquia com propágulos oriundos de mudas produzidas por sementes, foi tecnicamente viável, principalmente quando se utilizaram estacas apicais ou intermediárias e basais, aplicando 6.000 mg L-1 de AIB e composto orgânico como substrato.WILLIAM HERNÁNDES, UNIVERSIDADE NACIONAL DA COSTA RICA; ALOISIO XAVIER, UFV; HAROLDO NOGUEIRA DE PAIVA, UVF; IVAR WENDLING, CNPF.HERNÁNDEZ, W.XAVIER, A.PAIVA, H. N. deWENDLING, I.2012-12-27T11:11:11Z2012-12-27T11:11:11Z2012-12-2720122015-02-20T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Árvore, Viçosa -MG , v. 36, n. 5, p. 813-823, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/943588porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:57:09Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/943588Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:57:09falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:57:09Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Propagação vegetativa do Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha (Mart.) Macbr.) por estaquia.
title Propagação vegetativa do Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha (Mart.) Macbr.) por estaquia.
spellingShingle Propagação vegetativa do Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha (Mart.) Macbr.) por estaquia.
HERNÁNDEZ, W.
Pau-jacaré
Piptadenia gonoacantha
Estaquia
Clonagem
Enraizamento
Propagação Vegetativa
title_short Propagação vegetativa do Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha (Mart.) Macbr.) por estaquia.
title_full Propagação vegetativa do Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha (Mart.) Macbr.) por estaquia.
title_fullStr Propagação vegetativa do Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha (Mart.) Macbr.) por estaquia.
title_full_unstemmed Propagação vegetativa do Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha (Mart.) Macbr.) por estaquia.
title_sort Propagação vegetativa do Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha (Mart.) Macbr.) por estaquia.
author HERNÁNDEZ, W.
author_facet HERNÁNDEZ, W.
XAVIER, A.
PAIVA, H. N. de
WENDLING, I.
author_role author
author2 XAVIER, A.
PAIVA, H. N. de
WENDLING, I.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv WILLIAM HERNÁNDES, UNIVERSIDADE NACIONAL DA COSTA RICA; ALOISIO XAVIER, UFV; HAROLDO NOGUEIRA DE PAIVA, UVF; IVAR WENDLING, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv HERNÁNDEZ, W.
XAVIER, A.
PAIVA, H. N. de
WENDLING, I.
dc.subject.por.fl_str_mv Pau-jacaré
Piptadenia gonoacantha
Estaquia
Clonagem
Enraizamento
Propagação Vegetativa
topic Pau-jacaré
Piptadenia gonoacantha
Estaquia
Clonagem
Enraizamento
Propagação Vegetativa
description O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia para a propagação vegetativa do pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha) por meio da técnica de estaquia, avaliando-se a sobrevivência e capacidade produtiva das cepas em coletas sucessivas de estacas em jardim clonal e a sobrevivência, enraizamento, altura, vigor e biomassa radicular e foliar das estacas, em função da aplicação de diferentes dosagens (0, 2.000 e 6.000 mg L-1) do regulador de crescimento ácido indolbutírico (AIB), do tipo de substrato (vermiculita e composto orgânico Mecplant®) e da posição das estacas (apical, intermediária e basal). Os melhores resultados foram evidenciados com as estacas apicais, utilizando o composto orgânico como substrato; no entanto, nas intermediárias e basais, a aplicação de AIB, na concentração de 6.000 mg L-1, foi a que mostrou valores médios mais elevados nas características avaliadas, em casa de vegetação, casa de sombra e pleno sol. A sobrevivência das cepas foi de 100%, tendo a produção de brotações com tendência crescente nas sucessivas coletas. Conclui-se que a propagação vegetativa do pau-jacaré, pela técnica de estaquia com propágulos oriundos de mudas produzidas por sementes, foi tecnicamente viável, principalmente quando se utilizaram estacas apicais ou intermediárias e basais, aplicando 6.000 mg L-1 de AIB e composto orgânico como substrato.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-27T11:11:11Z
2012-12-27T11:11:11Z
2012-12-27
2012
2015-02-20T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Árvore, Viçosa -MG , v. 36, n. 5, p. 813-823, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/943588
identifier_str_mv Revista Árvore, Viçosa -MG , v. 36, n. 5, p. 813-823, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/943588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503373700988928