Cenários e estilos de formulação de estratégias em organizações públicas brasileiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCIAL, E. C.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: TORRES, L. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1111922
Resumo: O século XXI apresenta-se como o século da mudança ou da incerteza, e a metodologia de planejamento por cenários ganha cada vez mais adeptos. Entretanto, autores argumentam que falta uma estrutura teórica forte para o método de planejamento por cenários, além de haver pouco levantamento dessa temática na área pública. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é desenvolver um instrumento de pesquisa que possibilite identificar se há uma abordagem estratégica dominante, segundo o modelo de abordagens estratégicas de Idenburg, em instituições da administração pública federal brasileira que constroem cenários. A pesquisa utilizou-se de aplicação de roteiro estruturado a distância em nove instituições pertencentes à administração pública federal brasileira e de entrevista aberta presencial com três dessas instituições, utilizando-se amostragem intencional. Os resultados sugerem que a abordagem racional é a dominante entre as instituições pesquisadas. Entretanto, há também características pertencentes às demais abordagens estratégicas, sugerindo um comportamento estratégico híbrido. O instrumento utilizado mostrou-se adequado, e as entrevistas validaram as respostas dos entrevistados, esclarecendo o porquê da existência de modelos estratégicos híbridos. Sendo assim, sugere-se incluir variáveis de pesquisa abertas no instrumento, para que seja possível aos participantes justificarem as suas respostas, enriquecendo os resultados da pesquisa.
id EMBR_8867f1ee507316144f54d56046bd678f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1111922
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Cenários e estilos de formulação de estratégias em organizações públicas brasileiras.Planejamento por cenárioPlanejamento de longo prazoProspectivaScenario planningLong term planningForesightO século XXI apresenta-se como o século da mudança ou da incerteza, e a metodologia de planejamento por cenários ganha cada vez mais adeptos. Entretanto, autores argumentam que falta uma estrutura teórica forte para o método de planejamento por cenários, além de haver pouco levantamento dessa temática na área pública. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é desenvolver um instrumento de pesquisa que possibilite identificar se há uma abordagem estratégica dominante, segundo o modelo de abordagens estratégicas de Idenburg, em instituições da administração pública federal brasileira que constroem cenários. A pesquisa utilizou-se de aplicação de roteiro estruturado a distância em nove instituições pertencentes à administração pública federal brasileira e de entrevista aberta presencial com três dessas instituições, utilizando-se amostragem intencional. Os resultados sugerem que a abordagem racional é a dominante entre as instituições pesquisadas. Entretanto, há também características pertencentes às demais abordagens estratégicas, sugerindo um comportamento estratégico híbrido. O instrumento utilizado mostrou-se adequado, e as entrevistas validaram as respostas dos entrevistados, esclarecendo o porquê da existência de modelos estratégicos híbridos. Sendo assim, sugere-se incluir variáveis de pesquisa abertas no instrumento, para que seja possível aos participantes justificarem as suas respostas, enriquecendo os resultados da pesquisa.Título em inglês: Scenarios and styles of strategy formulation in Brazilian public organizations.Elaine Coutinho Marcial, Faculdade Presbiteriana Mackenzie/Núcleo de Estudos Prospectivos; LIVIA ABREU TORRES, SIRE.MARCIAL, E. C.TORRES, L. A.2019-09-06T00:35:58Z2019-09-06T00:35:58Z2019-09-0520192019-09-06T00:35:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Ciência & Tecnologia, v. 36, n. 3, e26410, set./dez. 2019.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1111922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-09-06T00:36:04Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1111922Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-09-06T00:36:04falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-09-06T00:36:04Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenários e estilos de formulação de estratégias em organizações públicas brasileiras.
title Cenários e estilos de formulação de estratégias em organizações públicas brasileiras.
spellingShingle Cenários e estilos de formulação de estratégias em organizações públicas brasileiras.
MARCIAL, E. C.
Planejamento por cenário
Planejamento de longo prazo
Prospectiva
Scenario planning
Long term planning
Foresight
title_short Cenários e estilos de formulação de estratégias em organizações públicas brasileiras.
title_full Cenários e estilos de formulação de estratégias em organizações públicas brasileiras.
title_fullStr Cenários e estilos de formulação de estratégias em organizações públicas brasileiras.
title_full_unstemmed Cenários e estilos de formulação de estratégias em organizações públicas brasileiras.
title_sort Cenários e estilos de formulação de estratégias em organizações públicas brasileiras.
author MARCIAL, E. C.
author_facet MARCIAL, E. C.
TORRES, L. A.
author_role author
author2 TORRES, L. A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Elaine Coutinho Marcial, Faculdade Presbiteriana Mackenzie/Núcleo de Estudos Prospectivos; LIVIA ABREU TORRES, SIRE.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCIAL, E. C.
TORRES, L. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento por cenário
Planejamento de longo prazo
Prospectiva
Scenario planning
Long term planning
Foresight
topic Planejamento por cenário
Planejamento de longo prazo
Prospectiva
Scenario planning
Long term planning
Foresight
description O século XXI apresenta-se como o século da mudança ou da incerteza, e a metodologia de planejamento por cenários ganha cada vez mais adeptos. Entretanto, autores argumentam que falta uma estrutura teórica forte para o método de planejamento por cenários, além de haver pouco levantamento dessa temática na área pública. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é desenvolver um instrumento de pesquisa que possibilite identificar se há uma abordagem estratégica dominante, segundo o modelo de abordagens estratégicas de Idenburg, em instituições da administração pública federal brasileira que constroem cenários. A pesquisa utilizou-se de aplicação de roteiro estruturado a distância em nove instituições pertencentes à administração pública federal brasileira e de entrevista aberta presencial com três dessas instituições, utilizando-se amostragem intencional. Os resultados sugerem que a abordagem racional é a dominante entre as instituições pesquisadas. Entretanto, há também características pertencentes às demais abordagens estratégicas, sugerindo um comportamento estratégico híbrido. O instrumento utilizado mostrou-se adequado, e as entrevistas validaram as respostas dos entrevistados, esclarecendo o porquê da existência de modelos estratégicos híbridos. Sendo assim, sugere-se incluir variáveis de pesquisa abertas no instrumento, para que seja possível aos participantes justificarem as suas respostas, enriquecendo os resultados da pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06T00:35:58Z
2019-09-06T00:35:58Z
2019-09-05
2019
2019-09-06T00:35:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 36, n. 3, e26410, set./dez. 2019.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1111922
identifier_str_mv Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 36, n. 3, e26410, set./dez. 2019.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1111922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503479939563520