Caracterização hidroambiental de nascentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEAL, M. S.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: TONELLO, K. C., DIAS, H. C. T., MINGOTI, R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076463
https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1909
Resumo: As nascentes consistem em um afloramento do lençol freático que dão origem aos fluxos d?água. Essas águas passam a formar a rede de drenagem. Os impactos ambientais negativos, provocados em qualquer porção da bacia podem interferir na quantidade e qualidade da água e, dependendo do impacto, formas ou alternativas diferentes de manejo deverão ser implantadas visando à melhoria do ambiente. Este trabalho teve por objetivo a caracterização das nascentes da bacia do córrego Itanguá, Capão Bonito, SP, Brasil, quanto ao tipo e estado de conservação, assim como a identificação de impactos ambientais negativos presentes. Quanto ao tipo, as nascentes foram classificadas em pontual ou difusa, e o estado de conservação obtido por meio da avaliação macroscópica foi ranqueado em ótimo, bom, razoável, ruim e péssimo. Na bacia foram identificadas 19 nascentes e, das 15 que foram visitadas, nove foram classificadas como pontuais, enquanto que seis foram difusas. Quanto ao estado de conservação, duas foram classificadas como ótimas, 12 como boas e uma como razoável. Também a partir da avaliação macroscópica foi observado que a presença de espécies exóticas, tanto animal (Sus scrofa) como vegetal (Pinus spp.), e a ausência de vegetação nativa na área de preservação permanente foram os impactos ambientais negativos mais frequentes. A metodologia empregada se mostrou eficiente como análise qualitativa visual da situação das nascentes e como fornecedoras de informação para subsidiar ações para a conservação da água na Floresta Nacional de Capão Bonito, SP, Brasil.
id EMBR_89c7ab5f7fab6d8acb6b5aac4521e435
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1076463
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização hidroambiental de nascentes.NascentesAfloramento do lençol freáticoRede de drenagemBaciaCórregosÁguaConservação da ÁguaAs nascentes consistem em um afloramento do lençol freático que dão origem aos fluxos d?água. Essas águas passam a formar a rede de drenagem. Os impactos ambientais negativos, provocados em qualquer porção da bacia podem interferir na quantidade e qualidade da água e, dependendo do impacto, formas ou alternativas diferentes de manejo deverão ser implantadas visando à melhoria do ambiente. Este trabalho teve por objetivo a caracterização das nascentes da bacia do córrego Itanguá, Capão Bonito, SP, Brasil, quanto ao tipo e estado de conservação, assim como a identificação de impactos ambientais negativos presentes. Quanto ao tipo, as nascentes foram classificadas em pontual ou difusa, e o estado de conservação obtido por meio da avaliação macroscópica foi ranqueado em ótimo, bom, razoável, ruim e péssimo. Na bacia foram identificadas 19 nascentes e, das 15 que foram visitadas, nove foram classificadas como pontuais, enquanto que seis foram difusas. Quanto ao estado de conservação, duas foram classificadas como ótimas, 12 como boas e uma como razoável. Também a partir da avaliação macroscópica foi observado que a presença de espécies exóticas, tanto animal (Sus scrofa) como vegetal (Pinus spp.), e a ausência de vegetação nativa na área de preservação permanente foram os impactos ambientais negativos mais frequentes. A metodologia empregada se mostrou eficiente como análise qualitativa visual da situação das nascentes e como fornecedoras de informação para subsidiar ações para a conservação da água na Floresta Nacional de Capão Bonito, SP, Brasil.RAFAEL MINGOTI, SGTE.LEAL, M. S.TONELLO, K. C.DIAS, H. C. T.MINGOTI, R.2017-09-29T10:35:13Z2017-09-29T10:35:13Z2017-09-2820172017-09-29T10:35:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article10 p.Revista Ambiente & Água, Taubaté, v. 12, n. 1 jan./feb. 2017.1980-993Xhttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076463https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1909porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-09-29T10:35:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1076463Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-09-29T10:35:19falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-09-29T10:35:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização hidroambiental de nascentes.
title Caracterização hidroambiental de nascentes.
spellingShingle Caracterização hidroambiental de nascentes.
LEAL, M. S.
Nascentes
Afloramento do lençol freático
Rede de drenagem
Bacia
Córregos
Água
Conservação da Água
title_short Caracterização hidroambiental de nascentes.
title_full Caracterização hidroambiental de nascentes.
title_fullStr Caracterização hidroambiental de nascentes.
title_full_unstemmed Caracterização hidroambiental de nascentes.
title_sort Caracterização hidroambiental de nascentes.
author LEAL, M. S.
author_facet LEAL, M. S.
TONELLO, K. C.
DIAS, H. C. T.
MINGOTI, R.
author_role author
author2 TONELLO, K. C.
DIAS, H. C. T.
MINGOTI, R.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAFAEL MINGOTI, SGTE.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEAL, M. S.
TONELLO, K. C.
DIAS, H. C. T.
MINGOTI, R.
dc.subject.por.fl_str_mv Nascentes
Afloramento do lençol freático
Rede de drenagem
Bacia
Córregos
Água
Conservação da Água
topic Nascentes
Afloramento do lençol freático
Rede de drenagem
Bacia
Córregos
Água
Conservação da Água
description As nascentes consistem em um afloramento do lençol freático que dão origem aos fluxos d?água. Essas águas passam a formar a rede de drenagem. Os impactos ambientais negativos, provocados em qualquer porção da bacia podem interferir na quantidade e qualidade da água e, dependendo do impacto, formas ou alternativas diferentes de manejo deverão ser implantadas visando à melhoria do ambiente. Este trabalho teve por objetivo a caracterização das nascentes da bacia do córrego Itanguá, Capão Bonito, SP, Brasil, quanto ao tipo e estado de conservação, assim como a identificação de impactos ambientais negativos presentes. Quanto ao tipo, as nascentes foram classificadas em pontual ou difusa, e o estado de conservação obtido por meio da avaliação macroscópica foi ranqueado em ótimo, bom, razoável, ruim e péssimo. Na bacia foram identificadas 19 nascentes e, das 15 que foram visitadas, nove foram classificadas como pontuais, enquanto que seis foram difusas. Quanto ao estado de conservação, duas foram classificadas como ótimas, 12 como boas e uma como razoável. Também a partir da avaliação macroscópica foi observado que a presença de espécies exóticas, tanto animal (Sus scrofa) como vegetal (Pinus spp.), e a ausência de vegetação nativa na área de preservação permanente foram os impactos ambientais negativos mais frequentes. A metodologia empregada se mostrou eficiente como análise qualitativa visual da situação das nascentes e como fornecedoras de informação para subsidiar ações para a conservação da água na Floresta Nacional de Capão Bonito, SP, Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29T10:35:13Z
2017-09-29T10:35:13Z
2017-09-28
2017
2017-09-29T10:35:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Ambiente & Água, Taubaté, v. 12, n. 1 jan./feb. 2017.
1980-993X
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076463
https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1909
identifier_str_mv Revista Ambiente & Água, Taubaté, v. 12, n. 1 jan./feb. 2017.
1980-993X
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076463
https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503442662686720