Evolução e controle da armilariose em pínus no Sul do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, N. S. B.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: AUER, C. G.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311781
Resumo: O gênero Pinus tem ocupado a segunda maior área com florestas plantadas de espécies exóticas para produção de madeira no Brasil. As espécies comercialmente plantadas são consideradas bem adaptadas às condições de clima e solos brasileiros e dentre os fatores adversos ao seu cultivo encontram-se as doenças. A armilariose causada pelo fungo Armillaria sp. é a principal doença em pínus no Brasil e provoca o apodrecimento das raízes e do colo da árvore, resultando na morte do hospedeiro. A rizomorfas que disseminam-se de árvores doentes ou mortas ou de madeira colonizada pelo fungo através do solo são o principal veículo de disseminação desta doença. Este trabalho apresenta as informações mais atuais da armilariose em pínus na região Sul do Brasil, enfocando a etiologia, distribuição geográfica e o controle biológico.
id EMBR_8b6c840492ed92f2b6a3e0f01d6dd6e1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/311781
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Evolução e controle da armilariose em pínus no Sul do Brasil.Espécie arbóreaApodrecimentoFungoDoençaHospedeiroRaizArmillariaPinusO gênero Pinus tem ocupado a segunda maior área com florestas plantadas de espécies exóticas para produção de madeira no Brasil. As espécies comercialmente plantadas são consideradas bem adaptadas às condições de clima e solos brasileiros e dentre os fatores adversos ao seu cultivo encontram-se as doenças. A armilariose causada pelo fungo Armillaria sp. é a principal doença em pínus no Brasil e provoca o apodrecimento das raízes e do colo da árvore, resultando na morte do hospedeiro. A rizomorfas que disseminam-se de árvores doentes ou mortas ou de madeira colonizada pelo fungo através do solo são o principal veículo de disseminação desta doença. Este trabalho apresenta as informações mais atuais da armilariose em pínus na região Sul do Brasil, enfocando a etiologia, distribuição geográfica e o controle biológico.1 CD-ROM. Palestra (Doenças florestais). Co-promoção: Embrapa Florestas.2014-07-10T06:54:00Z2014-07-10T06:54:00Z2005-12-0520052014-07-10T06:54:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: SEMINÁRIO DE ATUALIDADES DE PROTEÇÃO FLORESTAL, 2., 2005, Blumenau. Palestras e resumos. [Blumenau]: FURB, 2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311781porGOMES, N. S. B.AUER, C. G.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:46:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/311781Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:46:25falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:46:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução e controle da armilariose em pínus no Sul do Brasil.
title Evolução e controle da armilariose em pínus no Sul do Brasil.
spellingShingle Evolução e controle da armilariose em pínus no Sul do Brasil.
GOMES, N. S. B.
Espécie arbórea
Apodrecimento
Fungo
Doença
Hospedeiro
Raiz
Armillaria
Pinus
title_short Evolução e controle da armilariose em pínus no Sul do Brasil.
title_full Evolução e controle da armilariose em pínus no Sul do Brasil.
title_fullStr Evolução e controle da armilariose em pínus no Sul do Brasil.
title_full_unstemmed Evolução e controle da armilariose em pínus no Sul do Brasil.
title_sort Evolução e controle da armilariose em pínus no Sul do Brasil.
author GOMES, N. S. B.
author_facet GOMES, N. S. B.
AUER, C. G.
author_role author
author2 AUER, C. G.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, N. S. B.
AUER, C. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Espécie arbórea
Apodrecimento
Fungo
Doença
Hospedeiro
Raiz
Armillaria
Pinus
topic Espécie arbórea
Apodrecimento
Fungo
Doença
Hospedeiro
Raiz
Armillaria
Pinus
description O gênero Pinus tem ocupado a segunda maior área com florestas plantadas de espécies exóticas para produção de madeira no Brasil. As espécies comercialmente plantadas são consideradas bem adaptadas às condições de clima e solos brasileiros e dentre os fatores adversos ao seu cultivo encontram-se as doenças. A armilariose causada pelo fungo Armillaria sp. é a principal doença em pínus no Brasil e provoca o apodrecimento das raízes e do colo da árvore, resultando na morte do hospedeiro. A rizomorfas que disseminam-se de árvores doentes ou mortas ou de madeira colonizada pelo fungo através do solo são o principal veículo de disseminação desta doença. Este trabalho apresenta as informações mais atuais da armilariose em pínus na região Sul do Brasil, enfocando a etiologia, distribuição geográfica e o controle biológico.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-05
2005
2014-07-10T06:54:00Z
2014-07-10T06:54:00Z
2014-07-10T06:54:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SEMINÁRIO DE ATUALIDADES DE PROTEÇÃO FLORESTAL, 2., 2005, Blumenau. Palestras e resumos. [Blumenau]: FURB, 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311781
identifier_str_mv In: SEMINÁRIO DE ATUALIDADES DE PROTEÇÃO FLORESTAL, 2., 2005, Blumenau. Palestras e resumos. [Blumenau]: FURB, 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503392097206272