Intervenções de poda e manejo de cacho de uvas de mesa em regiões tropicais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEAO, P. C. de S.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: RODRIGUES, B. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1048357
Resumo: A viticultura tropical brasileira caracteriza-se por temperaturas elevadas o ano inteiro, alta insolação e baixa umidade relativa (UR), aliadas à disponibilidade de água para irrigação. Tais características favorecem o desenvolvimento vegetativo das videiras e a colheita em qualquer época do ano, em, pelo menos, duas safras anuais. As principais cultivares são da espécie Vitis vinifera L., para a produção de uvas finas para consumo in natura e elaboração de vinhos e espumantes, e uvas de Vitis labrusca e híbridas, para elaboração de suco. O sistema de produção de uvas de mesa, especialmente em condições tropicais, é complexo e dinâmico e inclui a poda de formação e de frutificação, as operações de poda verde realizadas durante a fase de crescimento vegetativo da planta, bem como as práticas voltadas para a melhoria de qualidade dos cachos. Os principais tipos de poda são: poda de formação, poda de produção e poda de rejuvenescimento. Podem ser realizadas em qualquer época do ano, mas recomenda-se um intervalo mínimo de 30 a 60 dias entre a colheita e a poda do ciclo seguinte, que é denominado período de repouso. As práticas de poda verde, realizadas durante o ciclo de crescimento vegetativo, reúnem um conjunto de operações feitas na copa da videira para eliminar órgãos, como brotos, sarmentos, ramos, netos, gavinhas e inflorescências.
id EMBR_92f739c265938904a2f432d05cb40024
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1048357
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Intervenções de poda e manejo de cacho de uvas de mesa em regiões tropicais.Uva de mesaVideiraVitituculturaUvaPodaPratica CulturalRaleioVitis ViniferaGrapesPruningA viticultura tropical brasileira caracteriza-se por temperaturas elevadas o ano inteiro, alta insolação e baixa umidade relativa (UR), aliadas à disponibilidade de água para irrigação. Tais características favorecem o desenvolvimento vegetativo das videiras e a colheita em qualquer época do ano, em, pelo menos, duas safras anuais. As principais cultivares são da espécie Vitis vinifera L., para a produção de uvas finas para consumo in natura e elaboração de vinhos e espumantes, e uvas de Vitis labrusca e híbridas, para elaboração de suco. O sistema de produção de uvas de mesa, especialmente em condições tropicais, é complexo e dinâmico e inclui a poda de formação e de frutificação, as operações de poda verde realizadas durante a fase de crescimento vegetativo da planta, bem como as práticas voltadas para a melhoria de qualidade dos cachos. Os principais tipos de poda são: poda de formação, poda de produção e poda de rejuvenescimento. Podem ser realizadas em qualquer época do ano, mas recomenda-se um intervalo mínimo de 30 a 60 dias entre a colheita e a poda do ciclo seguinte, que é denominado período de repouso. As práticas de poda verde, realizadas durante o ciclo de crescimento vegetativo, reúnem um conjunto de operações feitas na copa da videira para eliminar órgãos, como brotos, sarmentos, ramos, netos, gavinhas e inflorescências.PATRICIA COELHO DE SOUZA LEAO, CPATSA; BRENO LACOURT RODRIGUES, Eng. Agrônomo, M. Sc. Consultor.LEAO, P. C. de S.RODRIGUES, B. L.2016-07-07T11:11:11Z2016-07-07T11:11:11Z2016-07-0720152016-08-22T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInforme Agropecuário, Belo Horizonte, v. 36, n. 289, p. 7-18, 2015.0100-3364http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1048357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:16:35Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1048357Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:16:35falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:16:35Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções de poda e manejo de cacho de uvas de mesa em regiões tropicais.
title Intervenções de poda e manejo de cacho de uvas de mesa em regiões tropicais.
spellingShingle Intervenções de poda e manejo de cacho de uvas de mesa em regiões tropicais.
LEAO, P. C. de S.
Uva de mesa
Videira
Vititucultura
Uva
Poda
Pratica Cultural
Raleio
Vitis Vinifera
Grapes
Pruning
title_short Intervenções de poda e manejo de cacho de uvas de mesa em regiões tropicais.
title_full Intervenções de poda e manejo de cacho de uvas de mesa em regiões tropicais.
title_fullStr Intervenções de poda e manejo de cacho de uvas de mesa em regiões tropicais.
title_full_unstemmed Intervenções de poda e manejo de cacho de uvas de mesa em regiões tropicais.
title_sort Intervenções de poda e manejo de cacho de uvas de mesa em regiões tropicais.
author LEAO, P. C. de S.
author_facet LEAO, P. C. de S.
RODRIGUES, B. L.
author_role author
author2 RODRIGUES, B. L.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PATRICIA COELHO DE SOUZA LEAO, CPATSA; BRENO LACOURT RODRIGUES, Eng. Agrônomo, M. Sc. Consultor.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEAO, P. C. de S.
RODRIGUES, B. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Uva de mesa
Videira
Vititucultura
Uva
Poda
Pratica Cultural
Raleio
Vitis Vinifera
Grapes
Pruning
topic Uva de mesa
Videira
Vititucultura
Uva
Poda
Pratica Cultural
Raleio
Vitis Vinifera
Grapes
Pruning
description A viticultura tropical brasileira caracteriza-se por temperaturas elevadas o ano inteiro, alta insolação e baixa umidade relativa (UR), aliadas à disponibilidade de água para irrigação. Tais características favorecem o desenvolvimento vegetativo das videiras e a colheita em qualquer época do ano, em, pelo menos, duas safras anuais. As principais cultivares são da espécie Vitis vinifera L., para a produção de uvas finas para consumo in natura e elaboração de vinhos e espumantes, e uvas de Vitis labrusca e híbridas, para elaboração de suco. O sistema de produção de uvas de mesa, especialmente em condições tropicais, é complexo e dinâmico e inclui a poda de formação e de frutificação, as operações de poda verde realizadas durante a fase de crescimento vegetativo da planta, bem como as práticas voltadas para a melhoria de qualidade dos cachos. Os principais tipos de poda são: poda de formação, poda de produção e poda de rejuvenescimento. Podem ser realizadas em qualquer época do ano, mas recomenda-se um intervalo mínimo de 30 a 60 dias entre a colheita e a poda do ciclo seguinte, que é denominado período de repouso. As práticas de poda verde, realizadas durante o ciclo de crescimento vegetativo, reúnem um conjunto de operações feitas na copa da videira para eliminar órgãos, como brotos, sarmentos, ramos, netos, gavinhas e inflorescências.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-07-07T11:11:11Z
2016-07-07T11:11:11Z
2016-07-07
2016-08-22T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 36, n. 289, p. 7-18, 2015.
0100-3364
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1048357
identifier_str_mv Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 36, n. 289, p. 7-18, 2015.
0100-3364
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1048357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503423739035648