Formas de fósforo em Luvissolo Crómico Órtico sob sistemas agroflorestais no município de Sobral-CE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOGUEIRA, R. da S.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: OLIVEIRA, T. S. de, MENDONÇA, E. de S., ARAUJO FILHO, J. A. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/659801
Resumo: Objetivamos avaliar as formas de fósforo em sistemas de manejo de solo agrofl orestal e convencional para verifi car a hipótese de que as mesmas sejam alteradas pelo manejo. Foram coletadas, em setembro de 2002, amostras de solo nas profundidades: 0-6; 6-12; 12-20 e 20-40 cm, na Fazenda Crioula, em experimento instalado desde 1997, pertencente ao CNPC EMBRAPA, no município de Sobral-CE. A partir deste projeto foram selecionadas as seguintes áreas: Agrossilvipastoril (AGP), Silvipastoril (SILV), Tradicional 1998 (TR-98), Cultivo Intensivo em Pousio (CIP), Mata Nativa 1 (MN-1) e Mata Nativa 2 (MN-2). As amostras foram submetidas ao fracionamento de fósforo. Os tratamentos foram arranjados em parcelas subdivididas, sendo os sistemas de cultivo defi nidos como a parcela e as quatro profundidades como subparcelas. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com cinco repetições. O agrosilvipastoril apresentou a maior concentração de fósforo total. Este, juntamente com o silvipastoril foram os sistemas de manejo que apresentaram as melhores distribuições das frações inorgânicas e orgânicas de fósforo quando comparado as áreas de mata nativa. Em relação às áreas TR-98 e CI observou-se um elevado percentual na concentração do Pi (H+) e reduzida participação do Po (H+). Estes resultados indicam que a contribuição do reservatório orgânico de P tende a ser esgotado com a continuidade deste uso. Portanto, a partir do fracionamento de P, verifi cou-se que os sistemas agrofl orestais favorecem o aporte de matéria orgânica e os estoques de Po, condicionando uma maior ciclagem deste nutriente no solo.
id EMBR_9d8068e88354ad9ddb444606b9688f8c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/659801
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Formas de fósforo em Luvissolo Crómico Órtico sob sistemas agroflorestais no município de Sobral-CE.FósforoFracionamentoManejo do SoloConservação do SoloSoil conservationObjetivamos avaliar as formas de fósforo em sistemas de manejo de solo agrofl orestal e convencional para verifi car a hipótese de que as mesmas sejam alteradas pelo manejo. Foram coletadas, em setembro de 2002, amostras de solo nas profundidades: 0-6; 6-12; 12-20 e 20-40 cm, na Fazenda Crioula, em experimento instalado desde 1997, pertencente ao CNPC EMBRAPA, no município de Sobral-CE. A partir deste projeto foram selecionadas as seguintes áreas: Agrossilvipastoril (AGP), Silvipastoril (SILV), Tradicional 1998 (TR-98), Cultivo Intensivo em Pousio (CIP), Mata Nativa 1 (MN-1) e Mata Nativa 2 (MN-2). As amostras foram submetidas ao fracionamento de fósforo. Os tratamentos foram arranjados em parcelas subdivididas, sendo os sistemas de cultivo defi nidos como a parcela e as quatro profundidades como subparcelas. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com cinco repetições. O agrosilvipastoril apresentou a maior concentração de fósforo total. Este, juntamente com o silvipastoril foram os sistemas de manejo que apresentaram as melhores distribuições das frações inorgânicas e orgânicas de fósforo quando comparado as áreas de mata nativa. Em relação às áreas TR-98 e CI observou-se um elevado percentual na concentração do Pi (H+) e reduzida participação do Po (H+). Estes resultados indicam que a contribuição do reservatório orgânico de P tende a ser esgotado com a continuidade deste uso. Portanto, a partir do fracionamento de P, verifi cou-se que os sistemas agrofl orestais favorecem o aporte de matéria orgânica e os estoques de Po, condicionando uma maior ciclagem deste nutriente no solo.JOÃO AMBRÓSIO DE ARAÚJO FILHO, CNPC.NOGUEIRA, R. da S.OLIVEIRA, T. S. deMENDONÇA, E. de S.ARAUJO FILHO, J. A. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2010-03-0420082019-09-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Ciência Agronômica, v. 39, n. 4, p. 494-502, out./dez. 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/659801porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:07:00Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/659801Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:07falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:07Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Formas de fósforo em Luvissolo Crómico Órtico sob sistemas agroflorestais no município de Sobral-CE.
title Formas de fósforo em Luvissolo Crómico Órtico sob sistemas agroflorestais no município de Sobral-CE.
spellingShingle Formas de fósforo em Luvissolo Crómico Órtico sob sistemas agroflorestais no município de Sobral-CE.
NOGUEIRA, R. da S.
Fósforo
Fracionamento
Manejo do Solo
Conservação do Solo
Soil conservation
title_short Formas de fósforo em Luvissolo Crómico Órtico sob sistemas agroflorestais no município de Sobral-CE.
title_full Formas de fósforo em Luvissolo Crómico Órtico sob sistemas agroflorestais no município de Sobral-CE.
title_fullStr Formas de fósforo em Luvissolo Crómico Órtico sob sistemas agroflorestais no município de Sobral-CE.
title_full_unstemmed Formas de fósforo em Luvissolo Crómico Órtico sob sistemas agroflorestais no município de Sobral-CE.
title_sort Formas de fósforo em Luvissolo Crómico Órtico sob sistemas agroflorestais no município de Sobral-CE.
author NOGUEIRA, R. da S.
author_facet NOGUEIRA, R. da S.
OLIVEIRA, T. S. de
MENDONÇA, E. de S.
ARAUJO FILHO, J. A. de
author_role author
author2 OLIVEIRA, T. S. de
MENDONÇA, E. de S.
ARAUJO FILHO, J. A. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOÃO AMBRÓSIO DE ARAÚJO FILHO, CNPC.
dc.contributor.author.fl_str_mv NOGUEIRA, R. da S.
OLIVEIRA, T. S. de
MENDONÇA, E. de S.
ARAUJO FILHO, J. A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Fósforo
Fracionamento
Manejo do Solo
Conservação do Solo
Soil conservation
topic Fósforo
Fracionamento
Manejo do Solo
Conservação do Solo
Soil conservation
description Objetivamos avaliar as formas de fósforo em sistemas de manejo de solo agrofl orestal e convencional para verifi car a hipótese de que as mesmas sejam alteradas pelo manejo. Foram coletadas, em setembro de 2002, amostras de solo nas profundidades: 0-6; 6-12; 12-20 e 20-40 cm, na Fazenda Crioula, em experimento instalado desde 1997, pertencente ao CNPC EMBRAPA, no município de Sobral-CE. A partir deste projeto foram selecionadas as seguintes áreas: Agrossilvipastoril (AGP), Silvipastoril (SILV), Tradicional 1998 (TR-98), Cultivo Intensivo em Pousio (CIP), Mata Nativa 1 (MN-1) e Mata Nativa 2 (MN-2). As amostras foram submetidas ao fracionamento de fósforo. Os tratamentos foram arranjados em parcelas subdivididas, sendo os sistemas de cultivo defi nidos como a parcela e as quatro profundidades como subparcelas. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com cinco repetições. O agrosilvipastoril apresentou a maior concentração de fósforo total. Este, juntamente com o silvipastoril foram os sistemas de manejo que apresentaram as melhores distribuições das frações inorgânicas e orgânicas de fósforo quando comparado as áreas de mata nativa. Em relação às áreas TR-98 e CI observou-se um elevado percentual na concentração do Pi (H+) e reduzida participação do Po (H+). Estes resultados indicam que a contribuição do reservatório orgânico de P tende a ser esgotado com a continuidade deste uso. Portanto, a partir do fracionamento de P, verifi cou-se que os sistemas agrofl orestais favorecem o aporte de matéria orgânica e os estoques de Po, condicionando uma maior ciclagem deste nutriente no solo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2010-03-04
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2019-09-25T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica, v. 39, n. 4, p. 494-502, out./dez. 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/659801
identifier_str_mv Revista Ciência Agronômica, v. 39, n. 4, p. 494-502, out./dez. 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/659801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503322589200384