Degradabilidade ruminal e valor nutritivo da maniçoba ensilada com níveis do resíduo vitivinícola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, T. M.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ARAUJO, G. G. L. de, OLIVEIRA, R. L., DANTAS, F. R., BAGALDO, A. R., MENEZES, D. R., GARCEZ NETO, A. F., FERREIRA, G. D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149266
Resumo: Foi avaliado o melhor nível de inclusão do resíduo vitivinícola (0, 8, 16 e 24%) como aditivo na silagem de maniçoba, através da degradabilidade in situ, estimativa das frações energéticas (NDT, ED, EM, ELg e ELm) e índice de valor forrageiro (IVF). O experimento foi conduzido na Embrapa Semi-árido, em Petrolina, Estado de Pernambuco. Para a degradabilidade in situ utilizou-se quatro ovinos com fístulas ruminais, com tempo de incubação de 0, 3, 6, 24, 48 e 72 horas. Utilizou-se o delineamento experimental quadrado latino com quatro animais, quatro tratamentos e quatro períodos de coleta. As estimativas energéticas foram determinadas por meio de equações de predição com base na composição química. O IVF foi determinado com base nas estimativas do consumo e digestibilidade que tem como fatores os teores de fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido do alimento. A fração prontamente solúvel (a) reduziu linearmente com adição do resíduo vitivinícola enquanto que, os parâmetros b e c não foram influenciados. A degradabilidade potencial e efetiva com taxas de passagem de 2, 5 e 8%/h, assim como os valores energéticos e o IVF foram influenciados negativamente com a inclusão dos diferentes níveis de resíduos na silagem, indicando que o seu emprego como aditivo no processo de confecção de silagem de maniçoba não é viável.
id EMBR_9e61bcc7c0fb407c5a754f88ebec6b9e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149266
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Degradabilidade ruminal e valor nutritivo da maniçoba ensilada com níveis do resíduo vitivinícola.Degradabilidade ruminalAvaliação de forragensPequenos ruminantesForragemOvinoCaatingaEnergiaManiçobaSheepFoi avaliado o melhor nível de inclusão do resíduo vitivinícola (0, 8, 16 e 24%) como aditivo na silagem de maniçoba, através da degradabilidade in situ, estimativa das frações energéticas (NDT, ED, EM, ELg e ELm) e índice de valor forrageiro (IVF). O experimento foi conduzido na Embrapa Semi-árido, em Petrolina, Estado de Pernambuco. Para a degradabilidade in situ utilizou-se quatro ovinos com fístulas ruminais, com tempo de incubação de 0, 3, 6, 24, 48 e 72 horas. Utilizou-se o delineamento experimental quadrado latino com quatro animais, quatro tratamentos e quatro períodos de coleta. As estimativas energéticas foram determinadas por meio de equações de predição com base na composição química. O IVF foi determinado com base nas estimativas do consumo e digestibilidade que tem como fatores os teores de fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido do alimento. A fração prontamente solúvel (a) reduziu linearmente com adição do resíduo vitivinícola enquanto que, os parâmetros b e c não foram influenciados. A degradabilidade potencial e efetiva com taxas de passagem de 2, 5 e 8%/h, assim como os valores energéticos e o IVF foram influenciados negativamente com a inclusão dos diferentes níveis de resíduos na silagem, indicando que o seu emprego como aditivo no processo de confecção de silagem de maniçoba não é viável.T. M. SILVA, Universidade Federal da Bahia; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; R. L. OLIVEIRA, Universidade Federal da Bahia; FABIABA RODRIGUES DANTAS; A. R. BAGALDO, Universidade Federal da Bahia; D. R. MENEZES; A. F. GARCEZ NETO; G. D. FERREIRA.SILVA, T. M.ARAUJO, G. G. L. deOLIVEIRA, R. L.DANTAS, F. R.BAGALDO, A. R.MENEZES, D. R.GARCEZ NETO, A. F.FERREIRA, G. D.2022-12-06T19:01:19Z2022-12-06T19:01:19Z2022-12-062011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleArchivos de Zootecnia, v. 60, p. 93-103, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-12-06T19:01:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149266Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-12-06T19:01:19falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-12-06T19:01:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Degradabilidade ruminal e valor nutritivo da maniçoba ensilada com níveis do resíduo vitivinícola.
title Degradabilidade ruminal e valor nutritivo da maniçoba ensilada com níveis do resíduo vitivinícola.
spellingShingle Degradabilidade ruminal e valor nutritivo da maniçoba ensilada com níveis do resíduo vitivinícola.
SILVA, T. M.
Degradabilidade ruminal
Avaliação de forragens
Pequenos ruminantes
Forragem
Ovino
Caatinga
Energia
Maniçoba
Sheep
title_short Degradabilidade ruminal e valor nutritivo da maniçoba ensilada com níveis do resíduo vitivinícola.
title_full Degradabilidade ruminal e valor nutritivo da maniçoba ensilada com níveis do resíduo vitivinícola.
title_fullStr Degradabilidade ruminal e valor nutritivo da maniçoba ensilada com níveis do resíduo vitivinícola.
title_full_unstemmed Degradabilidade ruminal e valor nutritivo da maniçoba ensilada com níveis do resíduo vitivinícola.
title_sort Degradabilidade ruminal e valor nutritivo da maniçoba ensilada com níveis do resíduo vitivinícola.
author SILVA, T. M.
author_facet SILVA, T. M.
ARAUJO, G. G. L. de
OLIVEIRA, R. L.
DANTAS, F. R.
BAGALDO, A. R.
MENEZES, D. R.
GARCEZ NETO, A. F.
FERREIRA, G. D.
author_role author
author2 ARAUJO, G. G. L. de
OLIVEIRA, R. L.
DANTAS, F. R.
BAGALDO, A. R.
MENEZES, D. R.
GARCEZ NETO, A. F.
FERREIRA, G. D.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv T. M. SILVA, Universidade Federal da Bahia; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; R. L. OLIVEIRA, Universidade Federal da Bahia; FABIABA RODRIGUES DANTAS; A. R. BAGALDO, Universidade Federal da Bahia; D. R. MENEZES; A. F. GARCEZ NETO; G. D. FERREIRA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, T. M.
ARAUJO, G. G. L. de
OLIVEIRA, R. L.
DANTAS, F. R.
BAGALDO, A. R.
MENEZES, D. R.
GARCEZ NETO, A. F.
FERREIRA, G. D.
dc.subject.por.fl_str_mv Degradabilidade ruminal
Avaliação de forragens
Pequenos ruminantes
Forragem
Ovino
Caatinga
Energia
Maniçoba
Sheep
topic Degradabilidade ruminal
Avaliação de forragens
Pequenos ruminantes
Forragem
Ovino
Caatinga
Energia
Maniçoba
Sheep
description Foi avaliado o melhor nível de inclusão do resíduo vitivinícola (0, 8, 16 e 24%) como aditivo na silagem de maniçoba, através da degradabilidade in situ, estimativa das frações energéticas (NDT, ED, EM, ELg e ELm) e índice de valor forrageiro (IVF). O experimento foi conduzido na Embrapa Semi-árido, em Petrolina, Estado de Pernambuco. Para a degradabilidade in situ utilizou-se quatro ovinos com fístulas ruminais, com tempo de incubação de 0, 3, 6, 24, 48 e 72 horas. Utilizou-se o delineamento experimental quadrado latino com quatro animais, quatro tratamentos e quatro períodos de coleta. As estimativas energéticas foram determinadas por meio de equações de predição com base na composição química. O IVF foi determinado com base nas estimativas do consumo e digestibilidade que tem como fatores os teores de fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido do alimento. A fração prontamente solúvel (a) reduziu linearmente com adição do resíduo vitivinícola enquanto que, os parâmetros b e c não foram influenciados. A degradabilidade potencial e efetiva com taxas de passagem de 2, 5 e 8%/h, assim como os valores energéticos e o IVF foram influenciados negativamente com a inclusão dos diferentes níveis de resíduos na silagem, indicando que o seu emprego como aditivo no processo de confecção de silagem de maniçoba não é viável.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2022-12-06T19:01:19Z
2022-12-06T19:01:19Z
2022-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Archivos de Zootecnia, v. 60, p. 93-103, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149266
identifier_str_mv Archivos de Zootecnia, v. 60, p. 93-103, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503535593783296