Fungicidas no controle de fusariose do abacaxi no estado de Tocantins, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOGUEIRA, S. R.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: LIMA, F. S. O, ROCHA, E. M., ARAÚJO, D. H. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007590
Resumo: O cultivo de abacaxi tem grande importância econômica no Tocantins, com alta percentagem no PIB. Contudo, desde 1998, quando a fusariose foi relatada, as plantações sofrem perdas significativas na produção. Várias têm sido as medidas adotadas no controle da doença. Neste trabalho foram avaliados os fungicidas azoxistrobina+ciproconazol, carboxina+tirame, tebuconazol e tiofanato-metilo em diferentes concentrações para o controle da fusariose em ensaios de campo e in vitro. Os resultados mostraram que os fungicidas foram eficientes no controle da doença no campo. Não foi detetada nenhuma resistência dos isolados do fungo aos fungicidas avaliados, e as menores concentrações dos produtos inibiram totalmente o crescimento micelial. Os resultados mostraram também que houve efeito negativo na utilização de alguns fungicidas e dosagens sobre características agronômicas importantes na comercialização, como tamanho, peso e aparência dos frutos, o que pode interferir na qualidade e consequentemente, na produtividade total. Em síntese, é necessário a adoção de um conjunto de medidas no controle da fusariose e a expansão de práticas de gestão integradas é indispensável para a manutenção da atividade na região, devendo ser incluído o controle químico quando realmente necessário.
id EMBR_9fb1ad55b1077b63830cd4e5abfc66e1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1007590
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Fungicidas no controle de fusariose do abacaxi no estado de Tocantins, Brasil.Control químicoEnfermedades y desórdenes de las plantasPiñasDoença de plantaAbacaxiAnanás comosusFungoFusarioseControle químicoFungicidaPlant diseases and disordersPineapplesFungiChemical controlFungicidesFusarium subglutinansO cultivo de abacaxi tem grande importância econômica no Tocantins, com alta percentagem no PIB. Contudo, desde 1998, quando a fusariose foi relatada, as plantações sofrem perdas significativas na produção. Várias têm sido as medidas adotadas no controle da doença. Neste trabalho foram avaliados os fungicidas azoxistrobina+ciproconazol, carboxina+tirame, tebuconazol e tiofanato-metilo em diferentes concentrações para o controle da fusariose em ensaios de campo e in vitro. Os resultados mostraram que os fungicidas foram eficientes no controle da doença no campo. Não foi detetada nenhuma resistência dos isolados do fungo aos fungicidas avaliados, e as menores concentrações dos produtos inibiram totalmente o crescimento micelial. Os resultados mostraram também que houve efeito negativo na utilização de alguns fungicidas e dosagens sobre características agronômicas importantes na comercialização, como tamanho, peso e aparência dos frutos, o que pode interferir na qualidade e consequentemente, na produtividade total. Em síntese, é necessário a adoção de um conjunto de medidas no controle da fusariose e a expansão de práticas de gestão integradas é indispensável para a manutenção da atividade na região, devendo ser incluído o controle químico quando realmente necessário.SONIA REGINA NOGUEIRA, CPAF-AC; FÁBIA S. O. LIMA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; EDIVAN M. ROCHA, TOAGRO - Assessoria e Consultoria em Agronegócio; DIEGO H. M. ARAÚJO, ADAPEC - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins.NOGUEIRA, S. R.LIMA, F. S. OROCHA, E. M.ARAÚJO, D. H. M.2015-02-03T11:11:11Z2015-02-03T11:11:11Z2015-02-0320142019-01-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Ciências Agrárias, Lisboa, v. 37, n.4, p. 447-455, 2014.0871-018Xhttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:25:35Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1007590Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:25:35falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:25:35Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Fungicidas no controle de fusariose do abacaxi no estado de Tocantins, Brasil.
title Fungicidas no controle de fusariose do abacaxi no estado de Tocantins, Brasil.
spellingShingle Fungicidas no controle de fusariose do abacaxi no estado de Tocantins, Brasil.
NOGUEIRA, S. R.
Control químico
Enfermedades y desórdenes de las plantas
Piñas
Doença de planta
Abacaxi
Ananás comosus
Fungo
Fusariose
Controle químico
Fungicida
Plant diseases and disorders
Pineapples
Fungi
Chemical control
Fungicides
Fusarium subglutinans
title_short Fungicidas no controle de fusariose do abacaxi no estado de Tocantins, Brasil.
title_full Fungicidas no controle de fusariose do abacaxi no estado de Tocantins, Brasil.
title_fullStr Fungicidas no controle de fusariose do abacaxi no estado de Tocantins, Brasil.
title_full_unstemmed Fungicidas no controle de fusariose do abacaxi no estado de Tocantins, Brasil.
title_sort Fungicidas no controle de fusariose do abacaxi no estado de Tocantins, Brasil.
author NOGUEIRA, S. R.
author_facet NOGUEIRA, S. R.
LIMA, F. S. O
ROCHA, E. M.
ARAÚJO, D. H. M.
author_role author
author2 LIMA, F. S. O
ROCHA, E. M.
ARAÚJO, D. H. M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SONIA REGINA NOGUEIRA, CPAF-AC; FÁBIA S. O. LIMA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; EDIVAN M. ROCHA, TOAGRO - Assessoria e Consultoria em Agronegócio; DIEGO H. M. ARAÚJO, ADAPEC - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins.
dc.contributor.author.fl_str_mv NOGUEIRA, S. R.
LIMA, F. S. O
ROCHA, E. M.
ARAÚJO, D. H. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Control químico
Enfermedades y desórdenes de las plantas
Piñas
Doença de planta
Abacaxi
Ananás comosus
Fungo
Fusariose
Controle químico
Fungicida
Plant diseases and disorders
Pineapples
Fungi
Chemical control
Fungicides
Fusarium subglutinans
topic Control químico
Enfermedades y desórdenes de las plantas
Piñas
Doença de planta
Abacaxi
Ananás comosus
Fungo
Fusariose
Controle químico
Fungicida
Plant diseases and disorders
Pineapples
Fungi
Chemical control
Fungicides
Fusarium subglutinans
description O cultivo de abacaxi tem grande importância econômica no Tocantins, com alta percentagem no PIB. Contudo, desde 1998, quando a fusariose foi relatada, as plantações sofrem perdas significativas na produção. Várias têm sido as medidas adotadas no controle da doença. Neste trabalho foram avaliados os fungicidas azoxistrobina+ciproconazol, carboxina+tirame, tebuconazol e tiofanato-metilo em diferentes concentrações para o controle da fusariose em ensaios de campo e in vitro. Os resultados mostraram que os fungicidas foram eficientes no controle da doença no campo. Não foi detetada nenhuma resistência dos isolados do fungo aos fungicidas avaliados, e as menores concentrações dos produtos inibiram totalmente o crescimento micelial. Os resultados mostraram também que houve efeito negativo na utilização de alguns fungicidas e dosagens sobre características agronômicas importantes na comercialização, como tamanho, peso e aparência dos frutos, o que pode interferir na qualidade e consequentemente, na produtividade total. Em síntese, é necessário a adoção de um conjunto de medidas no controle da fusariose e a expansão de práticas de gestão integradas é indispensável para a manutenção da atividade na região, devendo ser incluído o controle químico quando realmente necessário.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-03T11:11:11Z
2015-02-03T11:11:11Z
2015-02-03
2019-01-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Ciências Agrárias, Lisboa, v. 37, n.4, p. 447-455, 2014.
0871-018X
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007590
identifier_str_mv Revista de Ciências Agrárias, Lisboa, v. 37, n.4, p. 447-455, 2014.
0871-018X
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503401935994880