Alternativas para o controle de nematoides gastrintestinais de pequenos ruminantes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOLENTO, M. B.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: VERÍSSIMO, C. J., AMARANTE, A. T., WYK, J. A. van, CHAGAS, A. C. de S., ARAÚJO, J. V. de, BORGES, F. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973405
Resumo: A criação de ovinos e caprinos depende de um manejo eficiente, devido, principalmente, ao prejuízo causado por parasitos em animais susceptíveis. Vários fatores colaboram para que os animais tolerem as infecções parasitárias, como: genética, nutrição, estado fisiológico e idade. O grave problema causado pela resistência anti-helmíntica promoveu a difusão de técnicas alternativas de controle parasitário. Dentre essas novas estratégias incluem-se a adoção do tratamento parcial seletivo com o método FAMACHA, fitoterapia, controle biológico com o uso de fungos nematófagos e estratégias que ainda necessitam de mais dados como a homeopatia, a diluição da resistência com a introdução de parasitos sensíveis e a combinação de produtos químicos sem efeito antiparasitário. O objetivo central destes métodos é reduzir o uso de antiparasitários, retardando o desenvolvimento da resistência, e promover melhor utilização de produtos ainda eficazes na propriedade e de novos produtos que venham a ser lançados. Este artigo abordará as técnicas descritas acima para o controle de nematoides de pequenos ruminantes e é direcionado aos técnicos interessados em ampliar seu conhecimento sobre os mecanismos de resistência dos parasitos aos anti-helmínticos e de alternativas ao uso desses produtos.
id EMBR_9ffa6f867757f5ef03e378a170c05214
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/973405
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Alternativas para o controle de nematoides gastrintestinais de pequenos ruminantes.FamachaResistência parasitáriaAnti-HelmínticoControle BiológicoFitoterapiaHomeopatiaA criação de ovinos e caprinos depende de um manejo eficiente, devido, principalmente, ao prejuízo causado por parasitos em animais susceptíveis. Vários fatores colaboram para que os animais tolerem as infecções parasitárias, como: genética, nutrição, estado fisiológico e idade. O grave problema causado pela resistência anti-helmíntica promoveu a difusão de técnicas alternativas de controle parasitário. Dentre essas novas estratégias incluem-se a adoção do tratamento parcial seletivo com o método FAMACHA, fitoterapia, controle biológico com o uso de fungos nematófagos e estratégias que ainda necessitam de mais dados como a homeopatia, a diluição da resistência com a introdução de parasitos sensíveis e a combinação de produtos químicos sem efeito antiparasitário. O objetivo central destes métodos é reduzir o uso de antiparasitários, retardando o desenvolvimento da resistência, e promover melhor utilização de produtos ainda eficazes na propriedade e de novos produtos que venham a ser lançados. Este artigo abordará as técnicas descritas acima para o controle de nematoides de pequenos ruminantes e é direcionado aos técnicos interessados em ampliar seu conhecimento sobre os mecanismos de resistência dos parasitos aos anti-helmínticos e de alternativas ao uso desses produtos.M. B. MOLENTO, Universidade Federal do ParanáC .J. VERÍSSIMO, Instituto de ZootecniaA. T. AMARANTE, Universidade Estadual PaulistaJ. A. VAN WYK, University of PretoriaANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSEJ. V. DE ARAÚJO, Universidade Federal de ViçosaF. A. BORGES, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.MOLENTO, M. B.VERÍSSIMO, C. J.AMARANTE, A. T.WYK, J. A. vanCHAGAS, A. C. de S.ARAÚJO, J. V. deBORGES, F. A.2013-12-10T11:11:11Z2013-12-10T11:11:11Z2013-12-1020132016-03-01T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleArquivos do Instituto Biológico, v. 80, n. 2, p. 253-263, abr./jun., 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973405porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:06:54Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/973405Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:06:54falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:06:54Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Alternativas para o controle de nematoides gastrintestinais de pequenos ruminantes.
title Alternativas para o controle de nematoides gastrintestinais de pequenos ruminantes.
spellingShingle Alternativas para o controle de nematoides gastrintestinais de pequenos ruminantes.
MOLENTO, M. B.
Famacha
Resistência parasitária
Anti-Helmíntico
Controle Biológico
Fitoterapia
Homeopatia
title_short Alternativas para o controle de nematoides gastrintestinais de pequenos ruminantes.
title_full Alternativas para o controle de nematoides gastrintestinais de pequenos ruminantes.
title_fullStr Alternativas para o controle de nematoides gastrintestinais de pequenos ruminantes.
title_full_unstemmed Alternativas para o controle de nematoides gastrintestinais de pequenos ruminantes.
title_sort Alternativas para o controle de nematoides gastrintestinais de pequenos ruminantes.
author MOLENTO, M. B.
author_facet MOLENTO, M. B.
VERÍSSIMO, C. J.
AMARANTE, A. T.
WYK, J. A. van
CHAGAS, A. C. de S.
ARAÚJO, J. V. de
BORGES, F. A.
author_role author
author2 VERÍSSIMO, C. J.
AMARANTE, A. T.
WYK, J. A. van
CHAGAS, A. C. de S.
ARAÚJO, J. V. de
BORGES, F. A.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv M. B. MOLENTO, Universidade Federal do Paraná
C .J. VERÍSSIMO, Instituto de Zootecnia
A. T. AMARANTE, Universidade Estadual Paulista
J. A. VAN WYK, University of Pretoria
ANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSE
J. V. DE ARAÚJO, Universidade Federal de Viçosa
F. A. BORGES, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOLENTO, M. B.
VERÍSSIMO, C. J.
AMARANTE, A. T.
WYK, J. A. van
CHAGAS, A. C. de S.
ARAÚJO, J. V. de
BORGES, F. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Famacha
Resistência parasitária
Anti-Helmíntico
Controle Biológico
Fitoterapia
Homeopatia
topic Famacha
Resistência parasitária
Anti-Helmíntico
Controle Biológico
Fitoterapia
Homeopatia
description A criação de ovinos e caprinos depende de um manejo eficiente, devido, principalmente, ao prejuízo causado por parasitos em animais susceptíveis. Vários fatores colaboram para que os animais tolerem as infecções parasitárias, como: genética, nutrição, estado fisiológico e idade. O grave problema causado pela resistência anti-helmíntica promoveu a difusão de técnicas alternativas de controle parasitário. Dentre essas novas estratégias incluem-se a adoção do tratamento parcial seletivo com o método FAMACHA, fitoterapia, controle biológico com o uso de fungos nematófagos e estratégias que ainda necessitam de mais dados como a homeopatia, a diluição da resistência com a introdução de parasitos sensíveis e a combinação de produtos químicos sem efeito antiparasitário. O objetivo central destes métodos é reduzir o uso de antiparasitários, retardando o desenvolvimento da resistência, e promover melhor utilização de produtos ainda eficazes na propriedade e de novos produtos que venham a ser lançados. Este artigo abordará as técnicas descritas acima para o controle de nematoides de pequenos ruminantes e é direcionado aos técnicos interessados em ampliar seu conhecimento sobre os mecanismos de resistência dos parasitos aos anti-helmínticos e de alternativas ao uso desses produtos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-10T11:11:11Z
2013-12-10T11:11:11Z
2013-12-10
2013
2016-03-01T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Arquivos do Instituto Biológico, v. 80, n. 2, p. 253-263, abr./jun., 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973405
identifier_str_mv Arquivos do Instituto Biológico, v. 80, n. 2, p. 253-263, abr./jun., 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503384231837696