Incidência e produção de esclerócios e mofo branco em diferentes híbridos de canola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TCHUVAIFF, J.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137941
Resumo: Como todas a culturas, a canola possui determinadas doenças que surgem com maiores incidências, como o caso do mofo-branco, doença fúngica, causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum. O cultivo da canola no Brasil, considerando-se as áreas de produção em todos os estados brasileiros alcança aproximadamente 33,9 mil hectares cultivados. O objetivo do trabalho foi quantificar a incidência e produção de esclerócios do mofo branco em diferentes híbridos de canola. O experimento foi desenvolvido na safra agrícola 2018, na fazenda experimental no Centro Universitário Vale do Iguaçu-Uniguaçu, no município de União da Vitória-PR, o delineamento experimental foi de blocos ao acaso, sendo 4 blocos com 5 parcelas cada, totalizando 20 parcelas, compostas pelos híbridos Diamond, Hyola 61, Hyola 575, Hyola 433 e Alht B4. De cada parcela foram avaliadas 50 plantas aleatórias, nas linhas centrais das mesmas. Ambas as épocas de semeadura apresentaram diferenças estatísticas as avaliações quanto a incidência do mofo-branco, e em relação ao número de esclerócios produzidos houve diferença estatística significativa entre os híbridos, destacando os híbridos Diamont e Alth B4 com o maior número de esclerócios produzidos. A ocorrência e a produção de esclerócios são atributos relacionados ao material genético.
id EMBR_a036aca2af44514929156c443672cd16
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1137941
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Incidência e produção de esclerócios e mofo branco em diferentes híbridos de canola.Intensidade da doençaBrassica NapusBrassica RapaSclerotinia SclerotiorumBrassica napus var. napusComo todas a culturas, a canola possui determinadas doenças que surgem com maiores incidências, como o caso do mofo-branco, doença fúngica, causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum. O cultivo da canola no Brasil, considerando-se as áreas de produção em todos os estados brasileiros alcança aproximadamente 33,9 mil hectares cultivados. O objetivo do trabalho foi quantificar a incidência e produção de esclerócios do mofo branco em diferentes híbridos de canola. O experimento foi desenvolvido na safra agrícola 2018, na fazenda experimental no Centro Universitário Vale do Iguaçu-Uniguaçu, no município de União da Vitória-PR, o delineamento experimental foi de blocos ao acaso, sendo 4 blocos com 5 parcelas cada, totalizando 20 parcelas, compostas pelos híbridos Diamond, Hyola 61, Hyola 575, Hyola 433 e Alht B4. De cada parcela foram avaliadas 50 plantas aleatórias, nas linhas centrais das mesmas. Ambas as épocas de semeadura apresentaram diferenças estatísticas as avaliações quanto a incidência do mofo-branco, e em relação ao número de esclerócios produzidos houve diferença estatística significativa entre os híbridos, destacando os híbridos Diamont e Alth B4 com o maior número de esclerócios produzidos. A ocorrência e a produção de esclerócios são atributos relacionados ao material genético.Trabalho de Conclusão de Curso realizado na área de Agronomia apresentado na disciplina de Estágio Supervisionado III (profissionalizante), do Curso de Agronomia, do Centro Universitário Vale do Iguaçu de União da Vitória, como requisito para obtenção de título de Bacharel em Agronomia. Orientador: Prof. Dr. Anderson L. D.Danelli e coorientador Jorge Alberto e Gouvea (CNPT)JEFERSON TCHUVAIFF, CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO IGUAÇU – UNIGUAÇU CURSO DE AGRONOMIA.TCHUVAIFF, J.2021-12-16T12:13:43Z2021-12-16T12:13:43Z2021-12-162019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2019.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137941porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-12-16T12:13:51Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1137941Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-12-16T12:13:51falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-12-16T12:13:51Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Incidência e produção de esclerócios e mofo branco em diferentes híbridos de canola.
title Incidência e produção de esclerócios e mofo branco em diferentes híbridos de canola.
spellingShingle Incidência e produção de esclerócios e mofo branco em diferentes híbridos de canola.
TCHUVAIFF, J.
Intensidade da doença
Brassica Napus
Brassica Rapa
Sclerotinia Sclerotiorum
Brassica napus var. napus
title_short Incidência e produção de esclerócios e mofo branco em diferentes híbridos de canola.
title_full Incidência e produção de esclerócios e mofo branco em diferentes híbridos de canola.
title_fullStr Incidência e produção de esclerócios e mofo branco em diferentes híbridos de canola.
title_full_unstemmed Incidência e produção de esclerócios e mofo branco em diferentes híbridos de canola.
title_sort Incidência e produção de esclerócios e mofo branco em diferentes híbridos de canola.
author TCHUVAIFF, J.
author_facet TCHUVAIFF, J.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JEFERSON TCHUVAIFF, CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO IGUAÇU – UNIGUAÇU CURSO DE AGRONOMIA.
dc.contributor.author.fl_str_mv TCHUVAIFF, J.
dc.subject.por.fl_str_mv Intensidade da doença
Brassica Napus
Brassica Rapa
Sclerotinia Sclerotiorum
Brassica napus var. napus
topic Intensidade da doença
Brassica Napus
Brassica Rapa
Sclerotinia Sclerotiorum
Brassica napus var. napus
description Como todas a culturas, a canola possui determinadas doenças que surgem com maiores incidências, como o caso do mofo-branco, doença fúngica, causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum. O cultivo da canola no Brasil, considerando-se as áreas de produção em todos os estados brasileiros alcança aproximadamente 33,9 mil hectares cultivados. O objetivo do trabalho foi quantificar a incidência e produção de esclerócios do mofo branco em diferentes híbridos de canola. O experimento foi desenvolvido na safra agrícola 2018, na fazenda experimental no Centro Universitário Vale do Iguaçu-Uniguaçu, no município de União da Vitória-PR, o delineamento experimental foi de blocos ao acaso, sendo 4 blocos com 5 parcelas cada, totalizando 20 parcelas, compostas pelos híbridos Diamond, Hyola 61, Hyola 575, Hyola 433 e Alht B4. De cada parcela foram avaliadas 50 plantas aleatórias, nas linhas centrais das mesmas. Ambas as épocas de semeadura apresentaram diferenças estatísticas as avaliações quanto a incidência do mofo-branco, e em relação ao número de esclerócios produzidos houve diferença estatística significativa entre os híbridos, destacando os híbridos Diamont e Alth B4 com o maior número de esclerócios produzidos. A ocorrência e a produção de esclerócios são atributos relacionados ao material genético.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-12-16T12:13:43Z
2021-12-16T12:13:43Z
2021-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2019.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137941
identifier_str_mv 2019.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503514682032128