Efeito da aplicação dos remineralizadores no solo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, E. S.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: HARDOIM, P. R., MARTINS, E. de S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156814
Resumo: Resumo - Os remineralizadores são insumos acessíveis aos agricultores. No Brasil, cerca de 5 milhões de hectares já receberam os remineralizadores, os quais têm apresentado resultados consistentes em campo. Os mecanismos de como funcionam os remineralizadores no solo ainda dependem de muito estudo, porém um conjunto de resultados de pesquisas permite conceber um modelo a ser testado. A integração de processos envolvidos inclui respostas das comunidades de microrganismos do solo à adição de minerais primários, quais sejam: crescimento radicular vigoroso das culturas, aumento do potencial de intemperismo de minerais, com consequente liberação de nutrientes, e formação de minerais secundários com superfícies ativas, resultando em agregados, fundamentais para a manutenção e para o aumento da matriz organomineral no solo. Solos tropicais pobres em minerais novos e nutrientes são mais responsivos, o que pode ser potencializado pela redução de pesticidas que comprometem a vida no solo e pelo uso de culturas de cobertura que colaboram para a diversidade e para o aporte de carbono. Os remineralizadores, pela ampla disponibilidade nas regiões agrícolas e pelos resultados agronômicos apresentados, devem ser tratados como recurso estratégico do Agro brasileiro.
id EMBR_a5f6b4785718c42752c585229094e393
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1156814
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito da aplicação dos remineralizadores no solo.Pó de rochaInsumo agrícolaMineral silicáticoSolo TropicalResumo - Os remineralizadores são insumos acessíveis aos agricultores. No Brasil, cerca de 5 milhões de hectares já receberam os remineralizadores, os quais têm apresentado resultados consistentes em campo. Os mecanismos de como funcionam os remineralizadores no solo ainda dependem de muito estudo, porém um conjunto de resultados de pesquisas permite conceber um modelo a ser testado. A integração de processos envolvidos inclui respostas das comunidades de microrganismos do solo à adição de minerais primários, quais sejam: crescimento radicular vigoroso das culturas, aumento do potencial de intemperismo de minerais, com consequente liberação de nutrientes, e formação de minerais secundários com superfícies ativas, resultando em agregados, fundamentais para a manutenção e para o aumento da matriz organomineral no solo. Solos tropicais pobres em minerais novos e nutrientes são mais responsivos, o que pode ser potencializado pela redução de pesticidas que comprometem a vida no solo e pelo uso de culturas de cobertura que colaboram para a diversidade e para o aporte de carbono. Os remineralizadores, pela ampla disponibilidade nas regiões agrícolas e pelos resultados agronômicos apresentados, devem ser tratados como recurso estratégico do Agro brasileiro.EDUARDO DE SOUZA MARTINS, GAAS; PABLO RODRIGO HARDOIM, Trópica Serviços Agropecuários; EDER DE SOUZA MARTINS, CPAC.MARTINS, E. S.HARDOIM, P. R.MARTINS, E. de S.2023-09-20T19:24:35Z2023-09-20T19:24:35Z2023-09-202023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInforme Agropecuário, v. 44, n. 321, p. 49-56, 2023.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-09-20T19:24:35Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1156814Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-09-20T19:24:35falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-09-20T19:24:35Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da aplicação dos remineralizadores no solo.
title Efeito da aplicação dos remineralizadores no solo.
spellingShingle Efeito da aplicação dos remineralizadores no solo.
MARTINS, E. S.
Pó de rocha
Insumo agrícola
Mineral silicático
Solo Tropical
title_short Efeito da aplicação dos remineralizadores no solo.
title_full Efeito da aplicação dos remineralizadores no solo.
title_fullStr Efeito da aplicação dos remineralizadores no solo.
title_full_unstemmed Efeito da aplicação dos remineralizadores no solo.
title_sort Efeito da aplicação dos remineralizadores no solo.
author MARTINS, E. S.
author_facet MARTINS, E. S.
HARDOIM, P. R.
MARTINS, E. de S.
author_role author
author2 HARDOIM, P. R.
MARTINS, E. de S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EDUARDO DE SOUZA MARTINS, GAAS; PABLO RODRIGO HARDOIM, Trópica Serviços Agropecuários; EDER DE SOUZA MARTINS, CPAC.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, E. S.
HARDOIM, P. R.
MARTINS, E. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Pó de rocha
Insumo agrícola
Mineral silicático
Solo Tropical
topic Pó de rocha
Insumo agrícola
Mineral silicático
Solo Tropical
description Resumo - Os remineralizadores são insumos acessíveis aos agricultores. No Brasil, cerca de 5 milhões de hectares já receberam os remineralizadores, os quais têm apresentado resultados consistentes em campo. Os mecanismos de como funcionam os remineralizadores no solo ainda dependem de muito estudo, porém um conjunto de resultados de pesquisas permite conceber um modelo a ser testado. A integração de processos envolvidos inclui respostas das comunidades de microrganismos do solo à adição de minerais primários, quais sejam: crescimento radicular vigoroso das culturas, aumento do potencial de intemperismo de minerais, com consequente liberação de nutrientes, e formação de minerais secundários com superfícies ativas, resultando em agregados, fundamentais para a manutenção e para o aumento da matriz organomineral no solo. Solos tropicais pobres em minerais novos e nutrientes são mais responsivos, o que pode ser potencializado pela redução de pesticidas que comprometem a vida no solo e pelo uso de culturas de cobertura que colaboram para a diversidade e para o aporte de carbono. Os remineralizadores, pela ampla disponibilidade nas regiões agrícolas e pelos resultados agronômicos apresentados, devem ser tratados como recurso estratégico do Agro brasileiro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-20T19:24:35Z
2023-09-20T19:24:35Z
2023-09-20
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informe Agropecuário, v. 44, n. 321, p. 49-56, 2023.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156814
identifier_str_mv Informe Agropecuário, v. 44, n. 321, p. 49-56, 2023.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503549779968000