Atividade antioxidante e fitoquímicos em frutos de physalis (Physalis peruviana, L.) durante o amadurecimento e o armazenamento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEVERO, J.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: LIMA, C. S. M., COELHO, M. T., RUFATO, A. de R., ROMBALDI, C. V., SILVA, J. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/883039
Resumo: Com o objetivo de avaliar o teor de compostos fitoquímicos (carotenóides e fenóis totais) e a atividade antioxidante, utilizando o radical ABTS, durante o madurecimento e o armazenamento, frutos de physalis (Physalis peruviana, L.) foram colhidos em cinco estádios de amadurecimento (1, 2, 3, 4 e 5) e, aqueles correspondentes ao estádio de amadurecimento 4, foram armazenados em atmosfera modificada passiva (AMP) em temperatura refrigerada (4°C ± 1°C) e ambiente (20°C ± 1°C), por 8 dias. Frutos de physalis apresentam significativos teores de carotenóides e fenóis, porém baixa atividade antioxidante. Os teores de carotenóides totais e de fenóis totais foram crescentes até o estádio de amadurecimento 4 e a atividade antioxidante foi superior em frutos nos estádios iniciais de amadurecimento. Os teores de carotenóides totais e de fenóis totais aumentaram durante o armazenamento, entretanto em menor intensidade nos frutos mantidos em AMP sob refrigeração. A atividade antioxidante decresceu após o 2° dia de armazenamento e manteve-se menor nos frutos armazenados sob AMP refrigerada. Não foi possível estabelecer correlação positiva entre os teores de carotenóides totais e fenóis totais e a atividade antioxidante dos frutos de physalis.
id EMBR_a929bb19126965b6a73da79b1f544b67
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/883039
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Atividade antioxidante e fitoquímicos em frutos de physalis (Physalis peruviana, L.) durante o amadurecimento e o armazenamento.Atividade antioxidanteFruticulturaCamapuPhysalis sppPós-colheitaCarotenóideComposto FenólicoCom o objetivo de avaliar o teor de compostos fitoquímicos (carotenóides e fenóis totais) e a atividade antioxidante, utilizando o radical ABTS, durante o madurecimento e o armazenamento, frutos de physalis (Physalis peruviana, L.) foram colhidos em cinco estádios de amadurecimento (1, 2, 3, 4 e 5) e, aqueles correspondentes ao estádio de amadurecimento 4, foram armazenados em atmosfera modificada passiva (AMP) em temperatura refrigerada (4°C ± 1°C) e ambiente (20°C ± 1°C), por 8 dias. Frutos de physalis apresentam significativos teores de carotenóides e fenóis, porém baixa atividade antioxidante. Os teores de carotenóides totais e de fenóis totais foram crescentes até o estádio de amadurecimento 4 e a atividade antioxidante foi superior em frutos nos estádios iniciais de amadurecimento. Os teores de carotenóides totais e de fenóis totais aumentaram durante o armazenamento, entretanto em menor intensidade nos frutos mantidos em AMP sob refrigeração. A atividade antioxidante decresceu após o 2° dia de armazenamento e manteve-se menor nos frutos armazenados sob AMP refrigerada. Não foi possível estabelecer correlação positiva entre os teores de carotenóides totais e fenóis totais e a atividade antioxidante dos frutos de physalis.Joseana Severo, UFPEL; Cláudia Simone Madruga Lima, UFPEL; Miguel Telesca Coelho, UFPEL; ANDREA DE ROSSI RUFATO, CNPUV; César Valmor Rombaldi, UFPEL; Jorge Adolfo Silva, UFPEL.SEVERO, J.LIMA, C. S. M.COELHO, M. T.RUFATO, A. de R.ROMBALDI, C. V.SILVA, J. A.2011-07-08T12:16:16Z2011-07-08T12:16:16Z2011-03-2520102011-07-08T12:16:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Agrociência, Pelotas, v. 16, n. 1-4, p. 77-82, jan./dez. 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/883039porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:53:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/883039Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:53:31falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:53:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade antioxidante e fitoquímicos em frutos de physalis (Physalis peruviana, L.) durante o amadurecimento e o armazenamento.
title Atividade antioxidante e fitoquímicos em frutos de physalis (Physalis peruviana, L.) durante o amadurecimento e o armazenamento.
spellingShingle Atividade antioxidante e fitoquímicos em frutos de physalis (Physalis peruviana, L.) durante o amadurecimento e o armazenamento.
SEVERO, J.
Atividade antioxidante
Fruticultura
Camapu
Physalis spp
Pós-colheita
Carotenóide
Composto Fenólico
title_short Atividade antioxidante e fitoquímicos em frutos de physalis (Physalis peruviana, L.) durante o amadurecimento e o armazenamento.
title_full Atividade antioxidante e fitoquímicos em frutos de physalis (Physalis peruviana, L.) durante o amadurecimento e o armazenamento.
title_fullStr Atividade antioxidante e fitoquímicos em frutos de physalis (Physalis peruviana, L.) durante o amadurecimento e o armazenamento.
title_full_unstemmed Atividade antioxidante e fitoquímicos em frutos de physalis (Physalis peruviana, L.) durante o amadurecimento e o armazenamento.
title_sort Atividade antioxidante e fitoquímicos em frutos de physalis (Physalis peruviana, L.) durante o amadurecimento e o armazenamento.
author SEVERO, J.
author_facet SEVERO, J.
LIMA, C. S. M.
COELHO, M. T.
RUFATO, A. de R.
ROMBALDI, C. V.
SILVA, J. A.
author_role author
author2 LIMA, C. S. M.
COELHO, M. T.
RUFATO, A. de R.
ROMBALDI, C. V.
SILVA, J. A.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Joseana Severo, UFPEL; Cláudia Simone Madruga Lima, UFPEL; Miguel Telesca Coelho, UFPEL; ANDREA DE ROSSI RUFATO, CNPUV; César Valmor Rombaldi, UFPEL; Jorge Adolfo Silva, UFPEL.
dc.contributor.author.fl_str_mv SEVERO, J.
LIMA, C. S. M.
COELHO, M. T.
RUFATO, A. de R.
ROMBALDI, C. V.
SILVA, J. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade antioxidante
Fruticultura
Camapu
Physalis spp
Pós-colheita
Carotenóide
Composto Fenólico
topic Atividade antioxidante
Fruticultura
Camapu
Physalis spp
Pós-colheita
Carotenóide
Composto Fenólico
description Com o objetivo de avaliar o teor de compostos fitoquímicos (carotenóides e fenóis totais) e a atividade antioxidante, utilizando o radical ABTS, durante o madurecimento e o armazenamento, frutos de physalis (Physalis peruviana, L.) foram colhidos em cinco estádios de amadurecimento (1, 2, 3, 4 e 5) e, aqueles correspondentes ao estádio de amadurecimento 4, foram armazenados em atmosfera modificada passiva (AMP) em temperatura refrigerada (4°C ± 1°C) e ambiente (20°C ± 1°C), por 8 dias. Frutos de physalis apresentam significativos teores de carotenóides e fenóis, porém baixa atividade antioxidante. Os teores de carotenóides totais e de fenóis totais foram crescentes até o estádio de amadurecimento 4 e a atividade antioxidante foi superior em frutos nos estádios iniciais de amadurecimento. Os teores de carotenóides totais e de fenóis totais aumentaram durante o armazenamento, entretanto em menor intensidade nos frutos mantidos em AMP sob refrigeração. A atividade antioxidante decresceu após o 2° dia de armazenamento e manteve-se menor nos frutos armazenados sob AMP refrigerada. Não foi possível estabelecer correlação positiva entre os teores de carotenóides totais e fenóis totais e a atividade antioxidante dos frutos de physalis.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-07-08T12:16:16Z
2011-07-08T12:16:16Z
2011-03-25
2011-07-08T12:16:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Agrociência, Pelotas, v. 16, n. 1-4, p. 77-82, jan./dez. 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/883039
identifier_str_mv Revista Brasileira de Agrociência, Pelotas, v. 16, n. 1-4, p. 77-82, jan./dez. 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/883039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503345521557504