Morfologia e dispersão de frutos de duas Anacardiáceas da caatinga.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, C. T. de V.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: KIILL, L. H. P.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/575573
Resumo: Este trabalho teve por objetivo estudar a morfologia e dispersão dos frutos de M. urundeuva e S. brasiliensis na Reserva Legal do Projeto Salitre em Juazeiro, BA. Para cada espécie foram selecionadas 10 ·rvores femininas, e 200 frutos em estádio final de desenvolvimento foram selecionados para os estudos morfológicos. Para avaliar a dispersão dos disporos de M. urundeuva, foi adotado o método de parcelas fixas e para S. brasiliensis, foram marcados 50 frutos com tinta branca, ainda na planta. Para avaliar a sobrevivência das plantulas no campo, foram identificados 2.458 indivíduos para a M rundeuva e 863 indivíduos para S. brasiliensis, que foram acompanhados quinzenalmente por um período de seis meses, quando foi avaliada a taxa de sobrevivência de cada espécie. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que as duas espécies apresentaram frutos secos adaptados dispersão, o anemocúrica, com liberação dos disporos na estaoção seca, indicando que as mesmas estão adaptadas as condições climáticas locais. A dispersão de sementes para as duas espécies ocorre à curta distância e as baixas taxas de sobrevivência encontradas indicam que o recrutamento de plantas estão comprometida.
id EMBR_aad9aaad123af1922234026975270f72
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/575573
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Morfologia e dispersão de frutos de duas Anacardiáceas da caatinga.AnemocoriaMorfologiaPlanta nativaCaatingaMorfologia vegetalMyracrodruon UrundeuvaSchinopsis BrasiliensisVegetationEste trabalho teve por objetivo estudar a morfologia e dispersão dos frutos de M. urundeuva e S. brasiliensis na Reserva Legal do Projeto Salitre em Juazeiro, BA. Para cada espécie foram selecionadas 10 ·rvores femininas, e 200 frutos em estádio final de desenvolvimento foram selecionados para os estudos morfológicos. Para avaliar a dispersão dos disporos de M. urundeuva, foi adotado o método de parcelas fixas e para S. brasiliensis, foram marcados 50 frutos com tinta branca, ainda na planta. Para avaliar a sobrevivência das plantulas no campo, foram identificados 2.458 indivíduos para a M rundeuva e 863 indivíduos para S. brasiliensis, que foram acompanhados quinzenalmente por um período de seis meses, quando foi avaliada a taxa de sobrevivência de cada espécie. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que as duas espécies apresentaram frutos secos adaptados dispersão, o anemocúrica, com liberação dos disporos na estaoção seca, indicando que as mesmas estão adaptadas as condições climáticas locais. A dispersão de sementes para as duas espécies ocorre à curta distância e as baixas taxas de sobrevivência encontradas indicam que o recrutamento de plantas estão comprometida.CARLA TATIANA DE VASCONCELOS DIAS; LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.DIAS, C. T. de V.KIILL, L. H. P.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2009-11-2020092016-06-14T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 16-22.In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 4., 2009, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/575573por(Embrapa Semi-Árido. Documentos, 221).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:27:52Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/575573Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:27:52falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:27:52Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Morfologia e dispersão de frutos de duas Anacardiáceas da caatinga.
title Morfologia e dispersão de frutos de duas Anacardiáceas da caatinga.
spellingShingle Morfologia e dispersão de frutos de duas Anacardiáceas da caatinga.
DIAS, C. T. de V.
Anemocoria
Morfologia
Planta nativa
Caatinga
Morfologia vegetal
Myracrodruon Urundeuva
Schinopsis Brasiliensis
Vegetation
title_short Morfologia e dispersão de frutos de duas Anacardiáceas da caatinga.
title_full Morfologia e dispersão de frutos de duas Anacardiáceas da caatinga.
title_fullStr Morfologia e dispersão de frutos de duas Anacardiáceas da caatinga.
title_full_unstemmed Morfologia e dispersão de frutos de duas Anacardiáceas da caatinga.
title_sort Morfologia e dispersão de frutos de duas Anacardiáceas da caatinga.
author DIAS, C. T. de V.
author_facet DIAS, C. T. de V.
KIILL, L. H. P.
author_role author
author2 KIILL, L. H. P.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARLA TATIANA DE VASCONCELOS DIAS; LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, C. T. de V.
KIILL, L. H. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Anemocoria
Morfologia
Planta nativa
Caatinga
Morfologia vegetal
Myracrodruon Urundeuva
Schinopsis Brasiliensis
Vegetation
topic Anemocoria
Morfologia
Planta nativa
Caatinga
Morfologia vegetal
Myracrodruon Urundeuva
Schinopsis Brasiliensis
Vegetation
description Este trabalho teve por objetivo estudar a morfologia e dispersão dos frutos de M. urundeuva e S. brasiliensis na Reserva Legal do Projeto Salitre em Juazeiro, BA. Para cada espécie foram selecionadas 10 ·rvores femininas, e 200 frutos em estádio final de desenvolvimento foram selecionados para os estudos morfológicos. Para avaliar a dispersão dos disporos de M. urundeuva, foi adotado o método de parcelas fixas e para S. brasiliensis, foram marcados 50 frutos com tinta branca, ainda na planta. Para avaliar a sobrevivência das plantulas no campo, foram identificados 2.458 indivíduos para a M rundeuva e 863 indivíduos para S. brasiliensis, que foram acompanhados quinzenalmente por um período de seis meses, quando foi avaliada a taxa de sobrevivência de cada espécie. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que as duas espécies apresentaram frutos secos adaptados dispersão, o anemocúrica, com liberação dos disporos na estaoção seca, indicando que as mesmas estão adaptadas as condições climáticas locais. A dispersão de sementes para as duas espécies ocorre à curta distância e as baixas taxas de sobrevivência encontradas indicam que o recrutamento de plantas estão comprometida.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-20
2009
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2016-06-14T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 4., 2009, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/575573
identifier_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 4., 2009, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/575573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Semi-Árido. Documentos, 221).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 16-22.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503335972175872