Desenvolvimento e avaliação de dispositivos de controle de vazão derivada em canais de irrigação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, C. de L. T. de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: PERRONI, B. L. T., ALBUQUERQUE, P. E. P. de, OLIVEIRA, G. R., PRUSKI, F. F., GONÇALVES, F. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/484528
Resumo: Em comportas que operam como orifícios retangulares, a variação do nível da água no canal afeta a vazão do orifício, o que provoca erros na estimativa do volume de água derivada. Objetivou-se com esse projeto desenvolver e avaliar dispositivos que possibilitem melhor controle da derivação de água para os lotes. A comporta tipo Módulo de Máscara XXI, comumente utilizada no perímetro, foi aferida no local e suas características hidráulicas comparadas com os dados do fabricante. Três tipos de dispositivos de derivação de água foram desenvolvidos e avaliados, todos baseados na manutenção do nível da água sobre um orifício. No protótipo I, procura-se manter o nível da água fechando ou abrindo uma portinhola que atua contra o fluxo de entrada de água. No protótipo 2, uma portinhola atua no sentido do fluxo de água como em um carneiro hidráulico. No protótipo 3 o nível da água é mantido constante fechando ou abrindo a saída de um mangote flexível. O módulo de 10 Ls-1 da comporta XXI apresentou erros de até 20% da vazão nominal quando submetida a níveis de água no canal acima ou abaixo do valor recomendado, conforme reportado no catálogo do fabricante. Dos três protótipos desenvolvidos, o que proporcionou melhor resultado foi de número 3. Testes com o protótipo 3 indicaram que variações máximas de 3,4% na vazão derivada foram observadas para oscilações de 30 cm no nível do canal.
id EMBR_b5a0388256a7ed70cb43a09cf45659c5
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/484528
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento e avaliação de dispositivos de controle de vazão derivada em canais de irrigação.ComportaOrifícioMedição de águaEm comportas que operam como orifícios retangulares, a variação do nível da água no canal afeta a vazão do orifício, o que provoca erros na estimativa do volume de água derivada. Objetivou-se com esse projeto desenvolver e avaliar dispositivos que possibilitem melhor controle da derivação de água para os lotes. A comporta tipo Módulo de Máscara XXI, comumente utilizada no perímetro, foi aferida no local e suas características hidráulicas comparadas com os dados do fabricante. Três tipos de dispositivos de derivação de água foram desenvolvidos e avaliados, todos baseados na manutenção do nível da água sobre um orifício. No protótipo I, procura-se manter o nível da água fechando ou abrindo uma portinhola que atua contra o fluxo de entrada de água. No protótipo 2, uma portinhola atua no sentido do fluxo de água como em um carneiro hidráulico. No protótipo 3 o nível da água é mantido constante fechando ou abrindo a saída de um mangote flexível. O módulo de 10 Ls-1 da comporta XXI apresentou erros de até 20% da vazão nominal quando submetida a níveis de água no canal acima ou abaixo do valor recomendado, conforme reportado no catálogo do fabricante. Dos três protótipos desenvolvidos, o que proporcionou melhor resultado foi de número 3. Testes com o protótipo 3 indicaram que variações máximas de 3,4% na vazão derivada foram observadas para oscilações de 30 cm no nível do canal.CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; Bruno Leite Teixeira Perroni, UFLA; PAULO EMILIO PEREIRA DE ALBUQUERQUE, CNPMS; Gabriel Roberto Oliveira, CNPMS; Fernando Falco Pruski, UFV; Flávio Aparecido Gonçalves, UFV.ANDRADE, C. de L. T. dePERRONI, B. L. T.ALBUQUERQUE, P. E. P. deOLIVEIRA, G. R.PRUSKI, F. F.GONÇALVES, F. A.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2008-01-2520072018-05-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleIrriga, Botucatu, v. 12, n. 4, p. 439-455, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/484528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2016-03-11T04:34:51Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/484528Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542016-03-11T04:34:51falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542016-03-11T04:34:51Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e avaliação de dispositivos de controle de vazão derivada em canais de irrigação.
title Desenvolvimento e avaliação de dispositivos de controle de vazão derivada em canais de irrigação.
spellingShingle Desenvolvimento e avaliação de dispositivos de controle de vazão derivada em canais de irrigação.
ANDRADE, C. de L. T. de
Comporta
Orifício
Medição de água
title_short Desenvolvimento e avaliação de dispositivos de controle de vazão derivada em canais de irrigação.
title_full Desenvolvimento e avaliação de dispositivos de controle de vazão derivada em canais de irrigação.
title_fullStr Desenvolvimento e avaliação de dispositivos de controle de vazão derivada em canais de irrigação.
title_full_unstemmed Desenvolvimento e avaliação de dispositivos de controle de vazão derivada em canais de irrigação.
title_sort Desenvolvimento e avaliação de dispositivos de controle de vazão derivada em canais de irrigação.
author ANDRADE, C. de L. T. de
author_facet ANDRADE, C. de L. T. de
PERRONI, B. L. T.
ALBUQUERQUE, P. E. P. de
OLIVEIRA, G. R.
PRUSKI, F. F.
GONÇALVES, F. A.
author_role author
author2 PERRONI, B. L. T.
ALBUQUERQUE, P. E. P. de
OLIVEIRA, G. R.
PRUSKI, F. F.
GONÇALVES, F. A.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; Bruno Leite Teixeira Perroni, UFLA; PAULO EMILIO PEREIRA DE ALBUQUERQUE, CNPMS; Gabriel Roberto Oliveira, CNPMS; Fernando Falco Pruski, UFV; Flávio Aparecido Gonçalves, UFV.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, C. de L. T. de
PERRONI, B. L. T.
ALBUQUERQUE, P. E. P. de
OLIVEIRA, G. R.
PRUSKI, F. F.
GONÇALVES, F. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Comporta
Orifício
Medição de água
topic Comporta
Orifício
Medição de água
description Em comportas que operam como orifícios retangulares, a variação do nível da água no canal afeta a vazão do orifício, o que provoca erros na estimativa do volume de água derivada. Objetivou-se com esse projeto desenvolver e avaliar dispositivos que possibilitem melhor controle da derivação de água para os lotes. A comporta tipo Módulo de Máscara XXI, comumente utilizada no perímetro, foi aferida no local e suas características hidráulicas comparadas com os dados do fabricante. Três tipos de dispositivos de derivação de água foram desenvolvidos e avaliados, todos baseados na manutenção do nível da água sobre um orifício. No protótipo I, procura-se manter o nível da água fechando ou abrindo uma portinhola que atua contra o fluxo de entrada de água. No protótipo 2, uma portinhola atua no sentido do fluxo de água como em um carneiro hidráulico. No protótipo 3 o nível da água é mantido constante fechando ou abrindo a saída de um mangote flexível. O módulo de 10 Ls-1 da comporta XXI apresentou erros de até 20% da vazão nominal quando submetida a níveis de água no canal acima ou abaixo do valor recomendado, conforme reportado no catálogo do fabricante. Dos três protótipos desenvolvidos, o que proporcionou melhor resultado foi de número 3. Testes com o protótipo 3 indicaram que variações máximas de 3,4% na vazão derivada foram observadas para oscilações de 30 cm no nível do canal.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-01-25
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-05-25T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Irriga, Botucatu, v. 12, n. 4, p. 439-455, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/484528
identifier_str_mv Irriga, Botucatu, v. 12, n. 4, p. 439-455, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/484528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503358767169536