Alterações morfológicas no sistema radicular do milho induzidas por fungos micorrizicos e fósforo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRESSAN, W.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: VASCONCELLOS, C. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471809
Resumo: O objetivo deste trabalho, conduzido em casa de vegetação, foi avaliar os efeitos da inoculação de fungos micorrízicos arbusculares (Glomus etunicatum e Glomus clarum) e da adição de níveis de P (0, 50, 100 e 200 mg/kg de solo) sobre a morfologia do sistema radicular do milho (Zea mays L.), cultivar BR 201, e a concentração de P na planta, em duas épocas de colheita (18 e 104 dias após semeadura) em solo Latossolo Vermelho-Escuro distrófico desinfestado com Bromex. O experimento foi realizado na Embrapa-Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG. A inoculação de fungos micorrízicos aumentou o peso das raízes secas, o número de raízes laterais primárias e secundárias, e o teor de P na planta, porém reduziu a relação peso das raízes secas/peso da parte aérea seca e o número de pêlos radiculares. Esses efeitos foram dependentes das doses de P aplicadas ao solo e da espécie de fungo micorrízico. O peso das raízes secas das plantas micorrizadas mostrou correlação significativas (P<0,05) com a colonização micorrízica, nas raízes seminais e adventícias, e o número de raízes laterais primárias e secundárias das plantas micorrízadas mostrou correlação significativa (P<0,05) com a colonização micorrízica. Glomus etunicatum foi mais eficiente no aumento do peso das raízes secas, do número de raízes laterais primárias e secundárias e no aumento do teor de P na planta, em todas as doses de P; entretanto, doses altas de P reduziram esses efeitos das duas espécies de fungos, como conseqüência da redução da colonização micorrizica.
id EMBR_b73089ea1d020290a6451f6e7fb7bec0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/471809
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Alterações morfológicas no sistema radicular do milho induzidas por fungos micorrizicos e fósforo.ConcentracaoInoculationMethodsInoculaçãoMicorrizaconcentratingmycorrhizaeO objetivo deste trabalho, conduzido em casa de vegetação, foi avaliar os efeitos da inoculação de fungos micorrízicos arbusculares (Glomus etunicatum e Glomus clarum) e da adição de níveis de P (0, 50, 100 e 200 mg/kg de solo) sobre a morfologia do sistema radicular do milho (Zea mays L.), cultivar BR 201, e a concentração de P na planta, em duas épocas de colheita (18 e 104 dias após semeadura) em solo Latossolo Vermelho-Escuro distrófico desinfestado com Bromex. O experimento foi realizado na Embrapa-Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG. A inoculação de fungos micorrízicos aumentou o peso das raízes secas, o número de raízes laterais primárias e secundárias, e o teor de P na planta, porém reduziu a relação peso das raízes secas/peso da parte aérea seca e o número de pêlos radiculares. Esses efeitos foram dependentes das doses de P aplicadas ao solo e da espécie de fungo micorrízico. O peso das raízes secas das plantas micorrizadas mostrou correlação significativas (P<0,05) com a colonização micorrízica, nas raízes seminais e adventícias, e o número de raízes laterais primárias e secundárias das plantas micorrízadas mostrou correlação significativa (P<0,05) com a colonização micorrízica. Glomus etunicatum foi mais eficiente no aumento do peso das raízes secas, do número de raízes laterais primárias e secundárias e no aumento do teor de P na planta, em todas as doses de P; entretanto, doses altas de P reduziram esses efeitos das duas espécies de fungos, como conseqüência da redução da colonização micorrizica.Embrapa Milho e Sorgo.BRESSAN, W.VASCONCELLOS, C. A.2017-06-09T23:50:23Z2017-06-09T23:50:23Z2002-08-2020022018-06-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 37, n. 4, p. 509-517, abr. 2002.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:31:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/471809Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:31:30falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:31:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Alterações morfológicas no sistema radicular do milho induzidas por fungos micorrizicos e fósforo.
title Alterações morfológicas no sistema radicular do milho induzidas por fungos micorrizicos e fósforo.
spellingShingle Alterações morfológicas no sistema radicular do milho induzidas por fungos micorrizicos e fósforo.
BRESSAN, W.
Concentracao
Inoculation
Methods
Inoculação
Micorriza
concentrating
mycorrhizae
title_short Alterações morfológicas no sistema radicular do milho induzidas por fungos micorrizicos e fósforo.
title_full Alterações morfológicas no sistema radicular do milho induzidas por fungos micorrizicos e fósforo.
title_fullStr Alterações morfológicas no sistema radicular do milho induzidas por fungos micorrizicos e fósforo.
title_full_unstemmed Alterações morfológicas no sistema radicular do milho induzidas por fungos micorrizicos e fósforo.
title_sort Alterações morfológicas no sistema radicular do milho induzidas por fungos micorrizicos e fósforo.
author BRESSAN, W.
author_facet BRESSAN, W.
VASCONCELLOS, C. A.
author_role author
author2 VASCONCELLOS, C. A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Embrapa Milho e Sorgo.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRESSAN, W.
VASCONCELLOS, C. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Concentracao
Inoculation
Methods
Inoculação
Micorriza
concentrating
mycorrhizae
topic Concentracao
Inoculation
Methods
Inoculação
Micorriza
concentrating
mycorrhizae
description O objetivo deste trabalho, conduzido em casa de vegetação, foi avaliar os efeitos da inoculação de fungos micorrízicos arbusculares (Glomus etunicatum e Glomus clarum) e da adição de níveis de P (0, 50, 100 e 200 mg/kg de solo) sobre a morfologia do sistema radicular do milho (Zea mays L.), cultivar BR 201, e a concentração de P na planta, em duas épocas de colheita (18 e 104 dias após semeadura) em solo Latossolo Vermelho-Escuro distrófico desinfestado com Bromex. O experimento foi realizado na Embrapa-Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG. A inoculação de fungos micorrízicos aumentou o peso das raízes secas, o número de raízes laterais primárias e secundárias, e o teor de P na planta, porém reduziu a relação peso das raízes secas/peso da parte aérea seca e o número de pêlos radiculares. Esses efeitos foram dependentes das doses de P aplicadas ao solo e da espécie de fungo micorrízico. O peso das raízes secas das plantas micorrizadas mostrou correlação significativas (P<0,05) com a colonização micorrízica, nas raízes seminais e adventícias, e o número de raízes laterais primárias e secundárias das plantas micorrízadas mostrou correlação significativa (P<0,05) com a colonização micorrízica. Glomus etunicatum foi mais eficiente no aumento do peso das raízes secas, do número de raízes laterais primárias e secundárias e no aumento do teor de P na planta, em todas as doses de P; entretanto, doses altas de P reduziram esses efeitos das duas espécies de fungos, como conseqüência da redução da colonização micorrizica.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-20
2002
2017-06-09T23:50:23Z
2017-06-09T23:50:23Z
2018-06-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 37, n. 4, p. 509-517, abr. 2002.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471809
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 37, n. 4, p. 509-517, abr. 2002.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503437665173504