Características físicas, químicas e atividade antioxidante de frutos de matrizes de cajazeira no estado do Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, A. V.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CAVALCANTE, M. de A., SANTANA, C. L., ALVES, R. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/920845
Resumo: Este trabalho teve como objetivo caracterizar quimicamente a polpa do fruto de 30 matrizes de cajazeira, a fi m de colher subsídios que permitam avançar com o programa de melhoramento genético para características físico-químicas da polpa desse fruto, dando ênfase ao conteúdo de carotenoides totais e atividade antioxidante total da polpa dos frutos. Os materiais genéticos foram caracterizados quanto à dimensão dos frutos e caroços, rendimento em polpa, umidade, pH, sólidos solúveis, acidez titulável, ratio, carotenoides totais e atividade antioxidante total. Os resultados demonstraram haver diferença estatística entre as médias das matrizes para todas as variáveis estudadas. Os valores de pH, acidez titulável e sólidos solúveis encontram- se de acordo com o estabelecido pelo padrão de identidade e qualidade (PIQ) para polpa de cajá. Para a análise de umidade somente as matrizes IA-1, IA-2 e IA-3 apresentaram valores acima do máximo estabelecido na legislação. Os teores de carotenoides totais das matrizes de cajazeira variaram de 10,71 a 37,55μg/g e destacaram-se com os maiores teores as matrizes IA-2, IA-3, NT-3 e CUR-6. Os carotenoides totais apresentaram correlação positiva e signifi cativa com a atividade antioxidante das polpas de cajá. Os teores de carotenoides totais e atividade antioxidante medida por ABTS indicam que o cajá pode contribuir de maneira importante na ingestão de antioxidantes na dieta.
id EMBR_bc6eb656f5640e195ecaed0e80e962da
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/920845
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Características físicas, químicas e atividade antioxidante de frutos de matrizes de cajazeira no estado do Pará.Caracterização físico-químicaSpondias lutea LCarotenoidesCajáAntioxidanteEste trabalho teve como objetivo caracterizar quimicamente a polpa do fruto de 30 matrizes de cajazeira, a fi m de colher subsídios que permitam avançar com o programa de melhoramento genético para características físico-químicas da polpa desse fruto, dando ênfase ao conteúdo de carotenoides totais e atividade antioxidante total da polpa dos frutos. Os materiais genéticos foram caracterizados quanto à dimensão dos frutos e caroços, rendimento em polpa, umidade, pH, sólidos solúveis, acidez titulável, ratio, carotenoides totais e atividade antioxidante total. Os resultados demonstraram haver diferença estatística entre as médias das matrizes para todas as variáveis estudadas. Os valores de pH, acidez titulável e sólidos solúveis encontram- se de acordo com o estabelecido pelo padrão de identidade e qualidade (PIQ) para polpa de cajá. Para a análise de umidade somente as matrizes IA-1, IA-2 e IA-3 apresentaram valores acima do máximo estabelecido na legislação. Os teores de carotenoides totais das matrizes de cajazeira variaram de 10,71 a 37,55μg/g e destacaram-se com os maiores teores as matrizes IA-2, IA-3, NT-3 e CUR-6. Os carotenoides totais apresentaram correlação positiva e signifi cativa com a atividade antioxidante das polpas de cajá. Os teores de carotenoides totais e atividade antioxidante medida por ABTS indicam que o cajá pode contribuir de maneira importante na ingestão de antioxidantes na dieta.ANA VANIA CARVALHO, CPATU; MARÍLIA DE ALMEIDA CAVALCANTE, MESTRANDA UFPA; CAROLINE LISBOA SANTANA, ESCOLA DE TRABALHOS E PRODUÇÃO DO PARÁ; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU.CARVALHO, A. V.CAVALCANTE, M. de A.SANTANA, C. L.ALVES, R. M.2012-03-29T11:11:11Z2012-03-29T11:11:11Z2012-03-29T11:11:11Z2012-03-29T11:11:11Z2012-03-2920112016-03-08T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAlimentos e Nutrição, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 45-53, jan./mar. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/920845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:26:36Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/920845Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:26:36falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:26:36Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Características físicas, químicas e atividade antioxidante de frutos de matrizes de cajazeira no estado do Pará.
title Características físicas, químicas e atividade antioxidante de frutos de matrizes de cajazeira no estado do Pará.
spellingShingle Características físicas, químicas e atividade antioxidante de frutos de matrizes de cajazeira no estado do Pará.
CARVALHO, A. V.
Caracterização físico-química
Spondias lutea L
Carotenoides
Cajá
Antioxidante
title_short Características físicas, químicas e atividade antioxidante de frutos de matrizes de cajazeira no estado do Pará.
title_full Características físicas, químicas e atividade antioxidante de frutos de matrizes de cajazeira no estado do Pará.
title_fullStr Características físicas, químicas e atividade antioxidante de frutos de matrizes de cajazeira no estado do Pará.
title_full_unstemmed Características físicas, químicas e atividade antioxidante de frutos de matrizes de cajazeira no estado do Pará.
title_sort Características físicas, químicas e atividade antioxidante de frutos de matrizes de cajazeira no estado do Pará.
author CARVALHO, A. V.
author_facet CARVALHO, A. V.
CAVALCANTE, M. de A.
SANTANA, C. L.
ALVES, R. M.
author_role author
author2 CAVALCANTE, M. de A.
SANTANA, C. L.
ALVES, R. M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANA VANIA CARVALHO, CPATU; MARÍLIA DE ALMEIDA CAVALCANTE, MESTRANDA UFPA; CAROLINE LISBOA SANTANA, ESCOLA DE TRABALHOS E PRODUÇÃO DO PARÁ; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, A. V.
CAVALCANTE, M. de A.
SANTANA, C. L.
ALVES, R. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Caracterização físico-química
Spondias lutea L
Carotenoides
Cajá
Antioxidante
topic Caracterização físico-química
Spondias lutea L
Carotenoides
Cajá
Antioxidante
description Este trabalho teve como objetivo caracterizar quimicamente a polpa do fruto de 30 matrizes de cajazeira, a fi m de colher subsídios que permitam avançar com o programa de melhoramento genético para características físico-químicas da polpa desse fruto, dando ênfase ao conteúdo de carotenoides totais e atividade antioxidante total da polpa dos frutos. Os materiais genéticos foram caracterizados quanto à dimensão dos frutos e caroços, rendimento em polpa, umidade, pH, sólidos solúveis, acidez titulável, ratio, carotenoides totais e atividade antioxidante total. Os resultados demonstraram haver diferença estatística entre as médias das matrizes para todas as variáveis estudadas. Os valores de pH, acidez titulável e sólidos solúveis encontram- se de acordo com o estabelecido pelo padrão de identidade e qualidade (PIQ) para polpa de cajá. Para a análise de umidade somente as matrizes IA-1, IA-2 e IA-3 apresentaram valores acima do máximo estabelecido na legislação. Os teores de carotenoides totais das matrizes de cajazeira variaram de 10,71 a 37,55μg/g e destacaram-se com os maiores teores as matrizes IA-2, IA-3, NT-3 e CUR-6. Os carotenoides totais apresentaram correlação positiva e signifi cativa com a atividade antioxidante das polpas de cajá. Os teores de carotenoides totais e atividade antioxidante medida por ABTS indicam que o cajá pode contribuir de maneira importante na ingestão de antioxidantes na dieta.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-03-29T11:11:11Z
2012-03-29T11:11:11Z
2012-03-29T11:11:11Z
2012-03-29T11:11:11Z
2012-03-29
2016-03-08T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Alimentos e Nutrição, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 45-53, jan./mar. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/920845
identifier_str_mv Alimentos e Nutrição, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 45-53, jan./mar. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/920845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503361884585984