Fósforo em dois Latossolos do Estado de Mato Grosso: adsorção, dessorção e crescimento vegetal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELLOS, C. A.
Data de Publicação: 1974
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474122
Resumo: De maneira geral, os solos de clima tropical apresentam baixos teores de fosforo "assimilavel" pelas plantas, baixo pH, niveis deficientes de calcio e magnesio, etc., impedindo o desenvolvimento adequado das culturas. O objetivo deste trabalho e estudar, em dois latossolos de mato Grosso, a influencia de cinco niveis de saturacao de fosforo calculados pela isoterma de Langmuir, em presenca de niveis de calagem, procurando equacionar alguns problemas inerentes ao emprego dessas praticas agricolas, tanto nas reacoes entre o solo e o fosforo como na producao vegetal. No estudo da sorcao maxima, atraves da equacao de Langmuir, verificaram-se influencias do pH inicial da suspensao na metodologia de determinacao, demonstrando reacoes distintas no LVE e LR. No LR, asorcao maxima decresce com o aumento do pH inicial da suspensao; no LVE, decresce ate o pH inicial 6,5, voltando a aumentar no pH 7,0. Os maiores valores de sorcao maxima decresce com o aumento do pH inicial da suspensao; no LVE, decresce ate o pH inicial 6,5, voltando a aumentar no pH 7,0. Os maiores valores de sorcao maxima foram obtidos ao pH natural do solo sendo, respectivamente para o LVE e LR, 0,10246 e 0,74769 mg de P/grama de solo. Estes valores, fracionados em quatro niveis, forneceram a indicacao quantitativa para o estudo da adubacao fosfatada em presenca de niveis de calagem, quatro niveis para o LVE e tres para o LR), na nutricao do sorgo, Sorghum vulgare, Pers. Na analise das producoes de sorgo, verificou-se que as producoes e os teores de (...)
id EMBR_c9654a60aeb306028cc163df788ae302
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/474122
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Fósforo em dois Latossolos do Estado de Mato Grosso: adsorção, dessorção e crescimento vegetal.SolosTeorVegetalMato GrossoBrasilGrowthAdsorçãoCrescimentoFósforoabsorptionBrazilphosphorussoilDe maneira geral, os solos de clima tropical apresentam baixos teores de fosforo "assimilavel" pelas plantas, baixo pH, niveis deficientes de calcio e magnesio, etc., impedindo o desenvolvimento adequado das culturas. O objetivo deste trabalho e estudar, em dois latossolos de mato Grosso, a influencia de cinco niveis de saturacao de fosforo calculados pela isoterma de Langmuir, em presenca de niveis de calagem, procurando equacionar alguns problemas inerentes ao emprego dessas praticas agricolas, tanto nas reacoes entre o solo e o fosforo como na producao vegetal. No estudo da sorcao maxima, atraves da equacao de Langmuir, verificaram-se influencias do pH inicial da suspensao na metodologia de determinacao, demonstrando reacoes distintas no LVE e LR. No LR, asorcao maxima decresce com o aumento do pH inicial da suspensao; no LVE, decresce ate o pH inicial 6,5, voltando a aumentar no pH 7,0. Os maiores valores de sorcao maxima decresce com o aumento do pH inicial da suspensao; no LVE, decresce ate o pH inicial 6,5, voltando a aumentar no pH 7,0. Os maiores valores de sorcao maxima foram obtidos ao pH natural do solo sendo, respectivamente para o LVE e LR, 0,10246 e 0,74769 mg de P/grama de solo. Estes valores, fracionados em quatro niveis, forneceram a indicacao quantitativa para o estudo da adubacao fosfatada em presenca de niveis de calagem, quatro niveis para o LVE e tres para o LR), na nutricao do sorgo, Sorghum vulgare, Pers. Na analise das producoes de sorgo, verificou-se que as producoes e os teores de (...)Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.CARLOS ALBERTO VASCONCELLOS, EMBRAPA-CNPMS.VASCONCELLOS, C. A.2023-10-19T15:22:36Z2023-10-19T15:22:36Z1997-03-211974info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis103 p.1974.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474122porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-10-19T15:22:36Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/474122Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-10-19T15:22:36falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-10-19T15:22:36Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Fósforo em dois Latossolos do Estado de Mato Grosso: adsorção, dessorção e crescimento vegetal.
title Fósforo em dois Latossolos do Estado de Mato Grosso: adsorção, dessorção e crescimento vegetal.
spellingShingle Fósforo em dois Latossolos do Estado de Mato Grosso: adsorção, dessorção e crescimento vegetal.
VASCONCELLOS, C. A.
Solos
Teor
Vegetal
Mato Grosso
Brasil
Growth
Adsorção
Crescimento
Fósforo
absorption
Brazil
phosphorus
soil
title_short Fósforo em dois Latossolos do Estado de Mato Grosso: adsorção, dessorção e crescimento vegetal.
title_full Fósforo em dois Latossolos do Estado de Mato Grosso: adsorção, dessorção e crescimento vegetal.
title_fullStr Fósforo em dois Latossolos do Estado de Mato Grosso: adsorção, dessorção e crescimento vegetal.
title_full_unstemmed Fósforo em dois Latossolos do Estado de Mato Grosso: adsorção, dessorção e crescimento vegetal.
title_sort Fósforo em dois Latossolos do Estado de Mato Grosso: adsorção, dessorção e crescimento vegetal.
author VASCONCELLOS, C. A.
author_facet VASCONCELLOS, C. A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARLOS ALBERTO VASCONCELLOS, EMBRAPA-CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv VASCONCELLOS, C. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Solos
Teor
Vegetal
Mato Grosso
Brasil
Growth
Adsorção
Crescimento
Fósforo
absorption
Brazil
phosphorus
soil
topic Solos
Teor
Vegetal
Mato Grosso
Brasil
Growth
Adsorção
Crescimento
Fósforo
absorption
Brazil
phosphorus
soil
description De maneira geral, os solos de clima tropical apresentam baixos teores de fosforo "assimilavel" pelas plantas, baixo pH, niveis deficientes de calcio e magnesio, etc., impedindo o desenvolvimento adequado das culturas. O objetivo deste trabalho e estudar, em dois latossolos de mato Grosso, a influencia de cinco niveis de saturacao de fosforo calculados pela isoterma de Langmuir, em presenca de niveis de calagem, procurando equacionar alguns problemas inerentes ao emprego dessas praticas agricolas, tanto nas reacoes entre o solo e o fosforo como na producao vegetal. No estudo da sorcao maxima, atraves da equacao de Langmuir, verificaram-se influencias do pH inicial da suspensao na metodologia de determinacao, demonstrando reacoes distintas no LVE e LR. No LR, asorcao maxima decresce com o aumento do pH inicial da suspensao; no LVE, decresce ate o pH inicial 6,5, voltando a aumentar no pH 7,0. Os maiores valores de sorcao maxima decresce com o aumento do pH inicial da suspensao; no LVE, decresce ate o pH inicial 6,5, voltando a aumentar no pH 7,0. Os maiores valores de sorcao maxima foram obtidos ao pH natural do solo sendo, respectivamente para o LVE e LR, 0,10246 e 0,74769 mg de P/grama de solo. Estes valores, fracionados em quatro niveis, forneceram a indicacao quantitativa para o estudo da adubacao fosfatada em presenca de niveis de calagem, quatro niveis para o LVE e tres para o LR), na nutricao do sorgo, Sorghum vulgare, Pers. Na analise das producoes de sorgo, verificou-se que as producoes e os teores de (...)
publishDate 1974
dc.date.none.fl_str_mv 1974
1997-03-21
2023-10-19T15:22:36Z
2023-10-19T15:22:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1974.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474122
identifier_str_mv 1974.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503550666014720