Utilização de estratégias com agroquímicos no controle de ovos, ninfas e adultos de Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae) em tomate, no Submédio do Vale do São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, J. V.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: MATTOS, M. A. A., HAJI, F. N. P., LIMA, M. F., COSTA, N. D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/152835
Resumo: Foram testadas seis estratégias de uso de agroquímicos no controle da mosca branca, Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae), em tomate industrial irrigado produzido em Petrolina- PE e Juazeiro- BA (Brasil). Os agroquímicos foram aplicados isoladamente ou em mistura de tanque, sendo utilizados os híbridos de tomate industrial Heinz-2710 suscetível e Gem Pride resistente a geminivírus. A média de ovos, ninfas e adulto da mosca branca foi utilizada como parâmetro na avaliação do efeito de seis estratégias, sendo uma utilizada pelo produtor (1), quatro sugeridas pela pesquisa ( 2, 3, 4 e 5) e uma recomendada pela indústria (6). Efetuaram-se nove amostragens semanais no período de 21 dias após o transplantio das mudas até 77 dias. A eficácia das estratégias variou entre os hibridos de tomate em relação à média de ovos, ninfas e adultos da mosca branca, sendo o híbrido Gem Pride menos infestado. As estratégias 2 e 6 foram as mais eficazes para ovos, as 2, 3 e 4 para ninfas e as estratégias 1 e 4 para adultos em relação ao híbrido Heinz-2710. Quanto ao Gem Pride, os melhores resultados foram obtidos com a estratégia 2 para ovos e ninfas, não sendo verificada diferença significativa entre as avaliações para adultos. As estratégias (2, 3 e 4) sugeridas pela pesquisa destacaram-se no controle da infestação de ovos, ninfas e adultos da mosca branca, em relação às demais.
id EMBR_d0373f3c8a9206554c16de915aa7f7a0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/152835
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Utilização de estratégias com agroquímicos no controle de ovos, ninfas e adultos de Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae) em tomate, no Submédio do Vale do São Francisco.Tomate industrialControleInseticidaPragaInsetoInseto Para Controle BiológicoTomateBemisia argentifoliiForam testadas seis estratégias de uso de agroquímicos no controle da mosca branca, Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae), em tomate industrial irrigado produzido em Petrolina- PE e Juazeiro- BA (Brasil). Os agroquímicos foram aplicados isoladamente ou em mistura de tanque, sendo utilizados os híbridos de tomate industrial Heinz-2710 suscetível e Gem Pride resistente a geminivírus. A média de ovos, ninfas e adulto da mosca branca foi utilizada como parâmetro na avaliação do efeito de seis estratégias, sendo uma utilizada pelo produtor (1), quatro sugeridas pela pesquisa ( 2, 3, 4 e 5) e uma recomendada pela indústria (6). Efetuaram-se nove amostragens semanais no período de 21 dias após o transplantio das mudas até 77 dias. A eficácia das estratégias variou entre os hibridos de tomate em relação à média de ovos, ninfas e adultos da mosca branca, sendo o híbrido Gem Pride menos infestado. As estratégias 2 e 6 foram as mais eficazes para ovos, as 2, 3 e 4 para ninfas e as estratégias 1 e 4 para adultos em relação ao híbrido Heinz-2710. Quanto ao Gem Pride, os melhores resultados foram obtidos com a estratégia 2 para ovos e ninfas, não sendo verificada diferença significativa entre as avaliações para adultos. As estratégias (2, 3 e 4) sugeridas pela pesquisa destacaram-se no controle da infestação de ovos, ninfas e adultos da mosca branca, em relação às demais.JOSÉ V. OLIVEIRA, UFRPE; MARCOS ANTONIO A. MATTOS, UFRPE; FRANCISCA NEMAURA PEDROSA HAJI, CPATSA; MIRTES FREITAS LIMA, CPATSA; NIVALDO DUARTE COSTA, CPATSA.OLIVEIRA, J. V.MATTOS, M. A. A.HAJI, F. N. P.LIMA, M. F.COSTA, N. D.2022-06-21T15:23:13Z2022-06-21T15:23:13Z2004-03-172003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio Ambiente, v. 13, p. 59-72, jan./dez. 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/152835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-06-21T15:23:21Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/152835Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-06-21T15:23:21falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-06-21T15:23:21Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de estratégias com agroquímicos no controle de ovos, ninfas e adultos de Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae) em tomate, no Submédio do Vale do São Francisco.
title Utilização de estratégias com agroquímicos no controle de ovos, ninfas e adultos de Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae) em tomate, no Submédio do Vale do São Francisco.
spellingShingle Utilização de estratégias com agroquímicos no controle de ovos, ninfas e adultos de Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae) em tomate, no Submédio do Vale do São Francisco.
OLIVEIRA, J. V.
Tomate industrial
Controle
Inseticida
Praga
Inseto
Inseto Para Controle Biológico
Tomate
Bemisia argentifolii
title_short Utilização de estratégias com agroquímicos no controle de ovos, ninfas e adultos de Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae) em tomate, no Submédio do Vale do São Francisco.
title_full Utilização de estratégias com agroquímicos no controle de ovos, ninfas e adultos de Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae) em tomate, no Submédio do Vale do São Francisco.
title_fullStr Utilização de estratégias com agroquímicos no controle de ovos, ninfas e adultos de Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae) em tomate, no Submédio do Vale do São Francisco.
title_full_unstemmed Utilização de estratégias com agroquímicos no controle de ovos, ninfas e adultos de Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae) em tomate, no Submédio do Vale do São Francisco.
title_sort Utilização de estratégias com agroquímicos no controle de ovos, ninfas e adultos de Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae) em tomate, no Submédio do Vale do São Francisco.
author OLIVEIRA, J. V.
author_facet OLIVEIRA, J. V.
MATTOS, M. A. A.
HAJI, F. N. P.
LIMA, M. F.
COSTA, N. D.
author_role author
author2 MATTOS, M. A. A.
HAJI, F. N. P.
LIMA, M. F.
COSTA, N. D.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSÉ V. OLIVEIRA, UFRPE; MARCOS ANTONIO A. MATTOS, UFRPE; FRANCISCA NEMAURA PEDROSA HAJI, CPATSA; MIRTES FREITAS LIMA, CPATSA; NIVALDO DUARTE COSTA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, J. V.
MATTOS, M. A. A.
HAJI, F. N. P.
LIMA, M. F.
COSTA, N. D.
dc.subject.por.fl_str_mv Tomate industrial
Controle
Inseticida
Praga
Inseto
Inseto Para Controle Biológico
Tomate
Bemisia argentifolii
topic Tomate industrial
Controle
Inseticida
Praga
Inseto
Inseto Para Controle Biológico
Tomate
Bemisia argentifolii
description Foram testadas seis estratégias de uso de agroquímicos no controle da mosca branca, Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae), em tomate industrial irrigado produzido em Petrolina- PE e Juazeiro- BA (Brasil). Os agroquímicos foram aplicados isoladamente ou em mistura de tanque, sendo utilizados os híbridos de tomate industrial Heinz-2710 suscetível e Gem Pride resistente a geminivírus. A média de ovos, ninfas e adulto da mosca branca foi utilizada como parâmetro na avaliação do efeito de seis estratégias, sendo uma utilizada pelo produtor (1), quatro sugeridas pela pesquisa ( 2, 3, 4 e 5) e uma recomendada pela indústria (6). Efetuaram-se nove amostragens semanais no período de 21 dias após o transplantio das mudas até 77 dias. A eficácia das estratégias variou entre os hibridos de tomate em relação à média de ovos, ninfas e adultos da mosca branca, sendo o híbrido Gem Pride menos infestado. As estratégias 2 e 6 foram as mais eficazes para ovos, as 2, 3 e 4 para ninfas e as estratégias 1 e 4 para adultos em relação ao híbrido Heinz-2710. Quanto ao Gem Pride, os melhores resultados foram obtidos com a estratégia 2 para ovos e ninfas, não sendo verificada diferença significativa entre as avaliações para adultos. As estratégias (2, 3 e 4) sugeridas pela pesquisa destacaram-se no controle da infestação de ovos, ninfas e adultos da mosca branca, em relação às demais.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2004-03-17
2022-06-21T15:23:13Z
2022-06-21T15:23:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio Ambiente, v. 13, p. 59-72, jan./dez. 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/152835
identifier_str_mv Pesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio Ambiente, v. 13, p. 59-72, jan./dez. 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/152835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503524943396864