Morfologia e dispersão de frutos de Schinopsis brasiliensis (Anacardiaceae) na Reserva Legal do Projeto Salitre, Juazeiro-BA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, C. T. de V.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: SILVA, P. P. da, KIILL, L. H. P.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160381
Resumo: A dispersão de sementes refere-se à liberação dos diásporos da planta-mãe, sendo de fundamental importância para a sobrevivência de sementes e plântulas. O presente trabalho teve por objetivo contribuir com informações sobre a morfologia e a dispersão de Schinospis brasiliensis na Reserva Legal do Projeto Salitre, Juazeiro-BA. As observações de campo foram feitas de agosto a setembro de 2004 e 2005, em 10 árvores matrizes, distribuídas aleatoriamente e distanciadas no mínimo cinco metros uma da outra. Para a caracterização morfológica, 200 frutos sadios, inteiros, sem deformações e em estádio final de desenvolvimento foram coletados e avaliados com auxílio de paquímetro digital. Para as observações de dispersão, 50 frutos foram marcados com tinta branca, sendo acompanhados periodicamente e, uma vez depositados ao solo, a distância e o posicionamento do fruto em relação à planta-mãe foram medidos, com auxílio de trena. Os diásporos de S. brasiliensis são do tipo sâmara com cálice persistente, que se caracterizam por serem frutos simples, secos, indeiscentes, adaptados à dispersão anemocórica, onde o vento atua como agente dispersor. Quanto à dispersão, verificou-se que a maioria dos frutos foi encontrada até dois metros da planta de origem, indicando que, para essa espécie, a dispersão ocorre a curta distância.
id EMBR_d0e683dba1e3a55cdac1065451c720e0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/160381
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Morfologia e dispersão de frutos de Schinopsis brasiliensis (Anacardiaceae) na Reserva Legal do Projeto Salitre, Juazeiro-BA.Bioma CaatingaCaatingaBaraúnaSementeNatural resourcesA dispersão de sementes refere-se à liberação dos diásporos da planta-mãe, sendo de fundamental importância para a sobrevivência de sementes e plântulas. O presente trabalho teve por objetivo contribuir com informações sobre a morfologia e a dispersão de Schinospis brasiliensis na Reserva Legal do Projeto Salitre, Juazeiro-BA. As observações de campo foram feitas de agosto a setembro de 2004 e 2005, em 10 árvores matrizes, distribuídas aleatoriamente e distanciadas no mínimo cinco metros uma da outra. Para a caracterização morfológica, 200 frutos sadios, inteiros, sem deformações e em estádio final de desenvolvimento foram coletados e avaliados com auxílio de paquímetro digital. Para as observações de dispersão, 50 frutos foram marcados com tinta branca, sendo acompanhados periodicamente e, uma vez depositados ao solo, a distância e o posicionamento do fruto em relação à planta-mãe foram medidos, com auxílio de trena. Os diásporos de S. brasiliensis são do tipo sâmara com cálice persistente, que se caracterizam por serem frutos simples, secos, indeiscentes, adaptados à dispersão anemocórica, onde o vento atua como agente dispersor. Quanto à dispersão, verificou-se que a maioria dos frutos foi encontrada até dois metros da planta de origem, indicando que, para essa espécie, a dispersão ocorre a curta distância.CARLA TATIANA DE VASCONCELOS DIAS, FACEPEPALOMA PEREIRA DA SILVA, FNMALUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.DIAS, C. T. de V.SILVA, P. P. daKIILL, L. H. P.2011-04-09T20:39:01Z2011-04-09T20:39:01Z2008-01-2920072011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 2., 2007, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160381por(Embrapa Semi-Árido. Documentos, 205)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:46:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/160381Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:46:31falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:46:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Morfologia e dispersão de frutos de Schinopsis brasiliensis (Anacardiaceae) na Reserva Legal do Projeto Salitre, Juazeiro-BA.
title Morfologia e dispersão de frutos de Schinopsis brasiliensis (Anacardiaceae) na Reserva Legal do Projeto Salitre, Juazeiro-BA.
spellingShingle Morfologia e dispersão de frutos de Schinopsis brasiliensis (Anacardiaceae) na Reserva Legal do Projeto Salitre, Juazeiro-BA.
DIAS, C. T. de V.
Bioma Caatinga
Caatinga
Baraúna
Semente
Natural resources
title_short Morfologia e dispersão de frutos de Schinopsis brasiliensis (Anacardiaceae) na Reserva Legal do Projeto Salitre, Juazeiro-BA.
title_full Morfologia e dispersão de frutos de Schinopsis brasiliensis (Anacardiaceae) na Reserva Legal do Projeto Salitre, Juazeiro-BA.
title_fullStr Morfologia e dispersão de frutos de Schinopsis brasiliensis (Anacardiaceae) na Reserva Legal do Projeto Salitre, Juazeiro-BA.
title_full_unstemmed Morfologia e dispersão de frutos de Schinopsis brasiliensis (Anacardiaceae) na Reserva Legal do Projeto Salitre, Juazeiro-BA.
title_sort Morfologia e dispersão de frutos de Schinopsis brasiliensis (Anacardiaceae) na Reserva Legal do Projeto Salitre, Juazeiro-BA.
author DIAS, C. T. de V.
author_facet DIAS, C. T. de V.
SILVA, P. P. da
KIILL, L. H. P.
author_role author
author2 SILVA, P. P. da
KIILL, L. H. P.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARLA TATIANA DE VASCONCELOS DIAS, FACEPE
PALOMA PEREIRA DA SILVA, FNMA
LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, C. T. de V.
SILVA, P. P. da
KIILL, L. H. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Bioma Caatinga
Caatinga
Baraúna
Semente
Natural resources
topic Bioma Caatinga
Caatinga
Baraúna
Semente
Natural resources
description A dispersão de sementes refere-se à liberação dos diásporos da planta-mãe, sendo de fundamental importância para a sobrevivência de sementes e plântulas. O presente trabalho teve por objetivo contribuir com informações sobre a morfologia e a dispersão de Schinospis brasiliensis na Reserva Legal do Projeto Salitre, Juazeiro-BA. As observações de campo foram feitas de agosto a setembro de 2004 e 2005, em 10 árvores matrizes, distribuídas aleatoriamente e distanciadas no mínimo cinco metros uma da outra. Para a caracterização morfológica, 200 frutos sadios, inteiros, sem deformações e em estádio final de desenvolvimento foram coletados e avaliados com auxílio de paquímetro digital. Para as observações de dispersão, 50 frutos foram marcados com tinta branca, sendo acompanhados periodicamente e, uma vez depositados ao solo, a distância e o posicionamento do fruto em relação à planta-mãe foram medidos, com auxílio de trena. Os diásporos de S. brasiliensis são do tipo sâmara com cálice persistente, que se caracterizam por serem frutos simples, secos, indeiscentes, adaptados à dispersão anemocórica, onde o vento atua como agente dispersor. Quanto à dispersão, verificou-se que a maioria dos frutos foi encontrada até dois metros da planta de origem, indicando que, para essa espécie, a dispersão ocorre a curta distância.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-01-29
2011-04-09T20:39:01Z
2011-04-09T20:39:01Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 2., 2007, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160381
identifier_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 2., 2007, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Semi-Árido. Documentos, 205)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503333619171328