Crescimento e desenvolvimento da cultura do milho (Zea mays, L.) em semeadura tardia e sua relação com graus-dia e radiação solar global.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUISCEM, J. M.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: SANS, L. M. A., NAKAGAWA, J., CRUZ, J. C., PEREIRA FILHO, I. A., MATEUS, G. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/472286
Resumo: Foram avaliados a relação dos graus-dia e da radiação solar global com a altura da planta e com o aparecimento e comprimento das folhas em duas cultivares de milho (Zea mays L.), BR 206 (ciclo normal) e XL212 (ciclo superprecoce). O experimento foi conduzido, em condições de campo, com irrigação, na área experimental da EMBRAPA - Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, MG. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados com 3 repetições. A semeadura foi feita na primeira quinzena de fevereiro de 1994. Diariamente, foram registrados numa estação meteorologica portátil eletrônica, as temperaturas máxima e mínima do ar e a radiação solar global. As mensurações de altura da planta, da qualidade de folhas com bainha (FCB) e sem bainha (FSB) expostas e do comprimento de folhas (CFB) foram feitas sempre nas mesmas plantas. O número total de folhas foi obtido por meio da soma de FCB + FSB. Utilizou-se 8oC como temperatura base para cálculo dos graus-dia. Os resultados mostraram que os graus-dia e a radiação solar global influenciam o desenvolvimento vegetativo do milho com a mesma magnitude, portanto, a utilização da regressão múltipla considerando os dois fatores, pode expressar de forma mais adequada o desenvolvimento vegetativo, sendo a equação polinomial de quarta ordem a que melhor representa o crescimento da cultura do milho.
id EMBR_d5885a3b8e9e38cc8b36adc6b310987f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/472286
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Crescimento e desenvolvimento da cultura do milho (Zea mays, L.) em semeadura tardia e sua relação com graus-dia e radiação solar global.DesenvolvimentoSemeadura tardiaGraus-diaRadicao solar globalMaizeDevelopmentLate sowingDegree daysRadiationGrowingCrescimentoMilhoZea MaysForam avaliados a relação dos graus-dia e da radiação solar global com a altura da planta e com o aparecimento e comprimento das folhas em duas cultivares de milho (Zea mays L.), BR 206 (ciclo normal) e XL212 (ciclo superprecoce). O experimento foi conduzido, em condições de campo, com irrigação, na área experimental da EMBRAPA - Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, MG. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados com 3 repetições. A semeadura foi feita na primeira quinzena de fevereiro de 1994. Diariamente, foram registrados numa estação meteorologica portátil eletrônica, as temperaturas máxima e mínima do ar e a radiação solar global. As mensurações de altura da planta, da qualidade de folhas com bainha (FCB) e sem bainha (FSB) expostas e do comprimento de folhas (CFB) foram feitas sempre nas mesmas plantas. O número total de folhas foi obtido por meio da soma de FCB + FSB. Utilizou-se 8oC como temperatura base para cálculo dos graus-dia. Os resultados mostraram que os graus-dia e a radiação solar global influenciam o desenvolvimento vegetativo do milho com a mesma magnitude, portanto, a utilização da regressão múltipla considerando os dois fatores, pode expressar de forma mais adequada o desenvolvimento vegetativo, sendo a equação polinomial de quarta ordem a que melhor representa o crescimento da cultura do milho.JOSE CARLOS CRUZ, CNPMS; ISRAEL ALEXANDRE PEREIRA FILHO, CNPMS.GUISCEM, J. M.SANS, L. M. A.NAKAGAWA, J.CRUZ, J. C.PEREIRA FILHO, I. A.MATEUS, G. P.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2002-08-2020012018-06-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 9, n. 2, p. 251-260, 2001.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/472286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:54:44Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/472286Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:54:44falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:54:44Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento e desenvolvimento da cultura do milho (Zea mays, L.) em semeadura tardia e sua relação com graus-dia e radiação solar global.
title Crescimento e desenvolvimento da cultura do milho (Zea mays, L.) em semeadura tardia e sua relação com graus-dia e radiação solar global.
spellingShingle Crescimento e desenvolvimento da cultura do milho (Zea mays, L.) em semeadura tardia e sua relação com graus-dia e radiação solar global.
GUISCEM, J. M.
Desenvolvimento
Semeadura tardia
Graus-dia
Radicao solar global
Maize
Development
Late sowing
Degree days
Radiation
Growing
Crescimento
Milho
Zea Mays
title_short Crescimento e desenvolvimento da cultura do milho (Zea mays, L.) em semeadura tardia e sua relação com graus-dia e radiação solar global.
title_full Crescimento e desenvolvimento da cultura do milho (Zea mays, L.) em semeadura tardia e sua relação com graus-dia e radiação solar global.
title_fullStr Crescimento e desenvolvimento da cultura do milho (Zea mays, L.) em semeadura tardia e sua relação com graus-dia e radiação solar global.
title_full_unstemmed Crescimento e desenvolvimento da cultura do milho (Zea mays, L.) em semeadura tardia e sua relação com graus-dia e radiação solar global.
title_sort Crescimento e desenvolvimento da cultura do milho (Zea mays, L.) em semeadura tardia e sua relação com graus-dia e radiação solar global.
author GUISCEM, J. M.
author_facet GUISCEM, J. M.
SANS, L. M. A.
NAKAGAWA, J.
CRUZ, J. C.
PEREIRA FILHO, I. A.
MATEUS, G. P.
author_role author
author2 SANS, L. M. A.
NAKAGAWA, J.
CRUZ, J. C.
PEREIRA FILHO, I. A.
MATEUS, G. P.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSE CARLOS CRUZ, CNPMS; ISRAEL ALEXANDRE PEREIRA FILHO, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv GUISCEM, J. M.
SANS, L. M. A.
NAKAGAWA, J.
CRUZ, J. C.
PEREIRA FILHO, I. A.
MATEUS, G. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento
Semeadura tardia
Graus-dia
Radicao solar global
Maize
Development
Late sowing
Degree days
Radiation
Growing
Crescimento
Milho
Zea Mays
topic Desenvolvimento
Semeadura tardia
Graus-dia
Radicao solar global
Maize
Development
Late sowing
Degree days
Radiation
Growing
Crescimento
Milho
Zea Mays
description Foram avaliados a relação dos graus-dia e da radiação solar global com a altura da planta e com o aparecimento e comprimento das folhas em duas cultivares de milho (Zea mays L.), BR 206 (ciclo normal) e XL212 (ciclo superprecoce). O experimento foi conduzido, em condições de campo, com irrigação, na área experimental da EMBRAPA - Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, MG. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados com 3 repetições. A semeadura foi feita na primeira quinzena de fevereiro de 1994. Diariamente, foram registrados numa estação meteorologica portátil eletrônica, as temperaturas máxima e mínima do ar e a radiação solar global. As mensurações de altura da planta, da qualidade de folhas com bainha (FCB) e sem bainha (FSB) expostas e do comprimento de folhas (CFB) foram feitas sempre nas mesmas plantas. O número total de folhas foi obtido por meio da soma de FCB + FSB. Utilizou-se 8oC como temperatura base para cálculo dos graus-dia. Os resultados mostraram que os graus-dia e a radiação solar global influenciam o desenvolvimento vegetativo do milho com a mesma magnitude, portanto, a utilização da regressão múltipla considerando os dois fatores, pode expressar de forma mais adequada o desenvolvimento vegetativo, sendo a equação polinomial de quarta ordem a que melhor representa o crescimento da cultura do milho.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2002-08-20
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-06-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 9, n. 2, p. 251-260, 2001.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/472286
identifier_str_mv Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 9, n. 2, p. 251-260, 2001.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/472286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503358241832960