Crescimento in vitro de fungos (Colletotrichum gloeosporioides e Cladosporium cladosporioides) isolados de frutos do mamoeiro, sob atmosfera controlada e refrigeração.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, D. G.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: SILVA, R. M. da, SILVA, O. F., FONSECA, M. J. de O., SOARES, A. G., COSTA, R. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122402
Resumo: O uso combinado das tecnologias de atmosfera controlada e de refrigeração, em frutas tropicais, não apresenta ainda resultados satisfatórios, talvez pela suscetibilidade à injúria por frio, agravada nas condições de controle atmosférico. Como há indícios de que a atmosfera controlada tem efeito fungistático, este trabalho foi elaborado para se verificar, in vitro, sua influência sobre dois fungos fitopatogênicos do mamão: Colletotrichum gloeosporioides e Cladosporium cladosporioides, sob refrigeração. Colônias destes fungos foram submetidas a duas temperaturas de armazenamento (10 e 25°C), as duas atmosferas (ambiente e controlada com 3% O2 e 6% CO2) e por dois períodos (7 ou 14 dias). Após este armazenamento, as placas foram incubadas a 25°C sob atmosfera ambiente, por mais sete dias. Foi verificado menor crescimento da colônia de Colletotrichum gloeosporioides sob refrigeração, em relação ao armazenamento a 25°C, inclusive após o período adicional a 25°C, independentemente da atmosfera de armazenamento em atmosfera normal. O crescimento do fungo Cladosporium cladosporium foi reduzido a 10°C, em relação ao armazenamento a 25°C, em ambos os períodos de armazenamento, a 25°C, em relação ao armazenamento de Cladosporium cladosporioides foi menor nas placas que foram armazenadas por 14 dias a 10°C, pela influência da refrigeração e de um possível efeito residual da atmosfera controlada deletério ao crescimento da colônia. A atmosfera controlada reduziu o crescimento da colônia de C. cladosporioides, a 25°C, em relação à atmosfera normal.
id EMBR_d7e97e6561ae74a8c57ce9919f2385fa
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1122402
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Crescimento in vitro de fungos (Colletotrichum gloeosporioides e Cladosporium cladosporioides) isolados de frutos do mamoeiro, sob atmosfera controlada e refrigeração.Colonia de fungoAtmosfera controladaCarica PapayaColletotrichum GloeosporioidesCladosporium cladosporioidesO uso combinado das tecnologias de atmosfera controlada e de refrigeração, em frutas tropicais, não apresenta ainda resultados satisfatórios, talvez pela suscetibilidade à injúria por frio, agravada nas condições de controle atmosférico. Como há indícios de que a atmosfera controlada tem efeito fungistático, este trabalho foi elaborado para se verificar, in vitro, sua influência sobre dois fungos fitopatogênicos do mamão: Colletotrichum gloeosporioides e Cladosporium cladosporioides, sob refrigeração. Colônias destes fungos foram submetidas a duas temperaturas de armazenamento (10 e 25°C), as duas atmosferas (ambiente e controlada com 3% O2 e 6% CO2) e por dois períodos (7 ou 14 dias). Após este armazenamento, as placas foram incubadas a 25°C sob atmosfera ambiente, por mais sete dias. Foi verificado menor crescimento da colônia de Colletotrichum gloeosporioides sob refrigeração, em relação ao armazenamento a 25°C, inclusive após o período adicional a 25°C, independentemente da atmosfera de armazenamento em atmosfera normal. O crescimento do fungo Cladosporium cladosporium foi reduzido a 10°C, em relação ao armazenamento a 25°C, em ambos os períodos de armazenamento, a 25°C, em relação ao armazenamento de Cladosporium cladosporioides foi menor nas placas que foram armazenadas por 14 dias a 10°C, pela influência da refrigeração e de um possível efeito residual da atmosfera controlada deletério ao crescimento da colônia. A atmosfera controlada reduziu o crescimento da colônia de C. cladosporioides, a 25°C, em relação à atmosfera normal.ANTONIO GOMES SOARES, CTAA.VIEIRA, D. G.SILVA, R. M. daSILVA, O. F.FONSECA, M. J. de O.SOARES, A. G.COSTA, R. A.2020-05-20T04:39:39Z2020-05-20T04:39:39Z2020-05-192006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 28, n. 3, p. 387-390, dez. 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122402porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-05-20T04:39:45Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1122402Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-05-20T04:39:45falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-05-20T04:39:45Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento in vitro de fungos (Colletotrichum gloeosporioides e Cladosporium cladosporioides) isolados de frutos do mamoeiro, sob atmosfera controlada e refrigeração.
title Crescimento in vitro de fungos (Colletotrichum gloeosporioides e Cladosporium cladosporioides) isolados de frutos do mamoeiro, sob atmosfera controlada e refrigeração.
spellingShingle Crescimento in vitro de fungos (Colletotrichum gloeosporioides e Cladosporium cladosporioides) isolados de frutos do mamoeiro, sob atmosfera controlada e refrigeração.
VIEIRA, D. G.
Colonia de fungo
Atmosfera controlada
Carica Papaya
Colletotrichum Gloeosporioides
Cladosporium cladosporioides
title_short Crescimento in vitro de fungos (Colletotrichum gloeosporioides e Cladosporium cladosporioides) isolados de frutos do mamoeiro, sob atmosfera controlada e refrigeração.
title_full Crescimento in vitro de fungos (Colletotrichum gloeosporioides e Cladosporium cladosporioides) isolados de frutos do mamoeiro, sob atmosfera controlada e refrigeração.
title_fullStr Crescimento in vitro de fungos (Colletotrichum gloeosporioides e Cladosporium cladosporioides) isolados de frutos do mamoeiro, sob atmosfera controlada e refrigeração.
title_full_unstemmed Crescimento in vitro de fungos (Colletotrichum gloeosporioides e Cladosporium cladosporioides) isolados de frutos do mamoeiro, sob atmosfera controlada e refrigeração.
title_sort Crescimento in vitro de fungos (Colletotrichum gloeosporioides e Cladosporium cladosporioides) isolados de frutos do mamoeiro, sob atmosfera controlada e refrigeração.
author VIEIRA, D. G.
author_facet VIEIRA, D. G.
SILVA, R. M. da
SILVA, O. F.
FONSECA, M. J. de O.
SOARES, A. G.
COSTA, R. A.
author_role author
author2 SILVA, R. M. da
SILVA, O. F.
FONSECA, M. J. de O.
SOARES, A. G.
COSTA, R. A.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANTONIO GOMES SOARES, CTAA.
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, D. G.
SILVA, R. M. da
SILVA, O. F.
FONSECA, M. J. de O.
SOARES, A. G.
COSTA, R. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Colonia de fungo
Atmosfera controlada
Carica Papaya
Colletotrichum Gloeosporioides
Cladosporium cladosporioides
topic Colonia de fungo
Atmosfera controlada
Carica Papaya
Colletotrichum Gloeosporioides
Cladosporium cladosporioides
description O uso combinado das tecnologias de atmosfera controlada e de refrigeração, em frutas tropicais, não apresenta ainda resultados satisfatórios, talvez pela suscetibilidade à injúria por frio, agravada nas condições de controle atmosférico. Como há indícios de que a atmosfera controlada tem efeito fungistático, este trabalho foi elaborado para se verificar, in vitro, sua influência sobre dois fungos fitopatogênicos do mamão: Colletotrichum gloeosporioides e Cladosporium cladosporioides, sob refrigeração. Colônias destes fungos foram submetidas a duas temperaturas de armazenamento (10 e 25°C), as duas atmosferas (ambiente e controlada com 3% O2 e 6% CO2) e por dois períodos (7 ou 14 dias). Após este armazenamento, as placas foram incubadas a 25°C sob atmosfera ambiente, por mais sete dias. Foi verificado menor crescimento da colônia de Colletotrichum gloeosporioides sob refrigeração, em relação ao armazenamento a 25°C, inclusive após o período adicional a 25°C, independentemente da atmosfera de armazenamento em atmosfera normal. O crescimento do fungo Cladosporium cladosporium foi reduzido a 10°C, em relação ao armazenamento a 25°C, em ambos os períodos de armazenamento, a 25°C, em relação ao armazenamento de Cladosporium cladosporioides foi menor nas placas que foram armazenadas por 14 dias a 10°C, pela influência da refrigeração e de um possível efeito residual da atmosfera controlada deletério ao crescimento da colônia. A atmosfera controlada reduziu o crescimento da colônia de C. cladosporioides, a 25°C, em relação à atmosfera normal.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2020-05-20T04:39:39Z
2020-05-20T04:39:39Z
2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 28, n. 3, p. 387-390, dez. 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122402
identifier_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 28, n. 3, p. 387-390, dez. 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503492292837376