Caracterização química do solo em uma área de implantação do Projeto de recuperação de áreas degradadas da Jica no município de Pedro Avelino-RN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, D. A. de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: DUDA, G. P., MENDES, A. M. S., OLIVEIRA, R. A. de, FERNANDES, M. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160931
Resumo: Para proposição da melhor prática de recuperação é necessário identificar as principais características de solo indicadoras de degradação ambiental. Para tanto, deve-se lançar mão de análises químicas, físicas e biológicas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estudar alguns indicadores químicos de degradação ambiental em condições de solos do Semi-Árido. Os solos foram coletados na área do projeto piloto da JICA localizada no município de Pedro Avelino-RN, a escolha da área foi devido ao seu grau de desertificação. As análises foram realizadas no Laboratório de Análises de Solo, Água e Planta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA. As amostras foram coletadas nas camadas de 0-5, 5-10, 10-20, 20-30 e 30-50 cm de profundidade. As análises químicas realizadas foram: pH em água (1:2,5); Condutividade Elétrica (CE) no extrato 1:5; Na+, K+, Ca+2 e Mg+2, trocáveis,e P disponível. Pelos resultados, verificou-se que o pH e a CE aumentaram com a profundidade, enquanto para os teores de Na+ houve variação com o aumento da profundidade. Ao contrário da maioria dos elementos analisados o teor de K+ no solo tendeu a diminuir com o aumento da profundidade. Os elevados teores de Na+ encontrados devem ser levados em consideração para a implantação do projeto de recuperação, utilizando-se preferencialmente plantas resistentes à sodicidade.
id EMBR_dbbf2826b2d68c9c153232dfa244ff1b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/160931
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização química do solo em uma área de implantação do Projeto de recuperação de áreas degradadas da Jica no município de Pedro Avelino-RN.Semi-ÁridoSoloAnálise QuímicaDegradação AmbientalSoilEnvironmental DegradationPara proposição da melhor prática de recuperação é necessário identificar as principais características de solo indicadoras de degradação ambiental. Para tanto, deve-se lançar mão de análises químicas, físicas e biológicas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estudar alguns indicadores químicos de degradação ambiental em condições de solos do Semi-Árido. Os solos foram coletados na área do projeto piloto da JICA localizada no município de Pedro Avelino-RN, a escolha da área foi devido ao seu grau de desertificação. As análises foram realizadas no Laboratório de Análises de Solo, Água e Planta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA. As amostras foram coletadas nas camadas de 0-5, 5-10, 10-20, 20-30 e 30-50 cm de profundidade. As análises químicas realizadas foram: pH em água (1:2,5); Condutividade Elétrica (CE) no extrato 1:5; Na+, K+, Ca+2 e Mg+2, trocáveis,e P disponível. Pelos resultados, verificou-se que o pH e a CE aumentaram com a profundidade, enquanto para os teores de Na+ houve variação com o aumento da profundidade. Ao contrário da maioria dos elementos analisados o teor de K+ no solo tendeu a diminuir com o aumento da profundidade. Os elevados teores de Na+ encontrados devem ser levados em consideração para a implantação do projeto de recuperação, utilizando-se preferencialmente plantas resistentes à sodicidade.Dagmar Alves de Oliveira, UFRPE; Gustavo Pereira Duda, UFRPE; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA; Rodrigues Alves de Oliveira, UFERSA; Michelangelo Bezerra Fernandes, UFRPE.OLIVEIRA, D. A. deDUDA, G. P.MENDES, A. M. S.OLIVEIRA, R. A. deFERNANDES, M. B.2018-02-28T00:45:24Z2018-02-28T00:45:24Z2008-03-1720082018-02-28T00:45:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCaatinga, Mossoró, v. 21, n. 1, p. 179-188, 2008.0100-316Xhttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-02-28T00:45:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/160931Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-02-28T00:45:31falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-02-28T00:45:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização química do solo em uma área de implantação do Projeto de recuperação de áreas degradadas da Jica no município de Pedro Avelino-RN.
title Caracterização química do solo em uma área de implantação do Projeto de recuperação de áreas degradadas da Jica no município de Pedro Avelino-RN.
spellingShingle Caracterização química do solo em uma área de implantação do Projeto de recuperação de áreas degradadas da Jica no município de Pedro Avelino-RN.
OLIVEIRA, D. A. de
Semi-Árido
Solo
Análise Química
Degradação Ambiental
Soil
Environmental Degradation
title_short Caracterização química do solo em uma área de implantação do Projeto de recuperação de áreas degradadas da Jica no município de Pedro Avelino-RN.
title_full Caracterização química do solo em uma área de implantação do Projeto de recuperação de áreas degradadas da Jica no município de Pedro Avelino-RN.
title_fullStr Caracterização química do solo em uma área de implantação do Projeto de recuperação de áreas degradadas da Jica no município de Pedro Avelino-RN.
title_full_unstemmed Caracterização química do solo em uma área de implantação do Projeto de recuperação de áreas degradadas da Jica no município de Pedro Avelino-RN.
title_sort Caracterização química do solo em uma área de implantação do Projeto de recuperação de áreas degradadas da Jica no município de Pedro Avelino-RN.
author OLIVEIRA, D. A. de
author_facet OLIVEIRA, D. A. de
DUDA, G. P.
MENDES, A. M. S.
OLIVEIRA, R. A. de
FERNANDES, M. B.
author_role author
author2 DUDA, G. P.
MENDES, A. M. S.
OLIVEIRA, R. A. de
FERNANDES, M. B.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dagmar Alves de Oliveira, UFRPE; Gustavo Pereira Duda, UFRPE; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA; Rodrigues Alves de Oliveira, UFERSA; Michelangelo Bezerra Fernandes, UFRPE.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, D. A. de
DUDA, G. P.
MENDES, A. M. S.
OLIVEIRA, R. A. de
FERNANDES, M. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Semi-Árido
Solo
Análise Química
Degradação Ambiental
Soil
Environmental Degradation
topic Semi-Árido
Solo
Análise Química
Degradação Ambiental
Soil
Environmental Degradation
description Para proposição da melhor prática de recuperação é necessário identificar as principais características de solo indicadoras de degradação ambiental. Para tanto, deve-se lançar mão de análises químicas, físicas e biológicas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estudar alguns indicadores químicos de degradação ambiental em condições de solos do Semi-Árido. Os solos foram coletados na área do projeto piloto da JICA localizada no município de Pedro Avelino-RN, a escolha da área foi devido ao seu grau de desertificação. As análises foram realizadas no Laboratório de Análises de Solo, Água e Planta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA. As amostras foram coletadas nas camadas de 0-5, 5-10, 10-20, 20-30 e 30-50 cm de profundidade. As análises químicas realizadas foram: pH em água (1:2,5); Condutividade Elétrica (CE) no extrato 1:5; Na+, K+, Ca+2 e Mg+2, trocáveis,e P disponível. Pelos resultados, verificou-se que o pH e a CE aumentaram com a profundidade, enquanto para os teores de Na+ houve variação com o aumento da profundidade. Ao contrário da maioria dos elementos analisados o teor de K+ no solo tendeu a diminuir com o aumento da profundidade. Os elevados teores de Na+ encontrados devem ser levados em consideração para a implantação do projeto de recuperação, utilizando-se preferencialmente plantas resistentes à sodicidade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-17
2008
2018-02-28T00:45:24Z
2018-02-28T00:45:24Z
2018-02-28T00:45:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Caatinga, Mossoró, v. 21, n. 1, p. 179-188, 2008.
0100-316X
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160931
identifier_str_mv Caatinga, Mossoró, v. 21, n. 1, p. 179-188, 2008.
0100-316X
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503450367623168