Efeito depressivo da endogamia em gerações avancadas de quatro tipos genéticos de híbridos de milho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GAMA, E. E. G. e
Data de Publicação: 1985
Outros Autores: VIANNA, R. T., NASPOLINI FILHO, V., MAGNAVACA, R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471619
Resumo: Os ensaios foram conduzidos em dois locais: CNPMS - Sete Lagoas - MG e Guaira, SP. O delineamento experimental foi o de parcelas subdivididas em blocos ao acaso, com tres repeticoes. Estudou-se o efeito da endogamia em geracoes avancadas de hibridos simples, triplos, duplos e intervarietais fornecidos pelas firmas Agroceres, Germinal e pelo CNPMS. Os resultados mostraram que dentro de cada grupo, os hibridos simples, triplos e duplos, tiveram similar comportamentos quanto aos efeitos depressivos da endogamia na producao de graos. Em geral, nas geracoes de autofecundacao (F2) e Sib) para os quatros tipos de hibridos, ocorreram um aumento no ciclo da planta, e reducoes expressivas nas alturas de planta e espiga. Os grupos de hibridos duplos (HD) e triplos (HT) apresentaram maiores produtividades que os grupos de hibridos simples (HS) e intervarietais (HInt.). Os efeitos depressivos na producao para os hibridos de linhagens foram, em media, maiores na geracao de autofecundacao (F2) da ordem de 46% e 47%, que na geracao de Sib, 25% e 26% para Sete Lagoas e Guaira, respectivamente. A depressao por endogamia media (F1 - Sib) foi de 20% para HD, 30,5% para HT, 27% para HS e para hibridos intervarietais nao houve reducao. A depressao media causada pela autofecundacao (F1 - F2) foi de 50%, 47,5%, 41% e 47% para os hibridos HD, HT, HS e H.Int., respectivamente.
id EMBR_dc87a2a543be38e1388855bdbd528089
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/471619
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito depressivo da endogamia em gerações avancadas de quatro tipos genéticos de híbridos de milho.YieldMaizeEndogamiaMelhoramentoMilhoProduçãoZea MayscornhybridsinbreedingOs ensaios foram conduzidos em dois locais: CNPMS - Sete Lagoas - MG e Guaira, SP. O delineamento experimental foi o de parcelas subdivididas em blocos ao acaso, com tres repeticoes. Estudou-se o efeito da endogamia em geracoes avancadas de hibridos simples, triplos, duplos e intervarietais fornecidos pelas firmas Agroceres, Germinal e pelo CNPMS. Os resultados mostraram que dentro de cada grupo, os hibridos simples, triplos e duplos, tiveram similar comportamentos quanto aos efeitos depressivos da endogamia na producao de graos. Em geral, nas geracoes de autofecundacao (F2) e Sib) para os quatros tipos de hibridos, ocorreram um aumento no ciclo da planta, e reducoes expressivas nas alturas de planta e espiga. Os grupos de hibridos duplos (HD) e triplos (HT) apresentaram maiores produtividades que os grupos de hibridos simples (HS) e intervarietais (HInt.). Os efeitos depressivos na producao para os hibridos de linhagens foram, em media, maiores na geracao de autofecundacao (F2) da ordem de 46% e 47%, que na geracao de Sib, 25% e 26% para Sete Lagoas e Guaira, respectivamente. A depressao por endogamia media (F1 - Sib) foi de 20% para HD, 30,5% para HT, 27% para HS e para hibridos intervarietais nao houve reducao. A depressao media causada pela autofecundacao (F1 - F2) foi de 50%, 47,5%, 41% e 47% para os hibridos HD, HT, HS e H.Int., respectivamente.EMBRAPA-CNPMS.GAMA, E. E. G. eVIANNA, R. T.NASPOLINI FILHO, V.MAGNAVACA, R.2021-12-13T02:04:07Z2021-12-13T02:04:07Z1996-03-211985info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 20, n. 11, p. 1293-1300, nov. 1985.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-12-13T02:04:15Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/471619Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-12-13T02:04:15falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-12-13T02:04:15Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito depressivo da endogamia em gerações avancadas de quatro tipos genéticos de híbridos de milho.
title Efeito depressivo da endogamia em gerações avancadas de quatro tipos genéticos de híbridos de milho.
spellingShingle Efeito depressivo da endogamia em gerações avancadas de quatro tipos genéticos de híbridos de milho.
GAMA, E. E. G. e
Yield
Maize
Endogamia
Melhoramento
Milho
Produção
Zea Mays
corn
hybrids
inbreeding
title_short Efeito depressivo da endogamia em gerações avancadas de quatro tipos genéticos de híbridos de milho.
title_full Efeito depressivo da endogamia em gerações avancadas de quatro tipos genéticos de híbridos de milho.
title_fullStr Efeito depressivo da endogamia em gerações avancadas de quatro tipos genéticos de híbridos de milho.
title_full_unstemmed Efeito depressivo da endogamia em gerações avancadas de quatro tipos genéticos de híbridos de milho.
title_sort Efeito depressivo da endogamia em gerações avancadas de quatro tipos genéticos de híbridos de milho.
author GAMA, E. E. G. e
author_facet GAMA, E. E. G. e
VIANNA, R. T.
NASPOLINI FILHO, V.
MAGNAVACA, R.
author_role author
author2 VIANNA, R. T.
NASPOLINI FILHO, V.
MAGNAVACA, R.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA-CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv GAMA, E. E. G. e
VIANNA, R. T.
NASPOLINI FILHO, V.
MAGNAVACA, R.
dc.subject.por.fl_str_mv Yield
Maize
Endogamia
Melhoramento
Milho
Produção
Zea Mays
corn
hybrids
inbreeding
topic Yield
Maize
Endogamia
Melhoramento
Milho
Produção
Zea Mays
corn
hybrids
inbreeding
description Os ensaios foram conduzidos em dois locais: CNPMS - Sete Lagoas - MG e Guaira, SP. O delineamento experimental foi o de parcelas subdivididas em blocos ao acaso, com tres repeticoes. Estudou-se o efeito da endogamia em geracoes avancadas de hibridos simples, triplos, duplos e intervarietais fornecidos pelas firmas Agroceres, Germinal e pelo CNPMS. Os resultados mostraram que dentro de cada grupo, os hibridos simples, triplos e duplos, tiveram similar comportamentos quanto aos efeitos depressivos da endogamia na producao de graos. Em geral, nas geracoes de autofecundacao (F2) e Sib) para os quatros tipos de hibridos, ocorreram um aumento no ciclo da planta, e reducoes expressivas nas alturas de planta e espiga. Os grupos de hibridos duplos (HD) e triplos (HT) apresentaram maiores produtividades que os grupos de hibridos simples (HS) e intervarietais (HInt.). Os efeitos depressivos na producao para os hibridos de linhagens foram, em media, maiores na geracao de autofecundacao (F2) da ordem de 46% e 47%, que na geracao de Sib, 25% e 26% para Sete Lagoas e Guaira, respectivamente. A depressao por endogamia media (F1 - Sib) foi de 20% para HD, 30,5% para HT, 27% para HS e para hibridos intervarietais nao houve reducao. A depressao media causada pela autofecundacao (F1 - F2) foi de 50%, 47,5%, 41% e 47% para os hibridos HD, HT, HS e H.Int., respectivamente.
publishDate 1985
dc.date.none.fl_str_mv 1985
1996-03-21
2021-12-13T02:04:07Z
2021-12-13T02:04:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 20, n. 11, p. 1293-1300, nov. 1985.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471619
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 20, n. 11, p. 1293-1300, nov. 1985.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503514034012160