Análise de tipologias de sistemas de produção modais de pecuária de cria pelo uso do método ordinal de Copeland.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, E. G.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: MELLO, J. C. C. B. S. de, ABREU, U. G. P. de, CARVALHO, T. B. de, ZEN, S. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866984
Resumo: O estudo e a avaliação de sistemas de produção de gado de corte podem ser importantes ferramentas para o incremento do desempenho deste setor. A cadeia produtiva da pecuária de corte contempla diferentes etapas da criação (cria, recria e engorda). Neste artigo avaliou-se o desempenho de sistemas modais de cria, que no Brasil ocorrem em regime predominantemente extensivo. Foram selecionados dois tipos de critérios, correspondentes a variáveis zootécnicas e a variáveis de produção. As alternativas foram ordenadas por intermédio do método multicritério ordinal de Copeland em relação a cada um dos conjuntos de critérios. Comparando-se o resultado das duas ordenações, as alternativas foram alocadas em classes, que
id EMBR_dfcccee68edb35c8097981e3ccbfd792
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/866984
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análise de tipologias de sistemas de produção modais de pecuária de cria pelo uso do método ordinal de Copeland.Sistemas modais de criaMulticritérioTipologiasO estudo e a avaliação de sistemas de produção de gado de corte podem ser importantes ferramentas para o incremento do desempenho deste setor. A cadeia produtiva da pecuária de corte contempla diferentes etapas da criação (cria, recria e engorda). Neste artigo avaliou-se o desempenho de sistemas modais de cria, que no Brasil ocorrem em regime predominantemente extensivo. Foram selecionados dois tipos de critérios, correspondentes a variáveis zootécnicas e a variáveis de produção. As alternativas foram ordenadas por intermédio do método multicritério ordinal de Copeland em relação a cada um dos conjuntos de critérios. Comparando-se o resultado das duas ordenações, as alternativas foram alocadas em classes, queELIANE GONCALVES GOMES, SGE; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP.GOMES, E. G.MELLO, J. C. C. B. S. deABREU, U. G. P. deCARVALHO, T. B. deZEN, S. de2013-12-17T22:20:33Z2013-12-17T22:20:33Z2010-11-1620132013-12-17T22:20:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa operacional para o desenvolvimento, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 43-57, jan./abr. 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866984porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:32:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/866984Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:32:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:32:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de tipologias de sistemas de produção modais de pecuária de cria pelo uso do método ordinal de Copeland.
title Análise de tipologias de sistemas de produção modais de pecuária de cria pelo uso do método ordinal de Copeland.
spellingShingle Análise de tipologias de sistemas de produção modais de pecuária de cria pelo uso do método ordinal de Copeland.
GOMES, E. G.
Sistemas modais de cria
Multicritério
Tipologias
title_short Análise de tipologias de sistemas de produção modais de pecuária de cria pelo uso do método ordinal de Copeland.
title_full Análise de tipologias de sistemas de produção modais de pecuária de cria pelo uso do método ordinal de Copeland.
title_fullStr Análise de tipologias de sistemas de produção modais de pecuária de cria pelo uso do método ordinal de Copeland.
title_full_unstemmed Análise de tipologias de sistemas de produção modais de pecuária de cria pelo uso do método ordinal de Copeland.
title_sort Análise de tipologias de sistemas de produção modais de pecuária de cria pelo uso do método ordinal de Copeland.
author GOMES, E. G.
author_facet GOMES, E. G.
MELLO, J. C. C. B. S. de
ABREU, U. G. P. de
CARVALHO, T. B. de
ZEN, S. de
author_role author
author2 MELLO, J. C. C. B. S. de
ABREU, U. G. P. de
CARVALHO, T. B. de
ZEN, S. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELIANE GONCALVES GOMES, SGE; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, E. G.
MELLO, J. C. C. B. S. de
ABREU, U. G. P. de
CARVALHO, T. B. de
ZEN, S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas modais de cria
Multicritério
Tipologias
topic Sistemas modais de cria
Multicritério
Tipologias
description O estudo e a avaliação de sistemas de produção de gado de corte podem ser importantes ferramentas para o incremento do desempenho deste setor. A cadeia produtiva da pecuária de corte contempla diferentes etapas da criação (cria, recria e engorda). Neste artigo avaliou-se o desempenho de sistemas modais de cria, que no Brasil ocorrem em regime predominantemente extensivo. Foram selecionados dois tipos de critérios, correspondentes a variáveis zootécnicas e a variáveis de produção. As alternativas foram ordenadas por intermédio do método multicritério ordinal de Copeland em relação a cada um dos conjuntos de critérios. Comparando-se o resultado das duas ordenações, as alternativas foram alocadas em classes, que
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-16
2013-12-17T22:20:33Z
2013-12-17T22:20:33Z
2013
2013-12-17T22:20:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa operacional para o desenvolvimento, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 43-57, jan./abr. 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866984
identifier_str_mv Pesquisa operacional para o desenvolvimento, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 43-57, jan./abr. 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503384322015232