Bioensaios de atividade alelopática dos esteroides espinasterol, espinasterona e glicopiranosil espinasterol.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIPARDO FILHO, H. S.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: PACHECO, L. C., SOUZA FILHO, A. P. da S., GUILHON, G. M. S. P., ARRUDA, M. S. P., SANTOS, L. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950304
Resumo: Três esteroides (espinasterol, espinasterona e glicopiranosil espinasterol) foram isolados do caule de Moutabea guianensis, planta de origem amazônica. Suas estruturas foram determinadas a partir das análises de RMN e por comparação com dados espectroscópicos da literatura. Foram avaliadas as atividades alelopáticas das três substâncias em duas plantas invasoras de pastagens comuns da região amazônica: Mimosa pudica (malícia) e Senna obtusifolia (mata-pasto). A substância glicopiranosil espinasterol foi mais ativa no ensaio de desenvolvimento da radícula, inibindo a espécie Senna obtusifolia em 75%; o espinasterol inibiu em 22% o desenvolvimento do hipocótilo de Senna obtusifolia; e no bioensaio de germinação de sementes as substâncias espinasterol e espinasterona proporcionaram 10% de inibição em Mimosa pudica. A partir desses resultados, observou-se que a diferença de substituintes observada na posição-3 dos esteroides é capaz de alterar a atividade alelopática. O grupo glicosil na posição-3 elevou a atividade alelopática de forma mais expressiva no bioensaio de desenvolvimento de radícula da espécie malícia, quando comparado aos esteroides hidroxilado e carbonilado. Este é o primeiro estudo químico e alelopático do gênero Moutabea.
id EMBR_e03175b3f27950c4ac5d360e0c9ef8ed
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/950304
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Bioensaios de atividade alelopática dos esteroides espinasterol, espinasterona e glicopiranosil espinasterol.Planta daninhaMoutabea guianensisAlelopatiaEsteroidePolygalaceaeSenna obtusifoliaMimosa pudicaTrês esteroides (espinasterol, espinasterona e glicopiranosil espinasterol) foram isolados do caule de Moutabea guianensis, planta de origem amazônica. Suas estruturas foram determinadas a partir das análises de RMN e por comparação com dados espectroscópicos da literatura. Foram avaliadas as atividades alelopáticas das três substâncias em duas plantas invasoras de pastagens comuns da região amazônica: Mimosa pudica (malícia) e Senna obtusifolia (mata-pasto). A substância glicopiranosil espinasterol foi mais ativa no ensaio de desenvolvimento da radícula, inibindo a espécie Senna obtusifolia em 75%; o espinasterol inibiu em 22% o desenvolvimento do hipocótilo de Senna obtusifolia; e no bioensaio de germinação de sementes as substâncias espinasterol e espinasterona proporcionaram 10% de inibição em Mimosa pudica. A partir desses resultados, observou-se que a diferença de substituintes observada na posição-3 dos esteroides é capaz de alterar a atividade alelopática. O grupo glicosil na posição-3 elevou a atividade alelopática de forma mais expressiva no bioensaio de desenvolvimento de radícula da espécie malícia, quando comparado aos esteroides hidroxilado e carbonilado. Este é o primeiro estudo químico e alelopático do gênero Moutabea.H. S. RIPARDO FILHO, Doutorando da UFPA; L. C. PACHECO, Bolsista CNPq/UFPA; ANTONIO PEDRO DA SILVA SOUZA FILHO, CPATU; G. M .S. P. GUILHON, UFPA; M. S. P. ARRUDA, UFPA; L. S. SANTOS, UFPA.RIPARDO FILHO, H. S.PACHECO, L. C.SOUZA FILHO, A. P. da S.GUILHON, G. M. S. P.ARRUDA, M. S. P.SANTOS, L. S.2013-02-21T11:11:11Z2013-02-21T11:11:11Z2013-02-2120122015-03-03T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePlanta daninha, Viçosa, MG, v. 30, n. 4, p. 704-712, out./dez. 2012.0100-8358http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:21:33Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/950304Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:21:33falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:21:33Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Bioensaios de atividade alelopática dos esteroides espinasterol, espinasterona e glicopiranosil espinasterol.
title Bioensaios de atividade alelopática dos esteroides espinasterol, espinasterona e glicopiranosil espinasterol.
spellingShingle Bioensaios de atividade alelopática dos esteroides espinasterol, espinasterona e glicopiranosil espinasterol.
RIPARDO FILHO, H. S.
Planta daninha
Moutabea guianensis
Alelopatia
Esteroide
Polygalaceae
Senna obtusifolia
Mimosa pudica
title_short Bioensaios de atividade alelopática dos esteroides espinasterol, espinasterona e glicopiranosil espinasterol.
title_full Bioensaios de atividade alelopática dos esteroides espinasterol, espinasterona e glicopiranosil espinasterol.
title_fullStr Bioensaios de atividade alelopática dos esteroides espinasterol, espinasterona e glicopiranosil espinasterol.
title_full_unstemmed Bioensaios de atividade alelopática dos esteroides espinasterol, espinasterona e glicopiranosil espinasterol.
title_sort Bioensaios de atividade alelopática dos esteroides espinasterol, espinasterona e glicopiranosil espinasterol.
author RIPARDO FILHO, H. S.
author_facet RIPARDO FILHO, H. S.
PACHECO, L. C.
SOUZA FILHO, A. P. da S.
GUILHON, G. M. S. P.
ARRUDA, M. S. P.
SANTOS, L. S.
author_role author
author2 PACHECO, L. C.
SOUZA FILHO, A. P. da S.
GUILHON, G. M. S. P.
ARRUDA, M. S. P.
SANTOS, L. S.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv H. S. RIPARDO FILHO, Doutorando da UFPA; L. C. PACHECO, Bolsista CNPq/UFPA; ANTONIO PEDRO DA SILVA SOUZA FILHO, CPATU; G. M .S. P. GUILHON, UFPA; M. S. P. ARRUDA, UFPA; L. S. SANTOS, UFPA.
dc.contributor.author.fl_str_mv RIPARDO FILHO, H. S.
PACHECO, L. C.
SOUZA FILHO, A. P. da S.
GUILHON, G. M. S. P.
ARRUDA, M. S. P.
SANTOS, L. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Planta daninha
Moutabea guianensis
Alelopatia
Esteroide
Polygalaceae
Senna obtusifolia
Mimosa pudica
topic Planta daninha
Moutabea guianensis
Alelopatia
Esteroide
Polygalaceae
Senna obtusifolia
Mimosa pudica
description Três esteroides (espinasterol, espinasterona e glicopiranosil espinasterol) foram isolados do caule de Moutabea guianensis, planta de origem amazônica. Suas estruturas foram determinadas a partir das análises de RMN e por comparação com dados espectroscópicos da literatura. Foram avaliadas as atividades alelopáticas das três substâncias em duas plantas invasoras de pastagens comuns da região amazônica: Mimosa pudica (malícia) e Senna obtusifolia (mata-pasto). A substância glicopiranosil espinasterol foi mais ativa no ensaio de desenvolvimento da radícula, inibindo a espécie Senna obtusifolia em 75%; o espinasterol inibiu em 22% o desenvolvimento do hipocótilo de Senna obtusifolia; e no bioensaio de germinação de sementes as substâncias espinasterol e espinasterona proporcionaram 10% de inibição em Mimosa pudica. A partir desses resultados, observou-se que a diferença de substituintes observada na posição-3 dos esteroides é capaz de alterar a atividade alelopática. O grupo glicosil na posição-3 elevou a atividade alelopática de forma mais expressiva no bioensaio de desenvolvimento de radícula da espécie malícia, quando comparado aos esteroides hidroxilado e carbonilado. Este é o primeiro estudo químico e alelopático do gênero Moutabea.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-02-21T11:11:11Z
2013-02-21T11:11:11Z
2013-02-21
2015-03-03T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Planta daninha, Viçosa, MG, v. 30, n. 4, p. 704-712, out./dez. 2012.
0100-8358
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950304
identifier_str_mv Planta daninha, Viçosa, MG, v. 30, n. 4, p. 704-712, out./dez. 2012.
0100-8358
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503375765635072