Compostagem segura na utilização de resíduos de pescado com maravalha de pinus e casca de arroz.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, F. X. da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LIMA, L. K. F. de, BESSA, M. de L., SENA, A. L. G., SAKAMOTO, S. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1108989
Resumo: A compostagem pode representar uma excelente alternativa para a gestão de resíduos provenientes do descarte de pescado. É possível estabilizar os componentes poluentes, inativar micro-organismos patogênicos e gerar um produto com características desejáveis para o uso agrícola. Neste estudo, objetivou-se avaliar a compostagem de resíduos de pescado com maravalha de pinus (grupo TM) e casca de arroz (grupo TA) e analisar a eficiência da técnica para a redução e eliminação de micro-organismos patogênicos (Escherichia coli e Salmonella spp.). Foi utilizada uma proporção de três partes de material vegetal seco para uma parte de resíduo de pescado. O estudo foi conduzido por 60 dias com acompanhamento diário das temperaturas no interior das composteiras. Amostras para análises microbiológicas foram retiradas no início e no final do período de compostagem. Os resultados demonstraram que as maiores temperaturas registradas foram de 48±2,2°C, no grupo TA, e 43±3,3°C, no grupo TM. Não foi encontrada Salmonella spp. em nenhuma das análises realizadas. O processo foi capaz de reduzir a população de E. coli no composto final. Devido a ausência de fase termofílica plena nas fases iniciais da compostagem, o trabalho concluiu que será necessário se utilizar maiores proporções de resíduo de pescado. Por outro lado, a ausência de micro-organismos patogênicos garantiu a segurança do produto final.
id EMBR_e36eb0a8724277b3faaaf2dea08269c6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1108989
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Compostagem segura na utilização de resíduos de pescado com maravalha de pinus e casca de arroz.PeixeResíduoAduboCompostagemCasca de ArrozMicrorganismoFertilizersFish wasteCompostingWood shavingsA compostagem pode representar uma excelente alternativa para a gestão de resíduos provenientes do descarte de pescado. É possível estabilizar os componentes poluentes, inativar micro-organismos patogênicos e gerar um produto com características desejáveis para o uso agrícola. Neste estudo, objetivou-se avaliar a compostagem de resíduos de pescado com maravalha de pinus (grupo TM) e casca de arroz (grupo TA) e analisar a eficiência da técnica para a redução e eliminação de micro-organismos patogênicos (Escherichia coli e Salmonella spp.). Foi utilizada uma proporção de três partes de material vegetal seco para uma parte de resíduo de pescado. O estudo foi conduzido por 60 dias com acompanhamento diário das temperaturas no interior das composteiras. Amostras para análises microbiológicas foram retiradas no início e no final do período de compostagem. Os resultados demonstraram que as maiores temperaturas registradas foram de 48±2,2°C, no grupo TA, e 43±3,3°C, no grupo TM. Não foi encontrada Salmonella spp. em nenhuma das análises realizadas. O processo foi capaz de reduzir a população de E. coli no composto final. Devido a ausência de fase termofílica plena nas fases iniciais da compostagem, o trabalho concluiu que será necessário se utilizar maiores proporções de resíduo de pescado. Por outro lado, a ausência de micro-organismos patogênicos garantiu a segurança do produto final.FLAVIA XAVIER DA SILVA, estudante FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS; LEANDRO KANAMARU FRANCO DE LIMA, CNPASA; MARCONIS DE LIMA BESSA, estudante FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS; ANDRE LUIS GONÇALVES SENA, estudante FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS; SILMARA SANAE SAKAMOTO, FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS.SILVA, F. X. daLIMA, L. K. F. deBESSA, M. de L.SENA, A. L. G.SAKAMOTO, S. S.2019-05-14T00:39:23Z2019-05-14T00:39:23Z2019-05-1320182019-05-14T00:39:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Agri-Environmental Sciences, v. 4, n. 2, p. 24-33, 2018.2525-4804http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1108989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-05-14T00:39:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1108989Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-05-14T00:39:31falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-05-14T00:39:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Compostagem segura na utilização de resíduos de pescado com maravalha de pinus e casca de arroz.
title Compostagem segura na utilização de resíduos de pescado com maravalha de pinus e casca de arroz.
spellingShingle Compostagem segura na utilização de resíduos de pescado com maravalha de pinus e casca de arroz.
SILVA, F. X. da
Peixe
Resíduo
Adubo
Compostagem
Casca de Arroz
Microrganismo
Fertilizers
Fish waste
Composting
Wood shavings
title_short Compostagem segura na utilização de resíduos de pescado com maravalha de pinus e casca de arroz.
title_full Compostagem segura na utilização de resíduos de pescado com maravalha de pinus e casca de arroz.
title_fullStr Compostagem segura na utilização de resíduos de pescado com maravalha de pinus e casca de arroz.
title_full_unstemmed Compostagem segura na utilização de resíduos de pescado com maravalha de pinus e casca de arroz.
title_sort Compostagem segura na utilização de resíduos de pescado com maravalha de pinus e casca de arroz.
author SILVA, F. X. da
author_facet SILVA, F. X. da
LIMA, L. K. F. de
BESSA, M. de L.
SENA, A. L. G.
SAKAMOTO, S. S.
author_role author
author2 LIMA, L. K. F. de
BESSA, M. de L.
SENA, A. L. G.
SAKAMOTO, S. S.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FLAVIA XAVIER DA SILVA, estudante FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS; LEANDRO KANAMARU FRANCO DE LIMA, CNPASA; MARCONIS DE LIMA BESSA, estudante FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS; ANDRE LUIS GONÇALVES SENA, estudante FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS; SILMARA SANAE SAKAMOTO, FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, F. X. da
LIMA, L. K. F. de
BESSA, M. de L.
SENA, A. L. G.
SAKAMOTO, S. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Peixe
Resíduo
Adubo
Compostagem
Casca de Arroz
Microrganismo
Fertilizers
Fish waste
Composting
Wood shavings
topic Peixe
Resíduo
Adubo
Compostagem
Casca de Arroz
Microrganismo
Fertilizers
Fish waste
Composting
Wood shavings
description A compostagem pode representar uma excelente alternativa para a gestão de resíduos provenientes do descarte de pescado. É possível estabilizar os componentes poluentes, inativar micro-organismos patogênicos e gerar um produto com características desejáveis para o uso agrícola. Neste estudo, objetivou-se avaliar a compostagem de resíduos de pescado com maravalha de pinus (grupo TM) e casca de arroz (grupo TA) e analisar a eficiência da técnica para a redução e eliminação de micro-organismos patogênicos (Escherichia coli e Salmonella spp.). Foi utilizada uma proporção de três partes de material vegetal seco para uma parte de resíduo de pescado. O estudo foi conduzido por 60 dias com acompanhamento diário das temperaturas no interior das composteiras. Amostras para análises microbiológicas foram retiradas no início e no final do período de compostagem. Os resultados demonstraram que as maiores temperaturas registradas foram de 48±2,2°C, no grupo TA, e 43±3,3°C, no grupo TM. Não foi encontrada Salmonella spp. em nenhuma das análises realizadas. O processo foi capaz de reduzir a população de E. coli no composto final. Devido a ausência de fase termofílica plena nas fases iniciais da compostagem, o trabalho concluiu que será necessário se utilizar maiores proporções de resíduo de pescado. Por outro lado, a ausência de micro-organismos patogênicos garantiu a segurança do produto final.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-14T00:39:23Z
2019-05-14T00:39:23Z
2019-05-13
2019-05-14T00:39:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Agri-Environmental Sciences, v. 4, n. 2, p. 24-33, 2018.
2525-4804
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1108989
identifier_str_mv Revista Agri-Environmental Sciences, v. 4, n. 2, p. 24-33, 2018.
2525-4804
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1108989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503475085705216