Zoneamento agrícola de riscos climáticos do Brasil: base teórica, pesquisa e desenvolvimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSAD, E. D.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: MARIN, F. R., PINTO, H. S., ZULLO JÚNIOR, J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/24580
Resumo: A relação entre o clima e a produção agrícola tem sido alvo da pesquisa agrícola brasileira. Um conjunto de ferramentas é utilizado, por parte do Estado, para apoiar o governo brasileiro no planejamento e controle de concessão de crédito de custeio e na oferta do seguro agrícola. Busca-se racionalizar o uso dos recursos públicos e estimular a aplicação adequada da tecnologia, para redução dos riscos de perda e elevação da produtividade. Desde 1996, o Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (Zarc) constitui a ferramenta oficial para a indicação das melhores regiões, cultivares, variedades e períodos de semeadura, com menores riscos e perdas, o que proporciona uma economia expressiva de recursos financeiros e elevação de produtividade e de lucro aos produtores. Com a ampliação do debate sobre mudança climática global, a base teórica que constitui o Zarc tem sido utilizada como suporte para a simulação de cenários agrícolas futuros, com base nas projeções feitas pelo IPCC e com o intuito de proporcionar meios para avaliação da vulnerabilidade agrícola do Brasil e das melhores estratégias de adaptação à mudança climática global. São feitas explanações sobre a base teórica do Zarc e traçadas perspectivas futuras em termos de pesquisa e desenvolvimento que envolvem este instrumento de política pública.
id EMBR_e86151b031ecaabf6fd42bbb958a9473
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/24580
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Zoneamento agrícola de riscos climáticos do Brasil: base teórica, pesquisa e desenvolvimento.AgroclimatologiaAgriculturaClimaBalanço hídricoZoneamento climáticoAptidão ClimáticaMudança ClimáticaAgricultureClimate changeA relação entre o clima e a produção agrícola tem sido alvo da pesquisa agrícola brasileira. Um conjunto de ferramentas é utilizado, por parte do Estado, para apoiar o governo brasileiro no planejamento e controle de concessão de crédito de custeio e na oferta do seguro agrícola. Busca-se racionalizar o uso dos recursos públicos e estimular a aplicação adequada da tecnologia, para redução dos riscos de perda e elevação da produtividade. Desde 1996, o Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (Zarc) constitui a ferramenta oficial para a indicação das melhores regiões, cultivares, variedades e períodos de semeadura, com menores riscos e perdas, o que proporciona uma economia expressiva de recursos financeiros e elevação de produtividade e de lucro aos produtores. Com a ampliação do debate sobre mudança climática global, a base teórica que constitui o Zarc tem sido utilizada como suporte para a simulação de cenários agrícolas futuros, com base nas projeções feitas pelo IPCC e com o intuito de proporcionar meios para avaliação da vulnerabilidade agrícola do Brasil e das melhores estratégias de adaptação à mudança climática global. São feitas explanações sobre a base teórica do Zarc e traçadas perspectivas futuras em termos de pesquisa e desenvolvimento que envolvem este instrumento de política pública.EDUARDO DELGADO ASSAD, CNPTIA; FABIO RICARDO MARIN, CNPTIA; HILTON SILVEIRA PINTO, Cepagri/Unicamp; JURANDIR ZULLO JÚNIOR, Cepagri/Unicamp.ASSAD, E. D.MARIN, F. R.PINTO, H. S.ZULLO JÚNIOR, J.2018-03-28T00:31:40Z2018-03-28T00:31:40Z2009-02-1620082018-03-28T00:31:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInforme Agropecuário, Belo Horizonte, v. 29, n. 246, p. 47-60, set./out. 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/24580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-03-28T00:31:47Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/24580Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-03-28T00:31:47falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-03-28T00:31:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Zoneamento agrícola de riscos climáticos do Brasil: base teórica, pesquisa e desenvolvimento.
title Zoneamento agrícola de riscos climáticos do Brasil: base teórica, pesquisa e desenvolvimento.
spellingShingle Zoneamento agrícola de riscos climáticos do Brasil: base teórica, pesquisa e desenvolvimento.
ASSAD, E. D.
Agroclimatologia
Agricultura
Clima
Balanço hídrico
Zoneamento climático
Aptidão Climática
Mudança Climática
Agriculture
Climate change
title_short Zoneamento agrícola de riscos climáticos do Brasil: base teórica, pesquisa e desenvolvimento.
title_full Zoneamento agrícola de riscos climáticos do Brasil: base teórica, pesquisa e desenvolvimento.
title_fullStr Zoneamento agrícola de riscos climáticos do Brasil: base teórica, pesquisa e desenvolvimento.
title_full_unstemmed Zoneamento agrícola de riscos climáticos do Brasil: base teórica, pesquisa e desenvolvimento.
title_sort Zoneamento agrícola de riscos climáticos do Brasil: base teórica, pesquisa e desenvolvimento.
author ASSAD, E. D.
author_facet ASSAD, E. D.
MARIN, F. R.
PINTO, H. S.
ZULLO JÚNIOR, J.
author_role author
author2 MARIN, F. R.
PINTO, H. S.
ZULLO JÚNIOR, J.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EDUARDO DELGADO ASSAD, CNPTIA; FABIO RICARDO MARIN, CNPTIA; HILTON SILVEIRA PINTO, Cepagri/Unicamp; JURANDIR ZULLO JÚNIOR, Cepagri/Unicamp.
dc.contributor.author.fl_str_mv ASSAD, E. D.
MARIN, F. R.
PINTO, H. S.
ZULLO JÚNIOR, J.
dc.subject.por.fl_str_mv Agroclimatologia
Agricultura
Clima
Balanço hídrico
Zoneamento climático
Aptidão Climática
Mudança Climática
Agriculture
Climate change
topic Agroclimatologia
Agricultura
Clima
Balanço hídrico
Zoneamento climático
Aptidão Climática
Mudança Climática
Agriculture
Climate change
description A relação entre o clima e a produção agrícola tem sido alvo da pesquisa agrícola brasileira. Um conjunto de ferramentas é utilizado, por parte do Estado, para apoiar o governo brasileiro no planejamento e controle de concessão de crédito de custeio e na oferta do seguro agrícola. Busca-se racionalizar o uso dos recursos públicos e estimular a aplicação adequada da tecnologia, para redução dos riscos de perda e elevação da produtividade. Desde 1996, o Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (Zarc) constitui a ferramenta oficial para a indicação das melhores regiões, cultivares, variedades e períodos de semeadura, com menores riscos e perdas, o que proporciona uma economia expressiva de recursos financeiros e elevação de produtividade e de lucro aos produtores. Com a ampliação do debate sobre mudança climática global, a base teórica que constitui o Zarc tem sido utilizada como suporte para a simulação de cenários agrícolas futuros, com base nas projeções feitas pelo IPCC e com o intuito de proporcionar meios para avaliação da vulnerabilidade agrícola do Brasil e das melhores estratégias de adaptação à mudança climática global. São feitas explanações sobre a base teórica do Zarc e traçadas perspectivas futuras em termos de pesquisa e desenvolvimento que envolvem este instrumento de política pública.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2009-02-16
2018-03-28T00:31:40Z
2018-03-28T00:31:40Z
2018-03-28T00:31:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 29, n. 246, p. 47-60, set./out. 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/24580
identifier_str_mv Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 29, n. 246, p. 47-60, set./out. 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/24580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503451438219264