Efeitos de fontes de cálcio no desenvolvimento de gramíneas solteiras e consorciadas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, I. P. de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: COSTA, K. A. de P., FAQUIN, V., MACIEL, G. A., NEVES, B. P. das, MACHADO, E. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/217434
Resumo: Objetivou-se avaliar o efeito de fontes de cálcio no desenvolvimento de gramíneas solteiras e consorciadas. O experimento foi conduzido em casa de vegetação da Embrapa Arroz e Feijão, em um Latossolo Vermelho de textura argilosa. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso com esquema fatorial 3 x 2 x 2, sendo três tratamentos referentes ao cálcio (testemunha, calcário e gesso), duas gramíneas (Brachiaria brizantha cv. Marandu e Brachiaria humidicola) e duas gramíneas consorciadas com leguminosa (Brachiaria brizantha cv. Marandu + Calopogônio e Brachiaria humidicola + Calopogônio), com 4 repetições. Aos 60 dias após a germinação foi realizado o corte das forrageiras a uma altura de 5 cm distante do solo, para avaliação da produção de massa seca, comprimento da raiz e concentração de cálcio e enxofre no tecido foliar. As melhores alturas de plantas e desenvolvimento do sistema radicular foram verificadas na Brachiaria brizantha cv. Marandu solteira e consorciada com Calopogônio. A aplicação de cálcio na fonte de gesso resultou em maior produção de massa seca na Brachiaria brizantha cv. Marandu, solteira e consorciada. A calagem promoveu maiores concentrações de cálcio e a gessagem maiores concentrações de enxofre no tecido foliar em todos os sistemas, sendo maiores nos consorciados.
id EMBR_eee77282a01ad451e1dd7cdc65eb3aed
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/217434
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeitos de fontes de cálcio no desenvolvimento de gramíneas solteiras e consorciadas.MaranduCalopogonium muconoidesConsórcioBrachiaria BrizanthaCalcárioGessoGramíneaLeguminosaObjetivou-se avaliar o efeito de fontes de cálcio no desenvolvimento de gramíneas solteiras e consorciadas. O experimento foi conduzido em casa de vegetação da Embrapa Arroz e Feijão, em um Latossolo Vermelho de textura argilosa. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso com esquema fatorial 3 x 2 x 2, sendo três tratamentos referentes ao cálcio (testemunha, calcário e gesso), duas gramíneas (Brachiaria brizantha cv. Marandu e Brachiaria humidicola) e duas gramíneas consorciadas com leguminosa (Brachiaria brizantha cv. Marandu + Calopogônio e Brachiaria humidicola + Calopogônio), com 4 repetições. Aos 60 dias após a germinação foi realizado o corte das forrageiras a uma altura de 5 cm distante do solo, para avaliação da produção de massa seca, comprimento da raiz e concentração de cálcio e enxofre no tecido foliar. As melhores alturas de plantas e desenvolvimento do sistema radicular foram verificadas na Brachiaria brizantha cv. Marandu solteira e consorciada com Calopogônio. A aplicação de cálcio na fonte de gesso resultou em maior produção de massa seca na Brachiaria brizantha cv. Marandu, solteira e consorciada. A calagem promoveu maiores concentrações de cálcio e a gessagem maiores concentrações de enxofre no tecido foliar em todos os sistemas, sendo maiores nos consorciados.ITAMAR PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPAFKATIA APARECIDA DE PINHO COSTA, FESURVVALDEMAR FAQUIN, UFLAGIOVANA ALCANTARA MACIEL, CPAMNBELMIRO PEREIRA DAS NEVES, CNPAFELIZANDRA LUISA MACHADO, UEG.OLIVEIRA, I. P. deCOSTA, K. A. de P.FAQUIN, V.MACIEL, G. A.NEVES, B. P. dasMACHADO, E. L.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2009-04-1520092015-09-04T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência e Agrotecnologia, v. 33, n. 2, p. 592-598, mar./abr. 2009.1413-7054http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/217434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:14:28Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/217434Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:14:28falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:14:28Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de fontes de cálcio no desenvolvimento de gramíneas solteiras e consorciadas.
title Efeitos de fontes de cálcio no desenvolvimento de gramíneas solteiras e consorciadas.
spellingShingle Efeitos de fontes de cálcio no desenvolvimento de gramíneas solteiras e consorciadas.
OLIVEIRA, I. P. de
Marandu
Calopogonium muconoides
Consórcio
Brachiaria Brizantha
Calcário
Gesso
Gramínea
Leguminosa
title_short Efeitos de fontes de cálcio no desenvolvimento de gramíneas solteiras e consorciadas.
title_full Efeitos de fontes de cálcio no desenvolvimento de gramíneas solteiras e consorciadas.
title_fullStr Efeitos de fontes de cálcio no desenvolvimento de gramíneas solteiras e consorciadas.
title_full_unstemmed Efeitos de fontes de cálcio no desenvolvimento de gramíneas solteiras e consorciadas.
title_sort Efeitos de fontes de cálcio no desenvolvimento de gramíneas solteiras e consorciadas.
author OLIVEIRA, I. P. de
author_facet OLIVEIRA, I. P. de
COSTA, K. A. de P.
FAQUIN, V.
MACIEL, G. A.
NEVES, B. P. das
MACHADO, E. L.
author_role author
author2 COSTA, K. A. de P.
FAQUIN, V.
MACIEL, G. A.
NEVES, B. P. das
MACHADO, E. L.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ITAMAR PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPAF
KATIA APARECIDA DE PINHO COSTA, FESURV
VALDEMAR FAQUIN, UFLA
GIOVANA ALCANTARA MACIEL, CPAMN
BELMIRO PEREIRA DAS NEVES, CNPAF
ELIZANDRA LUISA MACHADO, UEG.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, I. P. de
COSTA, K. A. de P.
FAQUIN, V.
MACIEL, G. A.
NEVES, B. P. das
MACHADO, E. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Marandu
Calopogonium muconoides
Consórcio
Brachiaria Brizantha
Calcário
Gesso
Gramínea
Leguminosa
topic Marandu
Calopogonium muconoides
Consórcio
Brachiaria Brizantha
Calcário
Gesso
Gramínea
Leguminosa
description Objetivou-se avaliar o efeito de fontes de cálcio no desenvolvimento de gramíneas solteiras e consorciadas. O experimento foi conduzido em casa de vegetação da Embrapa Arroz e Feijão, em um Latossolo Vermelho de textura argilosa. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso com esquema fatorial 3 x 2 x 2, sendo três tratamentos referentes ao cálcio (testemunha, calcário e gesso), duas gramíneas (Brachiaria brizantha cv. Marandu e Brachiaria humidicola) e duas gramíneas consorciadas com leguminosa (Brachiaria brizantha cv. Marandu + Calopogônio e Brachiaria humidicola + Calopogônio), com 4 repetições. Aos 60 dias após a germinação foi realizado o corte das forrageiras a uma altura de 5 cm distante do solo, para avaliação da produção de massa seca, comprimento da raiz e concentração de cálcio e enxofre no tecido foliar. As melhores alturas de plantas e desenvolvimento do sistema radicular foram verificadas na Brachiaria brizantha cv. Marandu solteira e consorciada com Calopogônio. A aplicação de cálcio na fonte de gesso resultou em maior produção de massa seca na Brachiaria brizantha cv. Marandu, solteira e consorciada. A calagem promoveu maiores concentrações de cálcio e a gessagem maiores concentrações de enxofre no tecido foliar em todos os sistemas, sendo maiores nos consorciados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-15
2009
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-09-04T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia, v. 33, n. 2, p. 592-598, mar./abr. 2009.
1413-7054
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/217434
identifier_str_mv Ciência e Agrotecnologia, v. 33, n. 2, p. 592-598, mar./abr. 2009.
1413-7054
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/217434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503320908333056