Manejo do solo e da cultura para minimizar o efeito da deficiência hídrica na produtividade do arroz de sequeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STONE, L. F.
Data de Publicação: 1984
Outros Autores: STEINMETZ, S., SANTOS, A. B. dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/927050
Resumo: O arroz de sequeiro e uma cultura de grande importância econômica e social para o Brasil. Sua produção concentra-se nos estados da região Centro-Oeste, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Na maioria destes estados o seu cultivo e feito em áreas de cerrado e, em grande parte, na abertura de novas áreas. Em muitas dessas regiões, o risco de perdas na produção e bastante acentuado, devido a ocorrência de períodos de estiagem (veranicos) durante a estacão chuvosa. Na região do cerrado, além da ausência (total ou parcial) das chuvas durante o veranico, outros fatores concorrem para agravar o deficit hídrico das plantas, tais como: alta demanda evapotranspirava, baixa capacidade de retenção de água dos solos e desenvolvimento radicular superficial. Neste trabalho, pretende-se caracterizar a importância de algumas técnicas de manejo do solo e da cultura, visando diminuir a influencia do veranico na produtividade do arroz de sequeiro.
id EMBR_f7f82797a813e5b26c52d7206605bf4e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/927050
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Manejo do solo e da cultura para minimizar o efeito da deficiência hídrica na produtividade do arroz de sequeiro.ArrozOryza sativaManejo do soloDeficiência hídricaCerradoO arroz de sequeiro e uma cultura de grande importância econômica e social para o Brasil. Sua produção concentra-se nos estados da região Centro-Oeste, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Na maioria destes estados o seu cultivo e feito em áreas de cerrado e, em grande parte, na abertura de novas áreas. Em muitas dessas regiões, o risco de perdas na produção e bastante acentuado, devido a ocorrência de períodos de estiagem (veranicos) durante a estacão chuvosa. Na região do cerrado, além da ausência (total ou parcial) das chuvas durante o veranico, outros fatores concorrem para agravar o deficit hídrico das plantas, tais como: alta demanda evapotranspirava, baixa capacidade de retenção de água dos solos e desenvolvimento radicular superficial. Neste trabalho, pretende-se caracterizar a importância de algumas técnicas de manejo do solo e da cultura, visando diminuir a influencia do veranico na produtividade do arroz de sequeiro.LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; SILVIO STEINMETZ, CNPAF; ALBERTO BAETA DOS SANTOS, CNPAF.STONE, L. F.STEINMETZ, S.SANTOS, A. B. dos2012-06-25T11:11:11Z2012-06-25T11:11:11Z2012-06-2519842012-06-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInforme Agropecuário, v. 10, n. 114, p. 33-38, jun. 1984.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/927050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:36:44Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/927050Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:36:44falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:36:44Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Manejo do solo e da cultura para minimizar o efeito da deficiência hídrica na produtividade do arroz de sequeiro.
title Manejo do solo e da cultura para minimizar o efeito da deficiência hídrica na produtividade do arroz de sequeiro.
spellingShingle Manejo do solo e da cultura para minimizar o efeito da deficiência hídrica na produtividade do arroz de sequeiro.
STONE, L. F.
Arroz
Oryza sativa
Manejo do solo
Deficiência hídrica
Cerrado
title_short Manejo do solo e da cultura para minimizar o efeito da deficiência hídrica na produtividade do arroz de sequeiro.
title_full Manejo do solo e da cultura para minimizar o efeito da deficiência hídrica na produtividade do arroz de sequeiro.
title_fullStr Manejo do solo e da cultura para minimizar o efeito da deficiência hídrica na produtividade do arroz de sequeiro.
title_full_unstemmed Manejo do solo e da cultura para minimizar o efeito da deficiência hídrica na produtividade do arroz de sequeiro.
title_sort Manejo do solo e da cultura para minimizar o efeito da deficiência hídrica na produtividade do arroz de sequeiro.
author STONE, L. F.
author_facet STONE, L. F.
STEINMETZ, S.
SANTOS, A. B. dos
author_role author
author2 STEINMETZ, S.
SANTOS, A. B. dos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; SILVIO STEINMETZ, CNPAF; ALBERTO BAETA DOS SANTOS, CNPAF.
dc.contributor.author.fl_str_mv STONE, L. F.
STEINMETZ, S.
SANTOS, A. B. dos
dc.subject.por.fl_str_mv Arroz
Oryza sativa
Manejo do solo
Deficiência hídrica
Cerrado
topic Arroz
Oryza sativa
Manejo do solo
Deficiência hídrica
Cerrado
description O arroz de sequeiro e uma cultura de grande importância econômica e social para o Brasil. Sua produção concentra-se nos estados da região Centro-Oeste, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Na maioria destes estados o seu cultivo e feito em áreas de cerrado e, em grande parte, na abertura de novas áreas. Em muitas dessas regiões, o risco de perdas na produção e bastante acentuado, devido a ocorrência de períodos de estiagem (veranicos) durante a estacão chuvosa. Na região do cerrado, além da ausência (total ou parcial) das chuvas durante o veranico, outros fatores concorrem para agravar o deficit hídrico das plantas, tais como: alta demanda evapotranspirava, baixa capacidade de retenção de água dos solos e desenvolvimento radicular superficial. Neste trabalho, pretende-se caracterizar a importância de algumas técnicas de manejo do solo e da cultura, visando diminuir a influencia do veranico na produtividade do arroz de sequeiro.
publishDate 1984
dc.date.none.fl_str_mv 1984
2012-06-25T11:11:11Z
2012-06-25T11:11:11Z
2012-06-25
2012-06-25T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informe Agropecuário, v. 10, n. 114, p. 33-38, jun. 1984.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/927050
identifier_str_mv Informe Agropecuário, v. 10, n. 114, p. 33-38, jun. 1984.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/927050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503364903436288