Caracterização ambiental de duas regiões do Bioma Mata Atlântica no Paraná e sua importância para estudos em serviços ambientais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRITZSONS, E.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MANTOVANI, L. E., PRATES, V., WREGE, M. S.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024448
Resumo: O clima, a estrutura geológica, o solo, a vegetação e a hidrografia são interdependentes e condicionam a formação de paisagens naturais distintas e uma identidade própria, o que gera diferentes serviços ambientais. O objetivo deste trabalho é descrever, comparativamente, as regiões de Ponta Grossa e de Santo Inácio, especialmente em termos climáticos, mas também geológicos e pedológicos e de uso e cobertura da terra. Conclui-se que ambas as regiões apresentam como semelhança o relevo formado por extensas vertentes alongadas e por Latossolos Vermelhos, mas tem o clima como grande diferencial: há menor insolação, temperaturas médias e mínimas mais baixas, maior frequência de geadas e maior disponibilidade hídrica durante o ano em Ponta Grossa, comparado a Santo Inácio. Estas condições climáticas exercem influência na agricultura, na produtividade do ecossistema, na degradação da matéria orgânica, no uso e cobertura da terra e na influência sobre os serviços ambientais e, de forma mais direta, os serviços de provisão e de suporte.
id EMBR_f99be1d44894a74ce30512eb1e798126
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1024448
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização ambiental de duas regiões do Bioma Mata Atlântica no Paraná e sua importância para estudos em serviços ambientais.Mata AtlânticaCaracterização ambientalServiço ambientalO clima, a estrutura geológica, o solo, a vegetação e a hidrografia são interdependentes e condicionam a formação de paisagens naturais distintas e uma identidade própria, o que gera diferentes serviços ambientais. O objetivo deste trabalho é descrever, comparativamente, as regiões de Ponta Grossa e de Santo Inácio, especialmente em termos climáticos, mas também geológicos e pedológicos e de uso e cobertura da terra. Conclui-se que ambas as regiões apresentam como semelhança o relevo formado por extensas vertentes alongadas e por Latossolos Vermelhos, mas tem o clima como grande diferencial: há menor insolação, temperaturas médias e mínimas mais baixas, maior frequência de geadas e maior disponibilidade hídrica durante o ano em Ponta Grossa, comparado a Santo Inácio. Estas condições climáticas exercem influência na agricultura, na produtividade do ecossistema, na degradação da matéria orgânica, no uso e cobertura da terra e na influência sobre os serviços ambientais e, de forma mais direta, os serviços de provisão e de suporte.Capítulo 3.ELENICE FRITZSONS, CNPF; Luiz Eduardo Mantovani, UFPR; Venina Prates, Universidade Tuiuti do Paraná; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF.FRITZSONS, E.MANTOVANI, L. E.PRATES, V.WREGE, M. S.2015-09-21T11:11:11Z2015-09-21T11:11:11Z2015-09-2120152017-06-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 47-56.In: PARRON, L. M.; GARCIA, J. R.; OLIVEIRA, E. B. de; BROWN, G. G.; PRADO, R. B. (Ed.). Serviços ambientais em sistemas agrícolas e florestais do Bioma Mata Atlântica. Brasília, DF : Embrapa, 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024448porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:40:10Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1024448Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:40:10falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:40:10Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização ambiental de duas regiões do Bioma Mata Atlântica no Paraná e sua importância para estudos em serviços ambientais.
title Caracterização ambiental de duas regiões do Bioma Mata Atlântica no Paraná e sua importância para estudos em serviços ambientais.
spellingShingle Caracterização ambiental de duas regiões do Bioma Mata Atlântica no Paraná e sua importância para estudos em serviços ambientais.
FRITZSONS, E.
Mata Atlântica
Caracterização ambiental
Serviço ambiental
title_short Caracterização ambiental de duas regiões do Bioma Mata Atlântica no Paraná e sua importância para estudos em serviços ambientais.
title_full Caracterização ambiental de duas regiões do Bioma Mata Atlântica no Paraná e sua importância para estudos em serviços ambientais.
title_fullStr Caracterização ambiental de duas regiões do Bioma Mata Atlântica no Paraná e sua importância para estudos em serviços ambientais.
title_full_unstemmed Caracterização ambiental de duas regiões do Bioma Mata Atlântica no Paraná e sua importância para estudos em serviços ambientais.
title_sort Caracterização ambiental de duas regiões do Bioma Mata Atlântica no Paraná e sua importância para estudos em serviços ambientais.
author FRITZSONS, E.
author_facet FRITZSONS, E.
MANTOVANI, L. E.
PRATES, V.
WREGE, M. S.
author_role author
author2 MANTOVANI, L. E.
PRATES, V.
WREGE, M. S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELENICE FRITZSONS, CNPF; Luiz Eduardo Mantovani, UFPR; Venina Prates, Universidade Tuiuti do Paraná; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv FRITZSONS, E.
MANTOVANI, L. E.
PRATES, V.
WREGE, M. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Mata Atlântica
Caracterização ambiental
Serviço ambiental
topic Mata Atlântica
Caracterização ambiental
Serviço ambiental
description O clima, a estrutura geológica, o solo, a vegetação e a hidrografia são interdependentes e condicionam a formação de paisagens naturais distintas e uma identidade própria, o que gera diferentes serviços ambientais. O objetivo deste trabalho é descrever, comparativamente, as regiões de Ponta Grossa e de Santo Inácio, especialmente em termos climáticos, mas também geológicos e pedológicos e de uso e cobertura da terra. Conclui-se que ambas as regiões apresentam como semelhança o relevo formado por extensas vertentes alongadas e por Latossolos Vermelhos, mas tem o clima como grande diferencial: há menor insolação, temperaturas médias e mínimas mais baixas, maior frequência de geadas e maior disponibilidade hídrica durante o ano em Ponta Grossa, comparado a Santo Inácio. Estas condições climáticas exercem influência na agricultura, na produtividade do ecossistema, na degradação da matéria orgânica, no uso e cobertura da terra e na influência sobre os serviços ambientais e, de forma mais direta, os serviços de provisão e de suporte.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-21T11:11:11Z
2015-09-21T11:11:11Z
2015-09-21
2015
2017-06-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: PARRON, L. M.; GARCIA, J. R.; OLIVEIRA, E. B. de; BROWN, G. G.; PRADO, R. B. (Ed.). Serviços ambientais em sistemas agrícolas e florestais do Bioma Mata Atlântica. Brasília, DF : Embrapa, 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024448
identifier_str_mv In: PARRON, L. M.; GARCIA, J. R.; OLIVEIRA, E. B. de; BROWN, G. G.; PRADO, R. B. (Ed.). Serviços ambientais em sistemas agrícolas e florestais do Bioma Mata Atlântica. Brasília, DF : Embrapa, 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 47-56.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503411660488704