Manejo do solo e suas relações com a acidez e a disponibilidade de micronutrientes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, I. P. de
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: KLUTHCOUSKI, J., SANTOS, R. S. M. dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/210224
Resumo: A acidez é uma importante característica dos principais solos do cerrado, como os latossolos (56%) e as areias quartzosas (20%). O estudo foi conduzido na Fazenda Três Irmãos em Santa Helena (GO) com as culturas da soja, milho, arroz de terras altas e feijão, submetidas a quatro manejos do solo: 1) plantio direto; 2) escarificação profunda; 3) grade aradora e 4) aração profunda, e a três níveis de adubação: 1) fertilidade natural; 2) recomendação oficial e 3) equivalente à exportação pelos grãos. A distribuição do alumínio no solo foi influenciada pelos diferentes tipos de manejos em função das máquinas e implementos exigidos pelos diferentes sistemas. As áreas submetidas ao plantio direto apresentaram teor de alumínio mais elevado na camada superficial do solo após a primeira cultura. Ao contrário, os altos teores de alumínio na camada superficial, nas áreas submetidas á escarificação profunda foram observados após a última cultura. As áreas trabalhadas por grade aradora mostraram resultados mais próximos daquelas trabalhadas com arado de aiveca, porém em menor grau. Na área onde se realizou aração profunda, teores constantes de alumínio foram observados em todas as faixas de solo. Maiores valores do pH foram observados na camada superficial do solo submetido à aração profunda. O feno e o manganês foram mais uniformes nas camadas mais profundas onde o solo foi submetido à aração profunda. Nenhuma variação foi observada em relação à aplicação de fertilizantes.
id EMBR_ff1b9b53cd4e568ec979a160f2a54ada
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/210224
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Manejo do solo e suas relações com a acidez e a disponibilidade de micronutrientes.MicronutrienteSistema agricolaCerradoFertilidadeManejoPlantio DiretoSoloA acidez é uma importante característica dos principais solos do cerrado, como os latossolos (56%) e as areias quartzosas (20%). O estudo foi conduzido na Fazenda Três Irmãos em Santa Helena (GO) com as culturas da soja, milho, arroz de terras altas e feijão, submetidas a quatro manejos do solo: 1) plantio direto; 2) escarificação profunda; 3) grade aradora e 4) aração profunda, e a três níveis de adubação: 1) fertilidade natural; 2) recomendação oficial e 3) equivalente à exportação pelos grãos. A distribuição do alumínio no solo foi influenciada pelos diferentes tipos de manejos em função das máquinas e implementos exigidos pelos diferentes sistemas. As áreas submetidas ao plantio direto apresentaram teor de alumínio mais elevado na camada superficial do solo após a primeira cultura. Ao contrário, os altos teores de alumínio na camada superficial, nas áreas submetidas á escarificação profunda foram observados após a última cultura. As áreas trabalhadas por grade aradora mostraram resultados mais próximos daquelas trabalhadas com arado de aiveca, porém em menor grau. Na área onde se realizou aração profunda, teores constantes de alumínio foram observados em todas as faixas de solo. Maiores valores do pH foram observados na camada superficial do solo submetido à aração profunda. O feno e o manganês foram mais uniformes nas camadas mais profundas onde o solo foi submetido à aração profunda. Nenhuma variação foi observada em relação à aplicação de fertilizantes.ITAMAR PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPAF; JOAO KLUTHCOUSKI, CNPAF; RENATO SÉRGIO MOTA DOS SANTOS.OLIVEIRA, I. P. deKLUTHCOUSKI, J.SANTOS, R. S. M. dos2021-10-14T14:01:26Z2021-10-14T14:01:26Z2002-08-131999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Tropical, v. 29, n. 2, p. 19-25, jul./dez. 1999.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/210224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-10-14T14:01:32Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/210224Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-10-14T14:01:32falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-10-14T14:01:32Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Manejo do solo e suas relações com a acidez e a disponibilidade de micronutrientes.
title Manejo do solo e suas relações com a acidez e a disponibilidade de micronutrientes.
spellingShingle Manejo do solo e suas relações com a acidez e a disponibilidade de micronutrientes.
OLIVEIRA, I. P. de
Micronutriente
Sistema agricola
Cerrado
Fertilidade
Manejo
Plantio Direto
Solo
title_short Manejo do solo e suas relações com a acidez e a disponibilidade de micronutrientes.
title_full Manejo do solo e suas relações com a acidez e a disponibilidade de micronutrientes.
title_fullStr Manejo do solo e suas relações com a acidez e a disponibilidade de micronutrientes.
title_full_unstemmed Manejo do solo e suas relações com a acidez e a disponibilidade de micronutrientes.
title_sort Manejo do solo e suas relações com a acidez e a disponibilidade de micronutrientes.
author OLIVEIRA, I. P. de
author_facet OLIVEIRA, I. P. de
KLUTHCOUSKI, J.
SANTOS, R. S. M. dos
author_role author
author2 KLUTHCOUSKI, J.
SANTOS, R. S. M. dos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ITAMAR PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPAF; JOAO KLUTHCOUSKI, CNPAF; RENATO SÉRGIO MOTA DOS SANTOS.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, I. P. de
KLUTHCOUSKI, J.
SANTOS, R. S. M. dos
dc.subject.por.fl_str_mv Micronutriente
Sistema agricola
Cerrado
Fertilidade
Manejo
Plantio Direto
Solo
topic Micronutriente
Sistema agricola
Cerrado
Fertilidade
Manejo
Plantio Direto
Solo
description A acidez é uma importante característica dos principais solos do cerrado, como os latossolos (56%) e as areias quartzosas (20%). O estudo foi conduzido na Fazenda Três Irmãos em Santa Helena (GO) com as culturas da soja, milho, arroz de terras altas e feijão, submetidas a quatro manejos do solo: 1) plantio direto; 2) escarificação profunda; 3) grade aradora e 4) aração profunda, e a três níveis de adubação: 1) fertilidade natural; 2) recomendação oficial e 3) equivalente à exportação pelos grãos. A distribuição do alumínio no solo foi influenciada pelos diferentes tipos de manejos em função das máquinas e implementos exigidos pelos diferentes sistemas. As áreas submetidas ao plantio direto apresentaram teor de alumínio mais elevado na camada superficial do solo após a primeira cultura. Ao contrário, os altos teores de alumínio na camada superficial, nas áreas submetidas á escarificação profunda foram observados após a última cultura. As áreas trabalhadas por grade aradora mostraram resultados mais próximos daquelas trabalhadas com arado de aiveca, porém em menor grau. Na área onde se realizou aração profunda, teores constantes de alumínio foram observados em todas as faixas de solo. Maiores valores do pH foram observados na camada superficial do solo submetido à aração profunda. O feno e o manganês foram mais uniformes nas camadas mais profundas onde o solo foi submetido à aração profunda. Nenhuma variação foi observada em relação à aplicação de fertilizantes.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2002-08-13
2021-10-14T14:01:26Z
2021-10-14T14:01:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 29, n. 2, p. 19-25, jul./dez. 1999.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/210224
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 29, n. 2, p. 19-25, jul./dez. 1999.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/210224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503510815932416