Geopolítica das carnes: mudanças na produção e no consumo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA JUNIOR, P. A.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: BUAINAIN, A. M., CONTINI, E., GRUNDLING, R. D. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133641
Resumo: As mudanças consideráveis que vêm ocorrendo no padrão de consumo global de carnes, decorrentes de mudanças econômicas e culturais, suscitam muitas questões que devem ser respondidas para orientar as decisões dos produtores. O Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de carnes bovina, suína e de aves, mas permanece a incerteza quanto à manutenção do crescimento de sua participação no mercado internacional. Além disso, quais serão as principais regiões produtoras e demandantes? Os produtos substitutos conquistarão maior parcela? Para a discussão dessas questões, este trabalho faz uma breve contextualização da geopolítica Pós-Guerra Fria e das tendências do consumo de carnes no mundo, inclusive da chamada "carne vegetal". Em seguida, discute a evolução e as perspectivas para o mercado internacional, considerando as projeções para uma década. Com base nas tendências e na análise do mercado, são destacados os principais desafios para o Brasil manter e possivelmente incrementar sua parcela nesse mercado. As análises dos dados de três décadas e alguns sinais observados atualmente mostram a provável ocorrência de forte alteração na geografia da produção de carnes durante a próxima década, bem como concentração nas Américas. China e UE, dois grandes produtores, deverão perder participação em decorrência de razões ambientais e sanitárias, entre outras. A produção de carne de aves deve exibir o maior crescimento, seguida da suína e da bovina. Essas alterações podem indicar que as questões geopolíticas influenciam as decisões da produção agropecuária.
id EMBR_ffcb219ab9243cad627f5a6b75372b5d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1133641
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Geopolítica das carnes: mudanças na produção e no consumo.AviculturaBovinoOfertaDemandaSuínoProdutorPoultrySupplySwineAs mudanças consideráveis que vêm ocorrendo no padrão de consumo global de carnes, decorrentes de mudanças econômicas e culturais, suscitam muitas questões que devem ser respondidas para orientar as decisões dos produtores. O Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de carnes bovina, suína e de aves, mas permanece a incerteza quanto à manutenção do crescimento de sua participação no mercado internacional. Além disso, quais serão as principais regiões produtoras e demandantes? Os produtos substitutos conquistarão maior parcela? Para a discussão dessas questões, este trabalho faz uma breve contextualização da geopolítica Pós-Guerra Fria e das tendências do consumo de carnes no mundo, inclusive da chamada "carne vegetal". Em seguida, discute a evolução e as perspectivas para o mercado internacional, considerando as projeções para uma década. Com base nas tendências e na análise do mercado, são destacados os principais desafios para o Brasil manter e possivelmente incrementar sua parcela nesse mercado. As análises dos dados de três décadas e alguns sinais observados atualmente mostram a provável ocorrência de forte alteração na geografia da produção de carnes durante a próxima década, bem como concentração nas Américas. China e UE, dois grandes produtores, deverão perder participação em decorrência de razões ambientais e sanitárias, entre outras. A produção de carne de aves deve exibir o maior crescimento, seguida da suína e da bovina. Essas alterações podem indicar que as questões geopolíticas influenciam as decisões da produção agropecuária.PEDRO ABEL VIEIRA JUNIOR, SIRE; ANTÔNIO MÁRCIO BUAINAIN, UNICAMP; ELISIO CONTINI, SIRE; ROBERTA DALLA PORTA GRUNDLING, SIRE.VIEIRA JUNIOR, P. A.BUAINAIN, A. M.CONTINI, E.GRUNDLING, R. D. P.2021-08-17T15:04:12Z2021-08-17T15:04:12Z2021-08-172021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Política Agrícola, ano 30, n. 2, p. 83-105, abr./maio/jun. 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133641porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-08-17T15:04:21Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1133641Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-08-17T15:04:21falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-08-17T15:04:21Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Geopolítica das carnes: mudanças na produção e no consumo.
title Geopolítica das carnes: mudanças na produção e no consumo.
spellingShingle Geopolítica das carnes: mudanças na produção e no consumo.
VIEIRA JUNIOR, P. A.
Avicultura
Bovino
Oferta
Demanda
Suíno
Produtor
Poultry
Supply
Swine
title_short Geopolítica das carnes: mudanças na produção e no consumo.
title_full Geopolítica das carnes: mudanças na produção e no consumo.
title_fullStr Geopolítica das carnes: mudanças na produção e no consumo.
title_full_unstemmed Geopolítica das carnes: mudanças na produção e no consumo.
title_sort Geopolítica das carnes: mudanças na produção e no consumo.
author VIEIRA JUNIOR, P. A.
author_facet VIEIRA JUNIOR, P. A.
BUAINAIN, A. M.
CONTINI, E.
GRUNDLING, R. D. P.
author_role author
author2 BUAINAIN, A. M.
CONTINI, E.
GRUNDLING, R. D. P.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEDRO ABEL VIEIRA JUNIOR, SIRE; ANTÔNIO MÁRCIO BUAINAIN, UNICAMP; ELISIO CONTINI, SIRE; ROBERTA DALLA PORTA GRUNDLING, SIRE.
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA JUNIOR, P. A.
BUAINAIN, A. M.
CONTINI, E.
GRUNDLING, R. D. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Avicultura
Bovino
Oferta
Demanda
Suíno
Produtor
Poultry
Supply
Swine
topic Avicultura
Bovino
Oferta
Demanda
Suíno
Produtor
Poultry
Supply
Swine
description As mudanças consideráveis que vêm ocorrendo no padrão de consumo global de carnes, decorrentes de mudanças econômicas e culturais, suscitam muitas questões que devem ser respondidas para orientar as decisões dos produtores. O Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de carnes bovina, suína e de aves, mas permanece a incerteza quanto à manutenção do crescimento de sua participação no mercado internacional. Além disso, quais serão as principais regiões produtoras e demandantes? Os produtos substitutos conquistarão maior parcela? Para a discussão dessas questões, este trabalho faz uma breve contextualização da geopolítica Pós-Guerra Fria e das tendências do consumo de carnes no mundo, inclusive da chamada "carne vegetal". Em seguida, discute a evolução e as perspectivas para o mercado internacional, considerando as projeções para uma década. Com base nas tendências e na análise do mercado, são destacados os principais desafios para o Brasil manter e possivelmente incrementar sua parcela nesse mercado. As análises dos dados de três décadas e alguns sinais observados atualmente mostram a provável ocorrência de forte alteração na geografia da produção de carnes durante a próxima década, bem como concentração nas Américas. China e UE, dois grandes produtores, deverão perder participação em decorrência de razões ambientais e sanitárias, entre outras. A produção de carne de aves deve exibir o maior crescimento, seguida da suína e da bovina. Essas alterações podem indicar que as questões geopolíticas influenciam as decisões da produção agropecuária.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-17T15:04:12Z
2021-08-17T15:04:12Z
2021-08-17
2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Política Agrícola, ano 30, n. 2, p. 83-105, abr./maio/jun. 2021.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133641
identifier_str_mv Revista de Política Agrícola, ano 30, n. 2, p. 83-105, abr./maio/jun. 2021.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503508684177408