Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/37 |
Resumo: | O presente texto trata do caráter ordinário da arte contemporânea, segundo o qual a técnica tem valor menor no conjunto da obra de arte, assim como esta não traduz de alguma maneira a essência da beleza, e o tédio e a insensibilidade são seus elementos fundamentais. A essa estética poderíamos chamar, de acordo com a autora, de estética da indiferença. Desse modo, na estética da arte contemporânea o sentimento está ausente e o que permanece é a indiferença. O sentimento de anestesia da sensibilidade tem sua expressão máxima no tédio. Não obstante a indiferença, a insensibilidade e o tédio serem constitutivos da arte contemporânea, esses aspectos não a fazem algo absolutamente dispensável à vida. Palavras-chave: Arte; estética; indiferença; tédio; arte contemporânea. ABSTRACT The actual text deals with the ordinary character of contemporary art, in which its technique has less value than the art itself as well as it does not translate the essence of beauty whatsoever, boredom and insensibility are its fundamental elements. According to the author, this aesthete can be called as aesthete of indifference. So, in the aesthete of contemporary art, feeling is absent and what remains is indifference. The anesthetic feeling in its sensibility has its main expression in boredom. Despite indifference, insensibility and boredom are part of contemporary art, these aspects do not however, make of it something unessential to life. Key words: Art; aesthete; indifference; boredom; contemporary art. |
id |
ESPM-3_66ebd1765225b45c5f223ebf9566be8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/37 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporâneaO presente texto trata do caráter ordinário da arte contemporânea, segundo o qual a técnica tem valor menor no conjunto da obra de arte, assim como esta não traduz de alguma maneira a essência da beleza, e o tédio e a insensibilidade são seus elementos fundamentais. A essa estética poderíamos chamar, de acordo com a autora, de estética da indiferença. Desse modo, na estética da arte contemporânea o sentimento está ausente e o que permanece é a indiferença. O sentimento de anestesia da sensibilidade tem sua expressão máxima no tédio. Não obstante a indiferença, a insensibilidade e o tédio serem constitutivos da arte contemporânea, esses aspectos não a fazem algo absolutamente dispensável à vida. Palavras-chave: Arte; estética; indiferença; tédio; arte contemporânea. ABSTRACT The actual text deals with the ordinary character of contemporary art, in which its technique has less value than the art itself as well as it does not translate the essence of beauty whatsoever, boredom and insensibility are its fundamental elements. According to the author, this aesthete can be called as aesthete of indifference. So, in the aesthete of contemporary art, feeling is absent and what remains is indifference. The anesthetic feeling in its sensibility has its main expression in boredom. Despite indifference, insensibility and boredom are part of contemporary art, these aspects do not however, make of it something unessential to life. Key words: Art; aesthete; indifference; boredom; contemporary art.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/x-zip-compressedhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/3710.18568/cmc.v2i4.37Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 77-102Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 77-102Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 77-1021983-707010.18568/cmc.v2i4reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/37/37Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFormis, Barbara2012-04-11T19:49:48Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/37Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:49:48Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea |
title |
Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea |
spellingShingle |
Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea Formis, Barbara |
title_short |
Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea |
title_full |
Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea |
title_fullStr |
Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea |
title_full_unstemmed |
Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea |
title_sort |
Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea |
author |
Formis, Barbara |
author_facet |
Formis, Barbara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Formis, Barbara |
description |
O presente texto trata do caráter ordinário da arte contemporânea, segundo o qual a técnica tem valor menor no conjunto da obra de arte, assim como esta não traduz de alguma maneira a essência da beleza, e o tédio e a insensibilidade são seus elementos fundamentais. A essa estética poderíamos chamar, de acordo com a autora, de estética da indiferença. Desse modo, na estética da arte contemporânea o sentimento está ausente e o que permanece é a indiferença. O sentimento de anestesia da sensibilidade tem sua expressão máxima no tédio. Não obstante a indiferença, a insensibilidade e o tédio serem constitutivos da arte contemporânea, esses aspectos não a fazem algo absolutamente dispensável à vida. Palavras-chave: Arte; estética; indiferença; tédio; arte contemporânea. ABSTRACT The actual text deals with the ordinary character of contemporary art, in which its technique has less value than the art itself as well as it does not translate the essence of beauty whatsoever, boredom and insensibility are its fundamental elements. According to the author, this aesthete can be called as aesthete of indifference. So, in the aesthete of contemporary art, feeling is absent and what remains is indifference. The anesthetic feeling in its sensibility has its main expression in boredom. Despite indifference, insensibility and boredom are part of contemporary art, these aspects do not however, make of it something unessential to life. Key words: Art; aesthete; indifference; boredom; contemporary art. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/37 10.18568/cmc.v2i4.37 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/37 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v2i4.37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/37/37 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/x-zip-compressed |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 77-102 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 77-102 Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 77-102 1983-7070 10.18568/cmc.v2i4 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298618707968 |