Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formis, Barbara
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/37
Resumo: O presente texto trata do caráter ordinário da arte contemporânea, segundo o qual a técnica tem valor menor no conjunto da obra de arte, assim como esta não traduz de alguma maneira a essência da beleza, e o tédio e a insensibilidade são seus elementos fundamentais. A essa estética poderíamos chamar, de acordo com a autora, de estética da indiferença. Desse modo, na estética da arte contemporânea o sentimento está ausente e o que permanece é a indiferença. O sentimento de anestesia da sensibilidade tem sua expressão máxima no tédio. Não obstante a indiferença, a insensibilidade e o tédio serem constitutivos da arte contemporânea, esses aspectos não a fazem algo absolutamente dispensável à vida. Palavras-chave: Arte; estética; indiferença; tédio; arte contemporânea. ABSTRACT The actual text deals with the ordinary character of contemporary art, in which its technique has less value than the art itself as well as it does not translate the essence of beauty whatsoever, boredom and insensibility are its fundamental elements. According to the author, this aesthete can be called as aesthete of indifference. So, in the aesthete of contemporary art, feeling is absent and what remains is indifference. The anesthetic feeling in its sensibility has its main expression in boredom. Despite indifference, insensibility and boredom are part of contemporary art, these aspects do not however, make of it something unessential to life. Key words: Art; aesthete; indifference; boredom; contemporary art.
id ESPM-3_66ebd1765225b45c5f223ebf9566be8d
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/37
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporâneaO presente texto trata do caráter ordinário da arte contemporânea, segundo o qual a técnica tem valor menor no conjunto da obra de arte, assim como esta não traduz de alguma maneira a essência da beleza, e o tédio e a insensibilidade são seus elementos fundamentais. A essa estética poderíamos chamar, de acordo com a autora, de estética da indiferença. Desse modo, na estética da arte contemporânea o sentimento está ausente e o que permanece é a indiferença. O sentimento de anestesia da sensibilidade tem sua expressão máxima no tédio. Não obstante a indiferença, a insensibilidade e o tédio serem constitutivos da arte contemporânea, esses aspectos não a fazem algo absolutamente dispensável à vida. Palavras-chave: Arte; estética; indiferença; tédio; arte contemporânea. ABSTRACT The actual text deals with the ordinary character of contemporary art, in which its technique has less value than the art itself as well as it does not translate the essence of beauty whatsoever, boredom and insensibility are its fundamental elements. According to the author, this aesthete can be called as aesthete of indifference. So, in the aesthete of contemporary art, feeling is absent and what remains is indifference. The anesthetic feeling in its sensibility has its main expression in boredom. Despite indifference, insensibility and boredom are part of contemporary art, these aspects do not however, make of it something unessential to life. Key words: Art; aesthete; indifference; boredom; contemporary art.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/x-zip-compressedhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/3710.18568/cmc.v2i4.37Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 77-102Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 77-102Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 77-1021983-707010.18568/cmc.v2i4reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/37/37Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFormis, Barbara2012-04-11T19:49:48Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/37Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:49:48Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea
title Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea
spellingShingle Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea
Formis, Barbara
title_short Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea
title_full Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea
title_fullStr Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea
title_full_unstemmed Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea
title_sort Estética da indiferença: o tédio, sentimento paradigmático da arte contemporânea
author Formis, Barbara
author_facet Formis, Barbara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Formis, Barbara
description O presente texto trata do caráter ordinário da arte contemporânea, segundo o qual a técnica tem valor menor no conjunto da obra de arte, assim como esta não traduz de alguma maneira a essência da beleza, e o tédio e a insensibilidade são seus elementos fundamentais. A essa estética poderíamos chamar, de acordo com a autora, de estética da indiferença. Desse modo, na estética da arte contemporânea o sentimento está ausente e o que permanece é a indiferença. O sentimento de anestesia da sensibilidade tem sua expressão máxima no tédio. Não obstante a indiferença, a insensibilidade e o tédio serem constitutivos da arte contemporânea, esses aspectos não a fazem algo absolutamente dispensável à vida. Palavras-chave: Arte; estética; indiferença; tédio; arte contemporânea. ABSTRACT The actual text deals with the ordinary character of contemporary art, in which its technique has less value than the art itself as well as it does not translate the essence of beauty whatsoever, boredom and insensibility are its fundamental elements. According to the author, this aesthete can be called as aesthete of indifference. So, in the aesthete of contemporary art, feeling is absent and what remains is indifference. The anesthetic feeling in its sensibility has its main expression in boredom. Despite indifference, insensibility and boredom are part of contemporary art, these aspects do not however, make of it something unessential to life. Key words: Art; aesthete; indifference; boredom; contemporary art.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/37
10.18568/cmc.v2i4.37
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/37
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v2i4.37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/37/37
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/x-zip-compressed
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 77-102
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 77-102
Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 77-102
1983-7070
10.18568/cmc.v2i4
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298618707968