Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil

Bibliographic Details
Main Author: Gilka Girardello, Gilka
Publication Date: 2012
Other Authors: Orofino, Isabel
Format: Article
Language: por
Source: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Download full: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312
Summary: O artigo apresenta uma reflexão sobre a trajetória de constituição do campo da comunicação e educação no Brasil. Sem a pretensão de se caracterizar como uma leitura exaustiva sobre o tema, o artigo busca identificar os principais aportes teóricos que fundamentam o campo lançando um olhar retrospectivo sobre algumas das principais práticas realizadas no Brasil e quais as influências que provocaram em outros países da América Latina. O texto reserva uma especial atenção aos novos paradigmas nas teorias da comunicação-educação que apontam para uma outra compreensão dos usos educacionais e culturais das mídias e de iniciativas de produção midiática com as crianças a partir das demandas que emirjam de seus contextos particulares de recepção, consumo e apropriação
id ESPM-3_d2ee9efc2108403a4513a034b2cd70cf
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/312
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasilcriançasmídia-educaçãoeducomunicaçãoparticipaçãoprodução culturalO artigo apresenta uma reflexão sobre a trajetória de constituição do campo da comunicação e educação no Brasil. Sem a pretensão de se caracterizar como uma leitura exaustiva sobre o tema, o artigo busca identificar os principais aportes teóricos que fundamentam o campo lançando um olhar retrospectivo sobre algumas das principais práticas realizadas no Brasil e quais as influências que provocaram em outros países da América Latina. O texto reserva uma especial atenção aos novos paradigmas nas teorias da comunicação-educação que apontam para uma outra compreensão dos usos educacionais e culturais das mídias e de iniciativas de produção midiática com as crianças a partir das demandas que emirjam de seus contextos particulares de recepção, consumo e apropriaçãoEscola Superior de Propaganda e Marketing2012-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/31210.18568/cmc.v9i25.312Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 25 (2012): Comunicação e Infância; 73-90Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 25 (2012): Comunicação e Infância; 73-90Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 25 (2012): Comunicação e Infância; 73-901983-707010.18568/cmc.v9i25reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312/pdf_1https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312/pdf_2Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGilka Girardello, GilkaOrofino, Isabel2012-09-28T17:49:43Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/312Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-09-28T17:49:43Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil
title Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil
spellingShingle Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil
Gilka Girardello, Gilka
crianças
mídia-educação
educomunicação
participação
produção cultural
title_short Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil
title_full Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil
title_fullStr Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil
title_full_unstemmed Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil
title_sort Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil
author Gilka Girardello, Gilka
author_facet Gilka Girardello, Gilka
Orofino, Isabel
author_role author
author2 Orofino, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gilka Girardello, Gilka
Orofino, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv crianças
mídia-educação
educomunicação
participação
produção cultural
topic crianças
mídia-educação
educomunicação
participação
produção cultural
description O artigo apresenta uma reflexão sobre a trajetória de constituição do campo da comunicação e educação no Brasil. Sem a pretensão de se caracterizar como uma leitura exaustiva sobre o tema, o artigo busca identificar os principais aportes teóricos que fundamentam o campo lançando um olhar retrospectivo sobre algumas das principais práticas realizadas no Brasil e quais as influências que provocaram em outros países da América Latina. O texto reserva uma especial atenção aos novos paradigmas nas teorias da comunicação-educação que apontam para uma outra compreensão dos usos educacionais e culturais das mídias e de iniciativas de produção midiática com as crianças a partir das demandas que emirjam de seus contextos particulares de recepção, consumo e apropriação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312
10.18568/cmc.v9i25.312
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v9i25.312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312/pdf
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312/pdf_1
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312/pdf_2
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 25 (2012): Comunicação e Infância; 73-90
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 25 (2012): Comunicação e Infância; 73-90
Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 25 (2012): Comunicação e Infância; 73-90
1983-7070
10.18568/cmc.v9i25
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299557183488