Consumo pós crise do subprime. Novos tempos na internacionalização da economia brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/282 |
Resumo: | A preocupação com o futuro da economia brasileira já chegou aos poetas e às revistas internacionais. Os efeitos da crise do subprime fazem parte dessa preocupação. Alguns desafios, como a internacionalização das empresas brasileiras, a atualização tecnológica da produção e as expectativas de consumo no País ganharam destaque nesse processo. A reunião do G-20, no entanto, mostrou que há diferentes métodos de lidar com a crise, preservando-se a maior influência do modo norte-americano de “fazer negócio”. A inserção brasileira na economia internacional, porém, acompanha mais o novo perfil das economias emergentes, que se desenvolve independentemente da crise. Nesse caminho, a maior dificuldade para a inserção internacional eficiente do Brasil, com manutenção da mobilidade social e da tendência de alta no consumo, continua a ser a frágil relaçãointerna entre educação e competitividade. |
id |
ESPM-3_e60f2402539e6ebed88ae096402374ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/282 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo pós crise do subprime. Novos tempos na internacionalização da economia brasileiraCrise do subprimeinternacionalização das empresas brasileirasexpectativas de consumoeducação e competitividade.A preocupação com o futuro da economia brasileira já chegou aos poetas e às revistas internacionais. Os efeitos da crise do subprime fazem parte dessa preocupação. Alguns desafios, como a internacionalização das empresas brasileiras, a atualização tecnológica da produção e as expectativas de consumo no País ganharam destaque nesse processo. A reunião do G-20, no entanto, mostrou que há diferentes métodos de lidar com a crise, preservando-se a maior influência do modo norte-americano de “fazer negócio”. A inserção brasileira na economia internacional, porém, acompanha mais o novo perfil das economias emergentes, que se desenvolve independentemente da crise. Nesse caminho, a maior dificuldade para a inserção internacional eficiente do Brasil, com manutenção da mobilidade social e da tendência de alta no consumo, continua a ser a frágil relaçãointerna entre educação e competitividade.Escola Superior de Propaganda e Marketing2011-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/28210.18568/cmc.v7i20.282Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 No. 20 (2010): Comunicação e consumo; 215-233Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 Núm. 20 (2010): Comunicação e consumo; 215-233Comunicação Mídia e Consumo; v. 7 n. 20 (2010): Comunicação e consumo; 215-2331983-707010.18568/cmc.v7i20reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/282/257Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrevisan, Leonardo2020-11-03T18:26:36Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/282Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2020-11-03T18:26:36Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo pós crise do subprime. Novos tempos na internacionalização da economia brasileira |
title |
Consumo pós crise do subprime. Novos tempos na internacionalização da economia brasileira |
spellingShingle |
Consumo pós crise do subprime. Novos tempos na internacionalização da economia brasileira Trevisan, Leonardo Crise do subprime internacionalização das empresas brasileiras expectativas de consumo educação e competitividade. |
title_short |
Consumo pós crise do subprime. Novos tempos na internacionalização da economia brasileira |
title_full |
Consumo pós crise do subprime. Novos tempos na internacionalização da economia brasileira |
title_fullStr |
Consumo pós crise do subprime. Novos tempos na internacionalização da economia brasileira |
title_full_unstemmed |
Consumo pós crise do subprime. Novos tempos na internacionalização da economia brasileira |
title_sort |
Consumo pós crise do subprime. Novos tempos na internacionalização da economia brasileira |
author |
Trevisan, Leonardo |
author_facet |
Trevisan, Leonardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crise do subprime internacionalização das empresas brasileiras expectativas de consumo educação e competitividade. |
topic |
Crise do subprime internacionalização das empresas brasileiras expectativas de consumo educação e competitividade. |
description |
A preocupação com o futuro da economia brasileira já chegou aos poetas e às revistas internacionais. Os efeitos da crise do subprime fazem parte dessa preocupação. Alguns desafios, como a internacionalização das empresas brasileiras, a atualização tecnológica da produção e as expectativas de consumo no País ganharam destaque nesse processo. A reunião do G-20, no entanto, mostrou que há diferentes métodos de lidar com a crise, preservando-se a maior influência do modo norte-americano de “fazer negócio”. A inserção brasileira na economia internacional, porém, acompanha mais o novo perfil das economias emergentes, que se desenvolve independentemente da crise. Nesse caminho, a maior dificuldade para a inserção internacional eficiente do Brasil, com manutenção da mobilidade social e da tendência de alta no consumo, continua a ser a frágil relaçãointerna entre educação e competitividade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/282 10.18568/cmc.v7i20.282 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/282 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v7i20.282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/282/257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 No. 20 (2010): Comunicação e consumo; 215-233 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 Núm. 20 (2010): Comunicação e consumo; 215-233 Comunicação Mídia e Consumo; v. 7 n. 20 (2010): Comunicação e consumo; 215-233 1983-7070 10.18568/cmc.v7i20 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299528871936 |