Drosophila: um importante modelo biológico para a pesquisa e o ensino de Genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luana Diniz Linhares e Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Faria, Joana Cristina Neves de Menezes, Cruz, Aline Helena da Silva, Reis, Angela Adamski da Silva, Santos, Rodrigo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scire Salutis
Texto Completo: https://sustenere.inf.br/index.php/sciresalutis/article/view/ESS2236-9600.2013.001.0004
Resumo: Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores de biologia é organizar o conteúdo a ser ministrado de maneira a garantir a eficiência do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, as Drosophilas têm sido aliadas dos professores durante aulas teóricas e práticas não só de zoologia, mas também de genética e ecologia, além de serem modelos utilizados intensamente na pesquisa, o que permite aos professores uma complementação das aulas com debates de atualidades científicas utilizando um modelo conhecido pelos alunos. Estes organismos são modelos de referência no ensino e pesquisa devido a fácil manutenção laboratorial, baixo custo, por sobrevivem a temperatura ambiente, serem facilmente observáveis com lupa e possuírem genoma relativamente menor que de outros eucariontes. Dada à importância destes insetos, o presente trabalho consiste em um breve histórico sobre o uso das Drosophilas seja na pesquisa ou na educação, descrevendo o modo como estes organismos podem ser utilizados no ensino em aulas práticas e teóricas, como bioindicadores na natureza, e na pesquisa em testes de genotoxicidade e doenças humanas, como a doença de Parkinson, por exemplo. Tornando-se um trabalho formativo e informativo para graduandos de Ciências Biológicas e profissionais atuantes no ensino básico e superior, de instituições públicas e privadas, que possuem ou não boas condições laboratoriais para desenvolverem suas práticas.
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