O cabelo da mulher negra como signo ideológico - reflexos racistas versus refrações empoderadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tania Regina Barreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3749
Resumo: Este artigo examina parte de um corpus de minha pesquisa de doutorado que investiga a construção da identidade pessoal/social de 10 mulheres afro-brasileiras, estudantes de pós-graduação em Educação, relações étnico-raciais e sociedade na cidade de São Paulo. Os fundamentos teóricos metodológicos dessa investigação se baseiam na pesquisa qualitativa. A análise dos discursos se apoia em uma perspectiva dialógica advinda do Círculo de Bakhtin. A coleta de dados foi conduzida pela técnica do grupo focal, e as discussões foram estimuladas pela leitura de contos e poemas considerados Discurso de Resistência. Neste artigo, recortamos parte dos depoimentos que apontam para a temática do cabelo crespo e seus estilos. O cabelo é concebido como signo ideológico visual e verbal. A partir desse pressuposto, observamos que os enunciados das participantes refletem condições adversas provocadas por ideologias que envolvem o cabelo crespo e provocam discursos que rebaixam a feminilidade da mulher negra, bem como a sua inferiorização social ao mesmo tempo que refratam a autorreflexão, contestação, autoestima, municiamento político e reveses rumo ao empoderamento social.
id EST-2_14d65709ea5833de2dda11b989cc82f8
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3749
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling O cabelo da mulher negra como signo ideológico - reflexos racistas versus refrações empoderadasLinguística aplicada e estudos da linguagem - Prática socialsigno ideológico, cabelos, mulheres negras, racismo, resistência.Este artigo examina parte de um corpus de minha pesquisa de doutorado que investiga a construção da identidade pessoal/social de 10 mulheres afro-brasileiras, estudantes de pós-graduação em Educação, relações étnico-raciais e sociedade na cidade de São Paulo. Os fundamentos teóricos metodológicos dessa investigação se baseiam na pesquisa qualitativa. A análise dos discursos se apoia em uma perspectiva dialógica advinda do Círculo de Bakhtin. A coleta de dados foi conduzida pela técnica do grupo focal, e as discussões foram estimuladas pela leitura de contos e poemas considerados Discurso de Resistência. Neste artigo, recortamos parte dos depoimentos que apontam para a temática do cabelo crespo e seus estilos. O cabelo é concebido como signo ideológico visual e verbal. A partir desse pressuposto, observamos que os enunciados das participantes refletem condições adversas provocadas por ideologias que envolvem o cabelo crespo e provocam discursos que rebaixam a feminilidade da mulher negra, bem como a sua inferiorização social ao mesmo tempo que refratam a autorreflexão, contestação, autoestima, municiamento político e reveses rumo ao empoderamento social.Faculdades ESTRodrigues, Tania Regina Barreira2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3749identidade!; v. 24, n. 2 (2019): Temas Diversos: seções temáticas; 159-1772178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3749/3364Direitos autorais 2020 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-05T15:27:42Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3749Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2020-05-05T15:27:42Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv O cabelo da mulher negra como signo ideológico - reflexos racistas versus refrações empoderadas
title O cabelo da mulher negra como signo ideológico - reflexos racistas versus refrações empoderadas
spellingShingle O cabelo da mulher negra como signo ideológico - reflexos racistas versus refrações empoderadas
Rodrigues, Tania Regina Barreira
Linguística aplicada e estudos da linguagem - Prática social
signo ideológico, cabelos, mulheres negras, racismo, resistência.
title_short O cabelo da mulher negra como signo ideológico - reflexos racistas versus refrações empoderadas
title_full O cabelo da mulher negra como signo ideológico - reflexos racistas versus refrações empoderadas
title_fullStr O cabelo da mulher negra como signo ideológico - reflexos racistas versus refrações empoderadas
title_full_unstemmed O cabelo da mulher negra como signo ideológico - reflexos racistas versus refrações empoderadas
title_sort O cabelo da mulher negra como signo ideológico - reflexos racistas versus refrações empoderadas
author Rodrigues, Tania Regina Barreira
author_facet Rodrigues, Tania Regina Barreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Tania Regina Barreira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada e estudos da linguagem - Prática social
signo ideológico, cabelos, mulheres negras, racismo, resistência.
topic Linguística aplicada e estudos da linguagem - Prática social
signo ideológico, cabelos, mulheres negras, racismo, resistência.
description Este artigo examina parte de um corpus de minha pesquisa de doutorado que investiga a construção da identidade pessoal/social de 10 mulheres afro-brasileiras, estudantes de pós-graduação em Educação, relações étnico-raciais e sociedade na cidade de São Paulo. Os fundamentos teóricos metodológicos dessa investigação se baseiam na pesquisa qualitativa. A análise dos discursos se apoia em uma perspectiva dialógica advinda do Círculo de Bakhtin. A coleta de dados foi conduzida pela técnica do grupo focal, e as discussões foram estimuladas pela leitura de contos e poemas considerados Discurso de Resistência. Neste artigo, recortamos parte dos depoimentos que apontam para a temática do cabelo crespo e seus estilos. O cabelo é concebido como signo ideológico visual e verbal. A partir desse pressuposto, observamos que os enunciados das participantes refletem condições adversas provocadas por ideologias que envolvem o cabelo crespo e provocam discursos que rebaixam a feminilidade da mulher negra, bem como a sua inferiorização social ao mesmo tempo que refratam a autorreflexão, contestação, autoestima, municiamento político e reveses rumo ao empoderamento social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3749
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3749/3364
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 identidade!
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 identidade!
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 24, n. 2 (2019): Temas Diversos: seções temáticas; 159-177
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122312246886400