RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2932
Resumo: O artigo versa sobre a educação nas comunidades remanescentes de quilombos e suas perspectivas relacionadas as políticas publicas e as disputas de ordem institucional, analisa parte do contexto sócio-histórico e as lutas dos movimentos sociais, destacando o Movimento Social Negro Brasileiro, por dignidade e justiça. Analisa os espaços de ação e atuação politica dos atores sociais envolvidos com a questão dos quilombos, enfoca o racismo e suas potentes performances, inclusive institucionais, de segregação racial. Destaca a pouca inserção das instituições publicas de gestão da Educação nas atividades de formação antirracista e em educação nos quilombos e procura demonstrar as resistências da população negra e quilmbola e as suas intenções de acessar as formas de conhecimento letrado em oposição a estrutura institucional excludente. Trata ainda da esfera publica e da importância da inserção das comunidades remanescentes de quilombos neste espaço de disputas.
id EST-2_2e40a59abba3d36ecdfcc378840152c2
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2932
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLASComunidades remanescentes de quilombos; educação quilombola; esfera publica; políticas públicas; racismosO artigo versa sobre a educação nas comunidades remanescentes de quilombos e suas perspectivas relacionadas as políticas publicas e as disputas de ordem institucional, analisa parte do contexto sócio-histórico e as lutas dos movimentos sociais, destacando o Movimento Social Negro Brasileiro, por dignidade e justiça. Analisa os espaços de ação e atuação politica dos atores sociais envolvidos com a questão dos quilombos, enfoca o racismo e suas potentes performances, inclusive institucionais, de segregação racial. Destaca a pouca inserção das instituições publicas de gestão da Educação nas atividades de formação antirracista e em educação nos quilombos e procura demonstrar as resistências da população negra e quilmbola e as suas intenções de acessar as formas de conhecimento letrado em oposição a estrutura institucional excludente. Trata ainda da esfera publica e da importância da inserção das comunidades remanescentes de quilombos neste espaço de disputas.Faculdades ESTda Silva, Paulo Sérgio2017-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2932identidade!; v. 21, n. 2 (2016): Quilombos; 155-1702178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2932/2768Direitos autorais 2017 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-03T22:03:18Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2932Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2017-04-03T22:03:18Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
title RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
spellingShingle RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
da Silva, Paulo Sérgio
Comunidades remanescentes de quilombos; educação quilombola; esfera publica; políticas públicas; racismos
title_short RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
title_full RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
title_fullStr RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
title_full_unstemmed RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
title_sort RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
author da Silva, Paulo Sérgio
author_facet da Silva, Paulo Sérgio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Paulo Sérgio
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades remanescentes de quilombos; educação quilombola; esfera publica; políticas públicas; racismos
topic Comunidades remanescentes de quilombos; educação quilombola; esfera publica; políticas públicas; racismos
description O artigo versa sobre a educação nas comunidades remanescentes de quilombos e suas perspectivas relacionadas as políticas publicas e as disputas de ordem institucional, analisa parte do contexto sócio-histórico e as lutas dos movimentos sociais, destacando o Movimento Social Negro Brasileiro, por dignidade e justiça. Analisa os espaços de ação e atuação politica dos atores sociais envolvidos com a questão dos quilombos, enfoca o racismo e suas potentes performances, inclusive institucionais, de segregação racial. Destaca a pouca inserção das instituições publicas de gestão da Educação nas atividades de formação antirracista e em educação nos quilombos e procura demonstrar as resistências da população negra e quilmbola e as suas intenções de acessar as formas de conhecimento letrado em oposição a estrutura institucional excludente. Trata ainda da esfera publica e da importância da inserção das comunidades remanescentes de quilombos neste espaço de disputas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2932
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2932/2768
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 identidade!
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 identidade!
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 21, n. 2 (2016): Quilombos; 155-170
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122312284635136