RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2932 |
Resumo: | O artigo versa sobre a educação nas comunidades remanescentes de quilombos e suas perspectivas relacionadas as políticas publicas e as disputas de ordem institucional, analisa parte do contexto sócio-histórico e as lutas dos movimentos sociais, destacando o Movimento Social Negro Brasileiro, por dignidade e justiça. Analisa os espaços de ação e atuação politica dos atores sociais envolvidos com a questão dos quilombos, enfoca o racismo e suas potentes performances, inclusive institucionais, de segregação racial. Destaca a pouca inserção das instituições publicas de gestão da Educação nas atividades de formação antirracista e em educação nos quilombos e procura demonstrar as resistências da população negra e quilmbola e as suas intenções de acessar as formas de conhecimento letrado em oposição a estrutura institucional excludente. Trata ainda da esfera publica e da importância da inserção das comunidades remanescentes de quilombos neste espaço de disputas. |
id |
EST-2_2e40a59abba3d36ecdfcc378840152c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2932 |
network_acronym_str |
EST-2 |
network_name_str |
Identidade! |
repository_id_str |
|
spelling |
RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLASComunidades remanescentes de quilombos; educação quilombola; esfera publica; políticas públicas; racismosO artigo versa sobre a educação nas comunidades remanescentes de quilombos e suas perspectivas relacionadas as políticas publicas e as disputas de ordem institucional, analisa parte do contexto sócio-histórico e as lutas dos movimentos sociais, destacando o Movimento Social Negro Brasileiro, por dignidade e justiça. Analisa os espaços de ação e atuação politica dos atores sociais envolvidos com a questão dos quilombos, enfoca o racismo e suas potentes performances, inclusive institucionais, de segregação racial. Destaca a pouca inserção das instituições publicas de gestão da Educação nas atividades de formação antirracista e em educação nos quilombos e procura demonstrar as resistências da população negra e quilmbola e as suas intenções de acessar as formas de conhecimento letrado em oposição a estrutura institucional excludente. Trata ainda da esfera publica e da importância da inserção das comunidades remanescentes de quilombos neste espaço de disputas.Faculdades ESTda Silva, Paulo Sérgio2017-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2932identidade!; v. 21, n. 2 (2016): Quilombos; 155-1702178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2932/2768Direitos autorais 2017 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-03T22:03:18Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2932Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2017-04-03T22:03:18Identidade! - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS |
title |
RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS |
spellingShingle |
RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS da Silva, Paulo Sérgio Comunidades remanescentes de quilombos; educação quilombola; esfera publica; políticas públicas; racismos |
title_short |
RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS |
title_full |
RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS |
title_fullStr |
RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS |
title_full_unstemmed |
RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS |
title_sort |
RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS |
author |
da Silva, Paulo Sérgio |
author_facet |
da Silva, Paulo Sérgio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Paulo Sérgio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidades remanescentes de quilombos; educação quilombola; esfera publica; políticas públicas; racismos |
topic |
Comunidades remanescentes de quilombos; educação quilombola; esfera publica; políticas públicas; racismos |
description |
O artigo versa sobre a educação nas comunidades remanescentes de quilombos e suas perspectivas relacionadas as políticas publicas e as disputas de ordem institucional, analisa parte do contexto sócio-histórico e as lutas dos movimentos sociais, destacando o Movimento Social Negro Brasileiro, por dignidade e justiça. Analisa os espaços de ação e atuação politica dos atores sociais envolvidos com a questão dos quilombos, enfoca o racismo e suas potentes performances, inclusive institucionais, de segregação racial. Destaca a pouca inserção das instituições publicas de gestão da Educação nas atividades de formação antirracista e em educação nos quilombos e procura demonstrar as resistências da população negra e quilmbola e as suas intenções de acessar as formas de conhecimento letrado em oposição a estrutura institucional excludente. Trata ainda da esfera publica e da importância da inserção das comunidades remanescentes de quilombos neste espaço de disputas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2932 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2932/2768 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 identidade! info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 identidade! |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
identidade!; v. 21, n. 2 (2016): Quilombos; 155-170 2178-437X reponame:Identidade! instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Identidade! |
collection |
Identidade! |
repository.name.fl_str_mv |
Identidade! - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1754122312284635136 |