O tema da "oração pelos mortos" na Confissão de Fé de Westminster (1647)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Protestantismo em Revista |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/1724 |
Resumo: | Análise da posição da teologia reformada, de feição calvinista, sobre o tema da oração pelos mortos, presente na Confissão de Fé de Westminster (1647). O documento serviu de manual doutrinal e confessional da Igreja reformada, redigido na Abadia de Westminster, na Inglaterra, após convocação do Parlamento, no contexto das disputas entre o Parlamento e o rei Carlos I (1600-1649, rei desde 1625). O texto foi elaborado por teólogos, no formato de um pequeno sistema de teologia, ancorado nos ensinamentos de João Calvino. O documento fez parte do processo de confessionalização da religião vivido pelo cristianismo na segunda metade do século XVI e na primeira metade do século XVII e contribuiu significativamente para a consolidação da ortodoxia reformada. O texto apresentava a doutrina de maneira simples e direta porque era voltado à ampla divulgação entre os fiéis. Sobre o tema da oração pelos mortos, na Confissão de Westminster, Cap. XXI, Seção IV, está explicitado que “a oração deve ser feita por coisas lícitas e por todas as classes de homens que existem atualmente ou que existirão no futuro; mas não pelos mortos”. Este postulado doutrinário se consolidou na tradição cristã reformada a partir de então. O texto acabou conformando o presbiterianismo, distinguindo-o da eclesiologia católica. |
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O tema da "oração pelos mortos" na Confissão de Fé de Westminster (1647)The theme of “the prayer for the dead” in Westminster Confession of Faith (1647)Religião; Confessionalização; Protestantismo.Religião; Modernidade; Confessionalização; Confissão de Fé de WestminsterReligion; Modernity; Confessionalization; Westminster Confession of FaithAnálise da posição da teologia reformada, de feição calvinista, sobre o tema da oração pelos mortos, presente na Confissão de Fé de Westminster (1647). O documento serviu de manual doutrinal e confessional da Igreja reformada, redigido na Abadia de Westminster, na Inglaterra, após convocação do Parlamento, no contexto das disputas entre o Parlamento e o rei Carlos I (1600-1649, rei desde 1625). O texto foi elaborado por teólogos, no formato de um pequeno sistema de teologia, ancorado nos ensinamentos de João Calvino. O documento fez parte do processo de confessionalização da religião vivido pelo cristianismo na segunda metade do século XVI e na primeira metade do século XVII e contribuiu significativamente para a consolidação da ortodoxia reformada. O texto apresentava a doutrina de maneira simples e direta porque era voltado à ampla divulgação entre os fiéis. Sobre o tema da oração pelos mortos, na Confissão de Westminster, Cap. XXI, Seção IV, está explicitado que “a oração deve ser feita por coisas lícitas e por todas as classes de homens que existem atualmente ou que existirão no futuro; mas não pelos mortos”. Este postulado doutrinário se consolidou na tradição cristã reformada a partir de então. O texto acabou conformando o presbiterianismo, distinguindo-o da eclesiologia católica. The objective of this paper is to analyze the position of Reformed theology, Calvinist feature on the theme of the prayer for the dead, present in the Westminster Confession of Faith (1647). The document served as the doctrinal and confessional manual of the Reformed church, drawn up in Westminster Abbey, in England, after convening of Parliament, in the context of disputes between Parliament and King Charles I (1600-1649, king since 1625). The text was drafted by theologians, in a small system of theology, grounded in the teachings of John Calvin (1509-1564). The document was part of the process of confessionalization of the religion lived by Christianity in the second half of the sixteenth century and the first half of the seventeenth century and contributed significantly to the consolidation of the Reformed orthodoxy. The text presented the doctrine in a simple and direct way because it was facing the wide dissemination among the faithful. On the topic of the prayer for the dead, in the Westminster Confession, Chapter XXI, Section IV, is explicit that "the prayer should be made for lawful things, and for all classes of men that currently exist or will exist in the future, but not for the dead." This doctrinal postulated was consolidated in the Christian Reformed tradition since then. The text had conformed the presbyterianism, distinguishing it from Catholic ecclesiology.Faculdades ESTAndrade, Rodrigo Pinto deArnaut de Toledo, Cézar de Alencar2014-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/172410.22351/nepp.v34i0.1724Protestantismo em Revista; v. 34 (2014): Dossiê: Leituras Contemporâneas da Bíblia; 143-1591678-64081678-640810.22351/nepp.v34i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/1724/2242info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-28T18:53:51Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/1724Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2014-10-28T18:53:51Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse |
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