CONSEQUÊNCIAS DO ASSOREAMENTO E EXPANSÃO DO NÍVEL DO MAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Marcelino de Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Gilmar Lucena da, Lima, Estevam Cipriano Araujo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Environmental Smoke
Texto Completo: https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/10
Resumo: A espécie humana pode estar progressivamente gerando mudanças catastróficas ao ambiente natural. Muitas vezes, estas consequências são atribuídas à natureza ou à ação natural do tempo (como o aquecimento global e degelo das áreas glaciais). No entanto, não se dão por conta que a própria sociedade vem “orquestrando uma sinfonia de desastres”, em prol da comodidade e satisfação. O objetivo deste trabalho pretende expor pontos impactantes de uma situação-problema, como é o assoreamento nas nascentes, nos rios, riachos, aterramento total ou parcial de lagoas, contribuindo rapidamente para aumento da extensão do mar, na área do litoral paraibano, nordeste do Brasil. As observações nos locais de estudo podem evidenciar: ocupações irregulares em ambientes aquíferos de superfície que foram aterrados; somadas às chuvas que ocorrem de forma abundante durante todo o ano no litoral do estado da Paraíba, que podem contribuir diretamente para a lixiviação de materiais (sedimentos). Estes materiais terão seu destino final o mar, proporcionando o assoreamento. O fenômeno da progradação na costa brasileira mostra que essas situações impactantes podem ser ocasionadas pelo homem, sendo notório que essas modificações diversas a curto ou em longo prazo poderão causar danos. Desta forma, esta pesquisa busca trazer informações importantes sobre o tema, e sugerir medidas de prevenção e/ou mitigação, a fim de evitar os efeitos da degradação.
id ES_d57e9fcb2b16f274c3556be5406a23ef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10
network_acronym_str ES
network_name_str Environmental Smoke
repository_id_str
spelling CONSEQUÊNCIAS DO ASSOREAMENTO E EXPANSÃO DO NÍVEL DO MARA espécie humana pode estar progressivamente gerando mudanças catastróficas ao ambiente natural. Muitas vezes, estas consequências são atribuídas à natureza ou à ação natural do tempo (como o aquecimento global e degelo das áreas glaciais). No entanto, não se dão por conta que a própria sociedade vem “orquestrando uma sinfonia de desastres”, em prol da comodidade e satisfação. O objetivo deste trabalho pretende expor pontos impactantes de uma situação-problema, como é o assoreamento nas nascentes, nos rios, riachos, aterramento total ou parcial de lagoas, contribuindo rapidamente para aumento da extensão do mar, na área do litoral paraibano, nordeste do Brasil. As observações nos locais de estudo podem evidenciar: ocupações irregulares em ambientes aquíferos de superfície que foram aterrados; somadas às chuvas que ocorrem de forma abundante durante todo o ano no litoral do estado da Paraíba, que podem contribuir diretamente para a lixiviação de materiais (sedimentos). Estes materiais terão seu destino final o mar, proporcionando o assoreamento. O fenômeno da progradação na costa brasileira mostra que essas situações impactantes podem ser ocasionadas pelo homem, sendo notório que essas modificações diversas a curto ou em longo prazo poderão causar danos. Desta forma, esta pesquisa busca trazer informações importantes sobre o tema, e sugerir medidas de prevenção e/ou mitigação, a fim de evitar os efeitos da degradação.Environmental Smoke Institute2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica; Pesquisa Empírica de Campoapplication/pdftext/htmlhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/1010.32435/envsmoke.201811114-126Environmental Smoke; Vol. 1 No. 1 (2018); 114-126Environmental Smoke; v. 1 n. 1 (2018); 114-1262595-5527reponame:Environmental Smokeinstname:Environmental Smokeinstacron:ESporenghttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/10/13https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/10/280Copyright (c) 2018 José Marcelino de Lima Silva, Gilmar Lucena da Silva, Estevam Cipriano Araujo de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Marcelino de LimaSilva, Gilmar Lucena daLima, Estevam Cipriano Araujo de2024-03-05T15:35:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10Revistahttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmokePRIhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/oaismoke@environmentalsmoke.com.br2595-55272595-5527opendoar:2024-03-05T15:35:08Environmental Smoke - Environmental Smokefalse
dc.title.none.fl_str_mv CONSEQUÊNCIAS DO ASSOREAMENTO E EXPANSÃO DO NÍVEL DO MAR
title CONSEQUÊNCIAS DO ASSOREAMENTO E EXPANSÃO DO NÍVEL DO MAR
spellingShingle CONSEQUÊNCIAS DO ASSOREAMENTO E EXPANSÃO DO NÍVEL DO MAR
Silva, José Marcelino de Lima
title_short CONSEQUÊNCIAS DO ASSOREAMENTO E EXPANSÃO DO NÍVEL DO MAR
title_full CONSEQUÊNCIAS DO ASSOREAMENTO E EXPANSÃO DO NÍVEL DO MAR
title_fullStr CONSEQUÊNCIAS DO ASSOREAMENTO E EXPANSÃO DO NÍVEL DO MAR
title_full_unstemmed CONSEQUÊNCIAS DO ASSOREAMENTO E EXPANSÃO DO NÍVEL DO MAR
title_sort CONSEQUÊNCIAS DO ASSOREAMENTO E EXPANSÃO DO NÍVEL DO MAR
author Silva, José Marcelino de Lima
author_facet Silva, José Marcelino de Lima
Silva, Gilmar Lucena da
Lima, Estevam Cipriano Araujo de
author_role author
author2 Silva, Gilmar Lucena da
Lima, Estevam Cipriano Araujo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Marcelino de Lima
Silva, Gilmar Lucena da
Lima, Estevam Cipriano Araujo de
description A espécie humana pode estar progressivamente gerando mudanças catastróficas ao ambiente natural. Muitas vezes, estas consequências são atribuídas à natureza ou à ação natural do tempo (como o aquecimento global e degelo das áreas glaciais). No entanto, não se dão por conta que a própria sociedade vem “orquestrando uma sinfonia de desastres”, em prol da comodidade e satisfação. O objetivo deste trabalho pretende expor pontos impactantes de uma situação-problema, como é o assoreamento nas nascentes, nos rios, riachos, aterramento total ou parcial de lagoas, contribuindo rapidamente para aumento da extensão do mar, na área do litoral paraibano, nordeste do Brasil. As observações nos locais de estudo podem evidenciar: ocupações irregulares em ambientes aquíferos de superfície que foram aterrados; somadas às chuvas que ocorrem de forma abundante durante todo o ano no litoral do estado da Paraíba, que podem contribuir diretamente para a lixiviação de materiais (sedimentos). Estes materiais terão seu destino final o mar, proporcionando o assoreamento. O fenômeno da progradação na costa brasileira mostra que essas situações impactantes podem ser ocasionadas pelo homem, sendo notório que essas modificações diversas a curto ou em longo prazo poderão causar danos. Desta forma, esta pesquisa busca trazer informações importantes sobre o tema, e sugerir medidas de prevenção e/ou mitigação, a fim de evitar os efeitos da degradação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica; Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/10
10.32435/envsmoke.201811114-126
url https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/10
identifier_str_mv 10.32435/envsmoke.201811114-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/10/13
https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/10/280
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Environmental Smoke Institute
publisher.none.fl_str_mv Environmental Smoke Institute
dc.source.none.fl_str_mv Environmental Smoke; Vol. 1 No. 1 (2018); 114-126
Environmental Smoke; v. 1 n. 1 (2018); 114-126
2595-5527
reponame:Environmental Smoke
instname:Environmental Smoke
instacron:ES
instname_str Environmental Smoke
instacron_str ES
institution ES
reponame_str Environmental Smoke
collection Environmental Smoke
repository.name.fl_str_mv Environmental Smoke - Environmental Smoke
repository.mail.fl_str_mv smoke@environmentalsmoke.com.br
_version_ 1797051134396858368