Salmonella Enteritidis em Aves: Retrospectiva no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,EN
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Duarte,A
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-635X2002000200001
Resumo: Salmonella Enteritidis (SE) emergiu como um grande problema avícola e de saúde pública no Brasil a partir de 1993. Os estudos epidemiológicos, incluindo a fagotipagem e sonda complementar de rRNA, sugerem a entrada de SE no Brasil via importação de material genético avícola contaminado, provavelmente no final da década de 80. As taxas de crescimento da avicultura brasileira na década de 90 criaram condições favoráveis para a manutenção e proliferação da SE nos plantéis avícolas. Além disso, o uso indiscriminado de antibióticos em aves, particularmente as quinolonas, encorajou a manutenção de lotes positivos para SE. As cepas de SE isoladas de aves têm mostrado alta sensibilidade aos antibióticos de uso comum em avicultura, incluindo as quinolonas. Entretanto, o aumento da resistência antimicrobiana e multirresistência tem sido observado em cepas de origem humana. Os últimos levantamentos realizados no ano de 2001 continuam a mostrar que a SE em materiais avícolas é o principal sorovar responsável pelas infecções humanas. Embora as carcaças de frangos apresentem altas taxas de contaminação por SE, são os ovos e seus derivados - principalmente a maionese caseira - os principais responsáveis pelos surtos humanos. O uso de vacinas específicas em poedeiras e reprodutoras tem se mostrado uma ferramenta auxiliar no controle de SE. O procedimento mais indicado para o controle de SE na avicultura está na aquisição e produção de lotes livres do agente. As rações e matérias primas de origem animal parecem não ser tão importantes na perpetuação do problema de SE, porém, os roedores parecem ser reservatórios ambientais importantes de SE em granjas contaminadas.
id FACTA-1_48b668afa0508beefab1d6139510e2f4
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-635X2002000200001
network_acronym_str FACTA-1
network_name_str Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
repository_id_str
spelling Salmonella Enteritidis em Aves: Retrospectiva no Brasilavesgalinhasovossalmonelose aviáriaSalmonella EnteritidisSalmonella Enteritidis (SE) emergiu como um grande problema avícola e de saúde pública no Brasil a partir de 1993. Os estudos epidemiológicos, incluindo a fagotipagem e sonda complementar de rRNA, sugerem a entrada de SE no Brasil via importação de material genético avícola contaminado, provavelmente no final da década de 80. As taxas de crescimento da avicultura brasileira na década de 90 criaram condições favoráveis para a manutenção e proliferação da SE nos plantéis avícolas. Além disso, o uso indiscriminado de antibióticos em aves, particularmente as quinolonas, encorajou a manutenção de lotes positivos para SE. As cepas de SE isoladas de aves têm mostrado alta sensibilidade aos antibióticos de uso comum em avicultura, incluindo as quinolonas. Entretanto, o aumento da resistência antimicrobiana e multirresistência tem sido observado em cepas de origem humana. Os últimos levantamentos realizados no ano de 2001 continuam a mostrar que a SE em materiais avícolas é o principal sorovar responsável pelas infecções humanas. Embora as carcaças de frangos apresentem altas taxas de contaminação por SE, são os ovos e seus derivados - principalmente a maionese caseira - os principais responsáveis pelos surtos humanos. O uso de vacinas específicas em poedeiras e reprodutoras tem se mostrado uma ferramenta auxiliar no controle de SE. O procedimento mais indicado para o controle de SE na avicultura está na aquisição e produção de lotes livres do agente. As rações e matérias primas de origem animal parecem não ser tão importantes na perpetuação do problema de SE, porém, os roedores parecem ser reservatórios ambientais importantes de SE em granjas contaminadas.Fundacao de Apoio a Ciência e Tecnologia Avicolas2002-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-635X2002000200001Brazilian Journal of Poultry Science v.4 n.2 2002reponame:Brazilian Journal of Poultry Science (Online)instname:Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)instacron:FACTA10.1590/S1516-635X2002000200001info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,ENDuarte,Apor2003-01-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-635X2002000200001Revistahttp://www.scielo.br/rbcahttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rvfacta@terra.com.br1806-90611516-635Xopendoar:2003-01-15T00:00Brazilian Journal of Poultry Science (Online) - Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Salmonella Enteritidis em Aves: Retrospectiva no Brasil
title Salmonella Enteritidis em Aves: Retrospectiva no Brasil
spellingShingle Salmonella Enteritidis em Aves: Retrospectiva no Brasil
Silva,EN
aves
galinhas
ovos
salmonelose aviária
Salmonella Enteritidis
title_short Salmonella Enteritidis em Aves: Retrospectiva no Brasil
title_full Salmonella Enteritidis em Aves: Retrospectiva no Brasil
title_fullStr Salmonella Enteritidis em Aves: Retrospectiva no Brasil
title_full_unstemmed Salmonella Enteritidis em Aves: Retrospectiva no Brasil
title_sort Salmonella Enteritidis em Aves: Retrospectiva no Brasil
author Silva,EN
author_facet Silva,EN
Duarte,A
author_role author
author2 Duarte,A
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,EN
Duarte,A
dc.subject.por.fl_str_mv aves
galinhas
ovos
salmonelose aviária
Salmonella Enteritidis
topic aves
galinhas
ovos
salmonelose aviária
Salmonella Enteritidis
description Salmonella Enteritidis (SE) emergiu como um grande problema avícola e de saúde pública no Brasil a partir de 1993. Os estudos epidemiológicos, incluindo a fagotipagem e sonda complementar de rRNA, sugerem a entrada de SE no Brasil via importação de material genético avícola contaminado, provavelmente no final da década de 80. As taxas de crescimento da avicultura brasileira na década de 90 criaram condições favoráveis para a manutenção e proliferação da SE nos plantéis avícolas. Além disso, o uso indiscriminado de antibióticos em aves, particularmente as quinolonas, encorajou a manutenção de lotes positivos para SE. As cepas de SE isoladas de aves têm mostrado alta sensibilidade aos antibióticos de uso comum em avicultura, incluindo as quinolonas. Entretanto, o aumento da resistência antimicrobiana e multirresistência tem sido observado em cepas de origem humana. Os últimos levantamentos realizados no ano de 2001 continuam a mostrar que a SE em materiais avícolas é o principal sorovar responsável pelas infecções humanas. Embora as carcaças de frangos apresentem altas taxas de contaminação por SE, são os ovos e seus derivados - principalmente a maionese caseira - os principais responsáveis pelos surtos humanos. O uso de vacinas específicas em poedeiras e reprodutoras tem se mostrado uma ferramenta auxiliar no controle de SE. O procedimento mais indicado para o controle de SE na avicultura está na aquisição e produção de lotes livres do agente. As rações e matérias primas de origem animal parecem não ser tão importantes na perpetuação do problema de SE, porém, os roedores parecem ser reservatórios ambientais importantes de SE em granjas contaminadas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-635X2002000200001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-635X2002000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-635X2002000200001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundacao de Apoio a Ciência e Tecnologia Avicolas
publisher.none.fl_str_mv Fundacao de Apoio a Ciência e Tecnologia Avicolas
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Poultry Science v.4 n.2 2002
reponame:Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
instname:Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)
instacron:FACTA
instname_str Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)
instacron_str FACTA
institution FACTA
reponame_str Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
collection Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Poultry Science (Online) - Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)
repository.mail.fl_str_mv ||rvfacta@terra.com.br
_version_ 1754122510524219392